Share
“Alerta Lobo” é uma imersão sensorial auditiva

“Alerta Lobo” é uma imersão sensorial auditiva

Alerta Lobo é o aviso sonoro dado ao se localizar um submarino inimigo. Embaixo do oceano, um ouvido bem treinado pode ser a unica chance de impedir uma guerra nuclear.

Chanteraide (François Civil) é um AAG, Auditor de Ausculta de Guerra. Seu trabalho depende totalmente de seus ouvidos: identificar em meio a sons, padrões que possam ser submarinos, torpedos, ou quaisquer coisas que possa pôr as operações em risco.

Ao não identificar um som, poderia ter custado vidas em sua ultima missão no submarino francês Titã. O jovem do Ouvido de Ouro tem sua habilidade posta a prova, o fazendo embarcar numa busca por respostas do que era aquele som, sem ter ideia de que isso o levaria para o meio de uma guerra nuclear. Alerta Lobo é uma produção francesa que em nada deixa a desejar aos filmes de espionagem e guerra americanos.

Alerta lobo - protagonista

Para aqueles que não estão habituados com a hierarquia e funcionamento de um submarino, o início pode parecer um pouco confuso, porém, é uma sensação que passa rapidamente conforme nos adaptamos ao que estamos vendo na tela.

A imersão sensorial de sons ao longo do filme nos põe na pele do protagonista. O que achei de um cuidado impressionante da produção, visto que não precisamos ter o dom de Chanteraide para perceber cada minúsculo som que ele escuta.

Não esperem, no entanto, um filme de guerra.

Alerta Lobo corre em volta de Chanteraide ter sua habilidade posta à dúvida. Ao não identificar o que origina um determinado som, podia ter custado a sua e outras vidas. Além de passar por situações que deixam sua confiança abalada. Principalmente quando sua habilidade, pode ser a única capaz de localizar um submarino prestes a lançar um míssil nuclear.

O elenco conta com Omar Sy, ator francês que conseguiu um espaço considerável em produções hollywoodianas como Jurassic World, Inferno e Transformers: O Último Cavaleiro.

Alerta Lobo - Omar sy

Analisando de forma técnica, Alerta Lobo nos faz lembrar que na guerra, um erro pode ser fatal. A simbologia em volta do final é imersiva, coerente, e ainda assim agoniante. Que certamente foi a intenção.

Alerta Lobo está disponível no catálogo da Netflix. Para os amantes de drama, pode ser uma boa pedida, embora não seja um filme que se assista mais de uma vez.

FICHA TÉCNICA
Direção: Abel Lanzac
Roteiro: Abel Lanzac, Antonin Baudry
Elenco: François Civil, Mathieu Kassovitz, Omar Sy, Paula Beer, Alexis Michalik, Jean-Yves Berteloot, Damien Bonnard, Pierre Cevaer, Sébastien Libessart, Paul Granier, Etienne Guillou-Kervern, Guillaume Duhesme, Simon Thomas, Bastien Ughetto
Duração: 1h55 minutos