Share
Academia processa herdeira que vendeu Oscar em um leilão!

Academia processa herdeira que vendeu Oscar em um leilão!

Ok. Creio que podemos classificar essa notícia como a mais esquisita do mês.

A Academia ou Academy of Motion Picture Arts and Sciences abriu um processo contra uma herdeira que está leiloando uma estatueta do Oscar no eBay.

O troféu em questão foi entregue a Robert Surtees em 1953 por seu excelente trabalho como Diretor de Fotografia em ‘Assim Estava Escrito’ que tem no elenco nomes como Kirk Douglas e Lana Turner.

Mais de 60 anos depois, a Academia vai a tribunal para processar Carol Surtees que supostamente leiloou a estatueta por $40,500 dólares.

A Academia faz seus membros concordarem que é de direito que as estatuetas retornem para eles caso os ganhadores não a queiram mais ou mesmo não aceitem o prêmio. Dessa forma eles garantem que não se consolide um mercado negro para compra e venda das estátuas.

Outros processos já foram instaurados, incluindo um contra os herdeiros de Mary Pickford por venderem o Oscar de Melhor Atriz de 1930. A Academia é famosa por processar qualquer coisa que se relacione a imagem da estatueta como chocolates e até meias!

Ainda assim, de tempos em tempos, estatuetas do Oscar aparecem em leilões no eBay aumentando a vigilância da Academia com seu prêmio.

A Academia alega que enviou uma carta à família em 5 de Dezembro e conversaram ao telefone com a viúva em 12 de Dezembro, e mesmo assim, apesar de todos os avisos sobre poder devolver a estatueta e na possível ilegalidade da venda, mais tarde naquele mesmo dia, o leilão teve início.
O processo ainda inclui outras pessoas que participaram do leilão e a Academia exige exatamente o mesmo valor pago pelo objeto para compensar danos e outros possíveis riscos, entre outras demandas.

O MediaGeek considera que é uma honra e prestígio receber uma estatueta do Oscar e que isso não apenas afeta o conceito do prêmio em si, como também ofende diretamente os outros nomeados na mesma categoria que não levaram o prêmio.