Share
As surpresas e derrapadas nos indicados ao Oscar 2016

As surpresas e derrapadas nos indicados ao Oscar 2016

Não a cerimônia ainda não aconteceu, foram apenas as indicações, mas é possível afirmar que tivemos algumas surpresas, o que se tratando da Academia é sempre uma notícia bem vinda.

Os fãs queriam e tentaram muito mas Star Wars: O Despertar da Força emplacou apenas indicações para os prêmios técnicos, o que é alguma coisa, mas poderia ter sido melhor. Não se pode nem dizer que a Academia esteja favorecendo, dessa vez, um estilo único de filme, pois Mad Max: Estrada da Fúria está logo atrás de O Regresso em número de indicações. E é o que mais destoa entre os indicados por ser menos dramático e intenso do que seus concorrentes.

E a surpresa número um fica por conta da indicação de uma animação brasileira ao Oscar de Melhor Animação. O país ficou tão cego contando que o filme da Ana Muylaert fosse indicado que esqueceram que havia outro brasileiro que também tinha chances, até maiores, de representar o Brasil no Oscar. Tanto que a indicação pegou a todos de surpresa e até pequeno sentimento de culpa por ter negligenciado tal obra. Ao menos agora podemos começar uma boa campanha a favor de O Menino e o Mundo e exportar mais animações tupiniquins para fora.

Outra boa surpresa foi a indicação do filme Straight Outta Compton na categoria de Melhor Roteiro Original. O filme passou despercebido pelo Globo de Ouro, mas não pelo Oscar e mesmo que não leve o prêmio, já que concorre com outros grandes filmes, ao menos teve seu reconhecimento pela Academia. E se tratando de um longa um tanto polêmico, a surpresa é ainda maior, mostrando que a Academia decidiu sair da zona de conforto e indicar um filme que foge aos dito padrões que estamos acostumados a ver ao longo dos anos.

oscarnom

Na categoria Melhor Diretor temos a indicação do desconhecido Lenny Abrahamson por O Quarto de Jack e Sylvester Stallone que concorre, merecidamente, por Creed: Nascido Para Lutar. É a segunda vez que o ator concorre ao Oscar pelo papel do lutador Rocky Balboa que o fez ficar mundialmente conhecido. A primeira foi lá em 1977 e apesar do filme ter levado a estatueta, Stallone perdeu para Peter Finch por Rede de Intrigas.

Falando nas derrapadas da Academia não tivemos a indicação de nenhum ator negro e nomes como Will Smith por Um Homem entre Gigantes, Michael B. Jordan por Creed: Nascido Para Lutar ou Idris Elba em Beasts of No Nation vem a mente. Tampouco Ridley Scott foi indicado a Melhor Diretor e mais uma vez ele fica sem estatueta, ainda que Perdido em Marte esteja concorrendo a algumas categorias, incluindo Melhor Filme. George Miller conseguiu muitas indicações por seu Mad Max: Estrada da Fúria, mas a Furiosa ficou de fora da disputa e o nome da Charlize Theron passou longe das indicações.