Share
A experiência de participar do “Escape 60”!

A experiência de participar do “Escape 60”!

No final de semana passado decidi comemorar meu aniversário de uma maneira diferente e convidei sete amigos para desvendar enigmas comigo numa sala temática do Escape 60!

A primeira vez que ouvi, vi na verdade uma sala de Escape 60, foi em um episódio da série The Big Bang Theory na qual alguns personagens ficam presos em uma sala após terem ido visitar uma pessoa e precisam sair de lá trabalhando em equipe e resolvendo os enigmas. A diversão para eles não foi tão interessante, pois em menos de vinte minutos eles estavam fora da sala. Também, todos com QI altíssimo, já era de se esperar.

Todavia, nós pobres mortais não temos a mesma sorte. O Escape 60 começou a chegar por aqui no meio do ano passado, primeiro em São Paulo, e rapidamente  se espalhou pelo Brasil. Consiste em diversas salas temáticas nas quais os participantes, mínimo de 4 e máximo de 8, precisam desvendar os enigmas em menos de 1 hora para conseguirem escapar da sala. Os temas variam muito indo desde descobrir os planos de desmontar uma bomba antes que exploda, encontrar o cativeiro de uma prima no melhor estilo CSI, roubar os cofres de um cassino por vingança, resgatar sua fortuna das mãos da máfia ou escapar do corredor da morte, a sala que escolhi.

escaperesgate

Pensei logo em filmes clássicos como Um Sonho de Liberdade, A Espera de Um Milagre e em especial Fuga de Alcatraz, então, por que não?

A história é bem simples nessa sala, você foi condenado injustamente e está a alguns passos de sentar na cadeira elétrica. O carcereiro te deixou sozinho e é a sua chance de fugir antes que ele volte. Não vou estragar os enigmas aqui, não se preocupem, mas posso dizer que é impossível não ficar tenso ao entrar na sala. Principalmente com aquela televisão mostrando um cronômetro enorme. Fora os avisos sonoros de tempos em tempos que acabam te assustando.

Somos algemados em duplas antes de entrar e só cabe ao grupo encontrar as chaves para nos libertar enquanto procuramos pelas pistas, que não possuem ordem específica, vai na sorte mesmo. Você recebe a primeira pista assim que entra e a partir daí é contar com o trabalho em equipe, o que faz toda a diferença, afinal, oito cabeças pensam melhor do que uma. Não existem pistas em locais difíceis, então nada de arrastar móveis ou levantar tapetes pois um aviso sonoro vai te dizer para não fazer isso, além de adesivos colados na superfície dos móveis. Logo, procure nos locais mais improváveis e vai encontrar. Outra coisa, não deixe o que encontrar espalhado pela sala, concentre tudo em único ponto e assim vai ficar mais fácil coordenar as ideias.

A sala é muito bem construída, misturando uma cela com um banheiro imundo e o escritório do Diretor da prisão que é onde fica a porta de saída da sala. Toda dedicação no cenário ajuda para emergir os participantes na brincadeira e correr contra o tempo.

corredor-da-morte-capa

Existem diversos tipos de salas diferentes e algumas com temáticas famosas como do MasterChef, do game Uncharted 4, da série Bates Motel e a mais nova do filme O Lar das Crianças Peculiares. Porém, não se preocupem, pois é possível se divertir nessas salas sem conhecer previamente o tema. As salas mudam de tempos em tempos e sempre tem novidades. O único lado ruim é o preço do aluguel das salas que é meio salgado. Cobra-se R$69,00 reais durante a semana e R$79,00 aos finais de semana por pessoa. Para reservar um horário é preciso pagar previamente por no mínimo 4 pessoas e o restante pode pagar através de um código por email ou no local agendado momentos antes da brincadeira começar.

E querem saber se minha equipe e eu conseguimos?! Ora essa, mas é claro! Desvendamos o último enigma faltando exatamente 04:57 para acabar o tempo!

escape60corredor
Pose divertida porque nós conseguimos!!

Escape 60 possui unidades em São Paulo (Moema e Vila Olímpia), Santo André, Rio de Janeiro (Copacabana e Downtown), Curitiba, Fortaleza e Belo Horizonte.