Share
Capitã Marvel: Elos com o MCU e Easter Eggs

Capitã Marvel: Elos com o MCU e Easter Eggs

Agora que boa parte das pessoas já assistiu Capitã Marvel, é chegada a hora de detalhar os elos que o longa possui com o MCU e quais são os easter eggs. Então, fique ciente da quantidade de spoilers que vai ter aqui e siga a leitura por sua conta e risco.

ELOS COM O MARVEL CINEMATIC UNIVERSE

S.H.I.E.L.D

A agência ainda estava no começo de suas atividades e os agentes Coulson e Fury eram parceiros, no melhor estilo buddy cop possível. É aqui que começa a relação de cumplicidade entre os dois e quando Coulson passa a confiar nas escolhas de Fury.

Os segredos que eles dividem, a confiança que passam a ter um no outro, tudo começou aqui, quando Carol Danvers caiu de repente no planeta Terra. Por isso Coulson é o homem para quem Fury ligava até sua morte. Por isso que ele foi salvo pelo mesmo na série Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. A parceria deles é de longa data.

Logo, vimos o começo de toda essa história aqui. O que inclui a promoção de Nick Fury e as coisas que ele decide implementar na agência.

A INICIATIVA

Lá em Homem de Ferro, Nick Fury apresenta ao Tony Stark uma proposta no mínimo curiosa: a Iniciativa Vingadores.

Nós sabemos as razões dela existir, que é proteger o planeta Terra de ameaças intergaláticas, mas, em momento algum, Fury chega a falar exatamente o motivo que o fez criar esse projeto. Apenas que já tinha visto coisas demais dentro da agência. Bem, a resposta veio nesse filme.

Tanto os Kree quanto os Skrulls foram os primeiros alienígenas com quem Fury teve contato. Lhe dando a certeza de que existia bem mais deles por aí. Após todo o desenrolar do filme, a quase guerra que chegou na Terra graças ao Ronan o Acusador, Fury decide que é hora de criar um projeto que vai reunir outros heróis. Pessoas com super poderes e/ou habilidade especiais como a Carol.

É quando surge a Iniciativa Protetores. O nome não parece apropriado para o Fury e olhando as fotos de Carol na base da Força Aérea vê seu apelido pintado na lateral do caça: Carol “Vingadora” Danvers. Pronto. Surge assim a Iniciativa Vingadores. Tornando Carol, dentro desse universo de filmes, a primeira Vingadora oficial.

RONAN E OS KREE

Esse nome nos é conhecido por causa de Guardiões da Galáxia. Lá na década de 90 ele já carregava o nome de Ronan O Acusador e estava de acordo com Yon-Rogg para exterminar os Skrulls. O plano de ambos não dá certo, pois Carol descobre que é uma guerra sem precedentes a não ser aniquilar os Skrulls. Tal qual nos quadrinhos, a Terra escolhe o lado dos Skrulls.

Deixando isso um pouco de lado, vemos que Ronan não iria medir esforços para ver seus planos de aniquilação de outra raça triunfar. Ou seja, sempre foi um vilão no sentido mais objetivo da palavra. Acreditava na soberania de um povo pelo outro. Além do mais, ele já estava em busca de algo muito especial e por isso decide se unir a Yon- Rogg e sua unidade militar especial.

TESSERACT

O motivo de Ronan se unir a Yon-Rogg, além do dito anteriormente, era encontrar a fonte de energia criada pela Dra. Lawson, que nada mais é do que uma joia do infinito: o tesseract.

Por isso o superior da Carol está tão apreensivo que ela fica perambulando pelo planeta. Não quer que ela descubra a verdade ou mesmo que consiga encontrar a fonte de energia antes dele. O que obviamente não funciona. Quando o plano fracassa e a Capitã Marvel põe Ronan para correr, resta a ele buscar por outra joia que vá satisfazer sua sede de vingança.

Nos levando ao fato de que Thanos foi pedir a ajuda do Loki para tirar a joia dos cofres de Asgard. Isso prova uma certa inconstância na história, pois a primeira aparição da joia é em Capitão América: O Primeiro Vingador. É por ela que Steve luta contra o Caveira Vermelha. A joia manda o Caveira Vermelha para outra dimensão e então afunda junto com Rogers, sendo pescada depois por Howard Stark. Portanto, como que a joia foi parar num laboratório espacial na década de 90?

GOOSE

Como já era esperado, o Goose não é um gato normal. Ele é um Flerken, criatura que muito se assimila a um gato. Mas ele tem habilidade particulares como tentáculos que saem da sua boca e são capazes de matar. Ou de engolir uma joia do infinito. Ou de cegar o Nick Fury. É.

