Share
Capitã Marvel: Conheça melhor a personagem!

Capitã Marvel: Conheça melhor a personagem!

Essa semana chega aos cinemas o primeiro filme do Universo Cinematográfico da Marvel com uma heroína no papel principal. Claro que me refiro a Capitã Marvel, mais conhecida como Carol Danvers. Entretanto, nem todo mundo sabe do passado dela e as mudanças que enfrentou ao longo dos anos na Marvel Comics. É hora de conhecer a primeira heroína do universo cinematográfico da Marvel.

ORIGEM

POLÊMICA

Antes mesmo do personagem ser conhecido pelo público houve uma polêmica envolvendo a DC Comics. Acontece que a editora possuía um personagem de mesmo nome, o Capitão Marvel, e acusa a editora de ter copiado tanto o nome quanto os poderes. O que o igualaria ao Superman. Processo vai, processo vem, o juiz bate o martelo e a Marvel Comics precisa publicar de dois em dois anos quadrinhos com o personagem. Já a DC desiste de usar o nome da concorrente e rebatiza o personagem como Shazam. Um começo e tanto.

MAR-VELL

A primeira aparição do Mar-Vell foi na edição #12 da Marvel Super Heroes. Criado por Stan Lee e Gene Colan que verbalizou nunca ter gostado do personagem. Só em 1968 que ele teria a sua própria revista. Inicialmente os leitores não gostaram do personagem que era um espião Kree na Terra e sua origem foi modificada por Roy Thomas e Gil Kane pouco mais de um ano após seu lançamento original.

Na primeira versão Mar-Vell vem para à Terra a fim de impedir observar os avanços do império Kree e assume a identidade do cientista Walter Lawson. Só que entra num embate com o Coronel Yon-Rogg. Depois de ajudar a humanidade diversas vezes, é considerado um traidor do império Kree e foge ficando à deriva por muito tempo. É então capturado por Ronan o Acusador e manipulado a derrubar a suprema inteligência do império Kree. O plano de Ronan não funciona e Mar-Vell foge de novo, ficando preso na zona negativa.

Na revista do Quarteto Fantástico ele é liberto da zona negativa para cair bem no meio da guerra Skrull e Kree. Sem uma revista própria fica pulando de edição em edição ajudando os Vingadores e até mesmo o Homem-Aranha quando necessário. Na luta contra Thanos por causa de um cubo cósmico é ele o responsável por derrotar o titã louco. Mar-vell auxilia os heróis em outros momentos sempre contando com seu parceiro de moléculas Rick Jones.

Durante a década de 70, quando esteve mais na ativa, Mar-Vell não participou de nenhuma grande saga para nos anos 80 descobrir que estava com câncer. O quadrinho é um dos mais memoráveis com a participação do personagem e que reuniu boa parte dos heróis e vilões do universo Marvel. Mais tarde ele reaparece através do poder da jóia da realidade e convence Thanos de que a Morte não está nem aí para ele. Voltou a fazer pequenas aparições, mas sem uma revista própria.

A HEROÍNA

MS. MARVEL

É então que Roy Thomas e Gene Colan decidem criar uma versão feminina do Mar-Vell, surgindo assim Ms.Marvel. Carol Danvers é uma oficial da Força Aérea Americana e ganha seus poderes após uma explosão junto com o Kree Mar-Vell. Seu DNA se funde ao do alienígena e ela passa a ter os mesmo poderes que ele. Rapidamente ela se une aos Vingadores. Outras vestiram o manto de Ms. Marvel como Sharon Ventura, Karla Sofen e recentemente Kamala Khan.

Com uma revista própria, Kamala Khan mantem um sucesso regular e é muito bem quista pelos fãs e leitores da Marvel Comics. Num dado momento, no meio de Guerra Civil II, ela decide romper de vez os laços com Carol Danvers por discordar da mentora e atualmente faz parte da equipe Os Campeões junto com Homem-Aranha (Miles Morales) Nova (Sam Alexander), Brawn (Hulk), Viv Vison e Cyclops.

CAPITÃ MARVEL

Antes mesmo de Carol Danvers tomar o título para si, outras mulheres vestiram o manto deixado por Mar-Vell. Monica Rambeau foi a segunda Capitã Marvel. Uma policial de Nova Orleans que possuía o poder de se transformar em qualquer fonte de energia. Logo depois seus poderes são alterados e ela não consegue mais se transformar em energia e sim criar um campo de força. Monica cede o título de Capitão Marvel para o então filho do Mar-Vell e passa a usar o codinome Photon.

Não demora para chegar a vez da família do falecido Mar-Vell. Seus filhos Genis-Vell e Phyla-Vell também já vestiram o manto do pai em determinados momentos nos quadrinhos. Todavia, ambos não tem uma vida de super heróis longa. Genis-Vell é despedaçado por Zemo e tem suas partes lançadas pelo tempo. Já Phyla-Vell tem um final mais heróico ao se sacrificar para proteger seus companheiros dos Guardiões da Galáxia.

Tem também mais duas pessoas a usar o manto. O Kree Khn’nr e Noh-Varr. O primeiro é morto dentro do arco de Invasão Secreta e a segunda opta por adotar outro codinome para si, sendo agora Protector.

CAROL DANVERS

Somente em 2012 que Carol Danvers decide largar de vez o papel de Ms. Marvel e assume o legado do Mar-Vell como Capitã Marvel. A primeira edição do quadrinho esgotou. Nela Danvers vai atrás de seu passado e como o peso do legado de Mar-Vell pode influenciar na sua vida.

Desde então, Carol tornou-se uma figura imponente e influente dentro do universo de quadrinhos da Marvel. Participa ativamente dos Vingadores, ainda que bata de frente com Tony Stark, mas é difícil achar quem não o faça. Fundou uma base fora da Terra só com pilotos mulheres responsáveis por proteger o planeta e na reformulação seguinte era a responsável por S.W.O.R.D., uma agência militar designada para proteger a Terra de qualquer ameaça alienígena.

Danvers passa a ter um papel fundamental dentro das histórias da Marvel Comics e ganha cada vez mais espaço, importância e notoriedade. Se une aos Ultimates, uma outra versão dos Vingadores e depois passa a ser a diretora da Alpha Flight, uma agência de inteligência espacial e se afasta da Terra, algo que lhe traz paz e problemas ao mesmo tempo.

Em 2016 esteve à frente de Guerra Civil II e lutou de frente contra o Homem de Ferro. Ela queria utilizar os poderes do recém transformado inumano Ulysses para prevenir futuros crimes de acontecer. Algo o qual Tony era contra. Muita luta de um lado e do outro. Carol perde Rhodey com quem estava tendo uma relação e acaba ferindo Tony mortalmente. É quando a fama chega até ela numa nova edição de seu quadrinho The Mighty Captain Marvel. Danvers tem dificuldades em lidar com a fama como também com o peso que traz.

Dois anos depois ela ganha uma série limitada intitulada The Life of Captain Marvel que reconta a origem da personagem. Com uma visão própria e única de como Carol lida com os acontecimentos da sua vida. A surpresa foi descobrir que sua mãe era Kree e por isso o DNA do Mar-Vell se atrelou a ela na explosão.

ATUALMENTE

Este ano a heroína tem algumas revistas com seu nome como Captain Marvel e Captain Marvel – Braver and Mightier. No primeiro título Carol retorna para a Terra a fim de se reconectar com amigos e aliados e reaprender a viver em terra firme. Na outra edição ela vai precisar lidar com seu papel como piloto da força aérea enquanto tenta proteger a Terra de uma nova invasão.