Share
“Artista do Desastre” cumpre seu objetivo com excelência

“Artista do Desastre” cumpre seu objetivo com excelência

Artista do Desastre é um filme que conta a história por trás de The Room. Considerado um dos piores filmes da história e um ótimo filme ao mesmo tempo, não entendeu? Calma, já vou explicar.

The Room é um filme independente escrito, dirigido, estrelado e produzido por uma única pessoa, Tommy Wiseau. Um homem de aparência única e que é considerado um mistério até hoje pois ninguém sabe de onde ele veio. Se diz americano, porém tem um sotaque extremamente Europeu. Além do mais, ninguém sabe de onde conseguiu o dinheiro para pagar o orçamento total do longa, estimado na casa dos US$6 milhões de dólares.

Resumindo, uma história totalmente misteriosa e peculiar. The Room teve uma recepção muito boa perante o público pois ele era tão ruim, mais tão ruim, que no final das contas acabou sendo muito bom. O que rendeu um livro escrito pelo melhor amigo de Tommy, Greg Sestero (que também participou do filme e tem uma GRANDE participação na história da vida de Tommy e do próprio filme). Intitulado como The Disaster Artist – em português Artista do Desastre – é o que nos leva ao filme, que foi adaptado, coproduzido e estrelado por James Franco, que leu e enxergou uma boa comédia dramática biográfica no livro. Tudo bem, agora que você sabe da história base por trás do filme. Vamos a ele.

Artista do Desastre busca mostrar desde o início a amizade entre os dois – Tommy e Greg – até o lançamento e primeiras impressões do público perante o filme. Por mais que seja abertamente descrito como uma comédia, ele funciona mais como um drama. Não que esteja errado classificar como sendo comédia, nada disso. Mas é porque ele mostra com perfeição dois exemplos de pessoas que por mais que não tivessem muito talento para a área em que eles escolheram trabalhar, tinham um sonho e muita, muita garra. Principalmente o Tommy, que mesmo sendo uma pessoa aos olhos de muitos estranha, principalmente pra área cinematográfica, tendo um jeito louco de se vestir e de falar e que dava importância, de certa maneira, para o que as pessoas pensavam a seu respeito, decide batalhar e escrever seu nome na história do cinema. E o mais engraçado é que ele consegue.

O mesmo vale para o Greg. Por mais que ele seja uma pessoa dita “normal” e menos misteriosa, tem suas dificuldades para atuar e vê em Tommy a oportunidade de unir forças para conquistar seus sonhos. Isso é o que podemos chamar de amizade. Muitas vezes vemos os dois debatendo e brigando, mas também tem conciliação e eles focando no objetivo principal: seus sonhos. Por esse motivo que Artista do Desastre funciona mais como um drama do que uma comédia.

No meio de todas atuações tenho que destacar James Franco que cumpre com perfeição o papel de Tommy, no jeito de falar, de vestir e até de olhar. Após os créditos é exibido algumas comparações entre as cenas de The Room e as cenas gravadas das duas versões do The Room (a do filme de Franco e o original) e podemos perceber nitidamente como está impecável a atuação de James Franco. O que lhe rendeu um Globo de Ouro na mesma categoria.

O filme também conta com a participação de vários outros atores e atrizes muito famosos como: Zac Afron, Dave Franco (como Greg Sestero e que é irmão de James na vida real), Seth Rogen, Josh Hutcherson, Dylan Minnette e também do próprio Tommy aparecendo somente no final do filme como “uma participação extra”.

Artista do Desastre é um filme que cumpre com excelência seu principal objetivo e também nos mostra muitas verdades por trás da indústria cinematográfica, vale a pena ser assistido.

Ficha Técnica
Diretor: James Franco 
Roteiro: Scott Neustadter e Michael H. Weber
Elenco: James Franco, Dave Franco, Seth Rogen, Ari Graynor, Alison Brie, Jacki Weaver, Paul Scheer, Zac Efron, Josh Hutcherson, June Diane Raphael, Megan Mullally, Jason Mantzoukas, Andrew Santino, Nathan Fielder, Joe Mande
Duração: 1h44min