Para muitos essa ideia não caiu bem. O fato de que Nick Fury perdeu seu olho por conta do arranhão de um gato. Mesmo que não estejamos falando de um gato doméstico normal. Outro ponto curioso é que a equipe de produção ficou espantada em como Samuel L. Jackson lidou e trabalhou bem com os gatos. Foram quatro felinos diferentes para interpretar o mesmo personagem, pois cada um possuía uma habilidade diferente.

PAGER

Desde o momento em que cai na Terra, fica claro que Carol Danvers possui várias habilidades de mecânica. Ela consegue construir um telefone para se comunicar com o espaço e falar com Yon-Rogg e depois adapta o pager de Fury para se comunicarem.

Ela enfatiza que é só para contactá-la numa emergência e muitos questionaram se os Chitauris invadindo Nova York em Os Vingadores não era considerado emergência o suficiente para acioná-la?

Bem, é uma pergunta válida, mas sem um propósito real dentro desse universo. Primeiro porque Fury queria colocar o seu projeto da Iniciativa Vingadores em ação. Queria provar que os heróis que reuniu conseguiriam dar conta do serviço. Mesmo com uma ameaça por parte do conselho de jogar uma bomba nuclear na cidade. Segundo porque não faria o menor sentido, dentro da construção dessas fases de filmes, gastar sua carta coringa logo no início. E terceiro e último ponto é que Fury sempre foi um homem auto-suficiente, com recursos e aliados que a seu ver dariam conta dos problemas.

Até o momento que ele não sabe o paradeiro do Homem de Ferro e vê Mariah Hill sumir bem na sua frente. Aí sim, estamos lidando com uma emergência real e imediata.

EASTER EGGS

  • A incrível arte da abertura que trocou a imagem dos heróis pelas aparições do Stan Lee em todos os filmes da Marvel Studios. Impossível não se emocionar ou aplaudir.
  • Sua última aparição na cena do ônibus a qual ele está lendo o roteiro de MallRats do diretor Kevin Smith. Esse foi o primeiro cameo de Stan Lee num filme.
  • Cair dentro da Blockbuster. Um local que muitos frequentaram na década de 90 e que resistiu por mais tempo do que as demais locadoras de filmes.
  • Maria e Monica Rambeau. A primeira carrega o apelido de Photon em seu caça, o que remete ao codinome que na real a Monica Rambeau usa nos quadrinhos. E Carol insinua de que ela também pode ser uma heroína.

  • Dra. Lawson é a identidade escolhida por Mar-Vell quando ele veio para a Terra inicialmente.
  • Na cena em que Carol Danvers sai do metro, ela cruza com uma mulher com cabelos vermelhos e óculos. Nada mais nada menos do que a roteirista Kelly Sue DeConnick, a responsável por dar a popularidade atual da personagem nos quadrinhos.
  • A fala “Leave the lunchbox, take the Tesseract” ou “Deixa a lancheira, pega o Tesseract” é o equivalente a famosa frase de Poderoso Chefão “deixa a arma, pega o cannoli”.
  • O Projeto Pegasus nos quadrinhos é um local secreto de pesquisa científica no qual Monica Rambeau trabalha. Dentro do MCU é o local onde Fury realiza testes no Tesseract.
  • Na cena que o motoqueiro mexe com a Brie, falando para ela sorrir mais, é uma clara referência as críticas sofrida pela atriz Brie Larson por não sorrir nos materiais promocionais do filme. Também é uma referência à amiga de Carol a Jessica Jones.
  • Quando ela voa para o espaço e aparece diretamente para Ronan, o Kree fala que não sabia que a Terra tinha um protetor. Isso remete ao fato de que Carol participou tanto da agência S.W.O.R.D quanto da Alpha Flight. Ambas responsáveis por proteger e monitorar a Terra de possíveis ameaças.

CENAS PÓS-CRÉDITOS

Ao fim do filme temos duas cenas pós-créditos. Uma divertida e a outra com peso importante para Vingadores: Ultimato.

A cena divertida é o Goose regurgitando o Tesseract que havia engolido anteriormente bem em cima da mesa do Nick Fury.

A outra cena reside em Steve, Natasha, Bruce e Rhodey conversando sobre o pager que tinha parado de enviar a mensagem. Mesmo com uma bateria infinita construída só para ele. Natasha questiona para quem a mensagem estava sendo enviada e se a pessoa a recebeu. Mal ela termina de falar, a Capitã Marvel surge atrás dela perguntando o paradeiro do Nick Fury.

O jeito agora é esperar por Vingadores: Ultimato para descobrir como vai ser a interação de Carol com os membros remanescente do Vingadores.