Share
Capitão América: O desenrolar dos fatos até agora!

Capitão América: O desenrolar dos fatos até agora!

De volta para falar do quadrinho do Capitão América e apresentar um resumo dos principais acontecimentos que influenciam diretamente no que vai ocorrer na saga de Império Secreto que teve início essa semana. Logo, atenção a muitos spoilers e revelações de Capitão América #3 a #16, Thunderbolts #11 e #12 e Secret Empire #0.

Como bem explicado nos outros dois textos publicados que abordam as edições #1 e #2 da revista do Capitão América, descobrimos que o icônico herói estava sob o comando do Caveira Vermelha que usou o poder do Kobik (cubo cósmico que foi transmutado na forma de uma criança) para manipular a vida de Steve Rogers. Com boa parte de sua memória apagada, o Capitão passou a acreditar que sempre fez parte da Hidra e, assim, trabalhasse ao lado do Caveira Vermelha num plano de dominação mundial. Porém, a menina não manipula apenas Rogers, como também outras pessoas a sua volta criando uma espécie de distopia do mundo.

Nesse novo mundo Rogers está cansado de ficar sob as ordens do Caveira Vermelha e decide que vai tomar as rédeas de tudo arquitetando meticulosamente um plano de modo a derrubar algumas peças importantes e colocar outras do seu lado sem que elas saibam suas verdadeiras intenções.

Como é o caso de Sharon Carter que confia cegamente em Steve e aceita provisoriamente o cargo de Diretora da SHIELD depois que Maria Hill é condenada por manter os vilões em Pleasant Hill e perde seu posto na organização. Obra do Capitão América, é claro. Agora no controle direto da S.H.I.E.L.D., ainda que para todos os efeitos seja Sharon a dar as cartas, Rogers pode começar seu plano de desestabilização do planeta focando primeiro no escudo de proteção que estava sendo desenvolvido por Maria em parceria com a Capitã Marvel e o Comando Alpha para impedir uma iminente invasão Chitauri.

Longe dos olhos de seus ex-colegas, Rogers vem reunindo forças com a Madame Hidra que selecionou a dedo os novos membros do secreto Alto Conselho da Hidra com nomes como Hive, Viper, Doutor Fausto, Gorgon, Arnim Zola, Kraken e a cada um deles ela fez uma oferta a qual não recusaram. Para Hive a quem a Madame Hidra remontou após ter encontrado suas partes espalhadas em uma caverna ela ofereceu violência. Para Viper, que não ficou nada feliz por ver outra pessoa vestindo o manto que já lhe pertenceu uma vez, foi oferecido parceria, ou seja, a chance de pertencer novamente a algum grupo tendo em vista que ela estava vagando sozinha pelo mundo. Ao Doutor Fausto, um claro oportunista que foi pego em seu consultório tentando se apossar da fortuna de mais uma jovem, foi ofertado a chance de ter influência. Para se unir ao Alto Conselho, Madame Hidra oferece a Gordon vingança, para que assim ele possa ir atrás daquele que o despedaçou anteriormente e lhe tirou a visão: Wolverine. A Arnim Zola, que dentre todos os nomes é o único conhecido do público leitor atual graças ao personagem ter aparecido nos filmes do MCU, é oferecido descoberta, pois o cientista adora conduzir experimentos nada ortodoxos ou mesmo éticos. E a Kraken que a princípio não queria aceitar a oferta, a fim de que uma certa não pessoa não saiba que ele continua vivo tem de Madame Hidra a palavra que ninguém vai saber da sua verdadeira identidade e lhe oferece a chance de ter finalmente um significado.

Assim é hora de começar a finalizar pontas soltas que inclui seu antigo-ex-amigo Bucky Barnes que está encarregado de cuidar da Kobik e também dos Thunderbolts, a antiga equipe de Barão Zemo que nesta realidade tornou-se o novo-melhor-amigo do Capitão cuja amizade foi moldada desde a época que ambos faziam parte da academia Hidra. E a designação é também a oportunidade que Zemo tem de vingar a morte de seu pai. Logo, quando está nas mãos do Zemo e em vias de morrer recebe de Kobik a oportunidade de ter sua história reescrita e aceita, retornando para o meio da Segunda Guerra Mundial, mas ainda com as memórias do futuro e lutando ao lado do convertido Capitão América. O jovem Bucky acaba descobrindo da pior maneira a verdade sobre aquele a quem sempre admirou, felizmente, para ele, tudo não passou de mais uma “brincadeira” da Kobik que confessa a Bucky que o quer no seu clube secreto, junto com o Capitão América e Caveira Vermelha (que ela não sabe que morreu), porém, o soldado recusa e sofre nas mãos da criança.

O que o Capitão não sabe é que Maria Hill descobriu seu segredinho graças a alguns mercenários que conseguiram recuperar a caixa preta do avião no qual ele estava e resgata o Dr. Selvig. E, além disso, tem o Barão Zemo com seus próprios planos que decidiu não partilhar com o amigo, como tomar o cubo cósmico para si, mas não na forma da menina, e sim no seu estado original, como um cubo. Algo que ocorre no final de Thunderbolts #12 e dá a entender que a realidade que ela criou se estabelece como única e seus fragmentos voltam a se espalhar pela Terra. Desse modo, o plano de dominação mundial e reconstrução da realidade a partir do que o Steve queria, com a Kobik ao seu lado, está muito longe de acontecer, mesmo com uma invasão Chitauri batendo à porta do planeta.

Em Secret Empire #0 vemos que o Caveira Vermelha é chamado de usurpador e que os aliados, como são chamados os americanos e demais países que ficaram contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, usaram o poder do cubo cósmico para alterar a história e assim ganhar a guerra, o que implica que na verdade seriam os alemães os vencedores? Não necessariamente, dado que em momento algum é apontado o exato ponto na história em que a realidade é alterada pelos aliados na Guerra, logo, não dá para afirmar que de fato os alemães e a Hidra teriam ganhado a guerra originalmente. Parece mais algo com o qual eles queriam acreditar.

Então, com seus planos todos encaminhados e o mundo rompendo em guerras e batalhas, caiu nas mãos do Capitão América o controle total dos militares e dos Estados Unidos, dados a ele pela própria Secretária de Defesa. Enquanto isso alguns dos maiores heróis da Terra estão presos em órbita ou numa escuridão criada pelo Darkhold. O que vai acontecer depois? E Maria Hill, será que vai conseguir escapar do cerco da Hidra e contar o que sabe?

Esse quadrinho serve tanto como o prólogo da saga Secret Empire como também para a HQ do Capitão América #1. O que vimos o Kraken fazer ali com o Steve nas primeiras páginas, levando-o até aquele templo da Hidra e jogando-o naquele poço, era o mesmo Capitão América que teve suas memórias alteradas pelo cubo cósmico, sofrido influência do Caveira Vermelha, passado pelo treinamento e membro da Hidra, ou seja, nada mais é do que o começo de tudo o que nos foi apresentado na revista solo do herói. Tanto que os acontecimentos que se desenrolam em Secret Empire #0 são na verdade os resultados dos planos elaborados tanto por Steve quanto pela Madame Hidra e o Alto Conselho da Hidra e que aprendemos sobre nas revistas dele até a edição #16. O escudo desativado e reativado para bloquear alguns heróis fora do planeta, o Barão Zemo com controle do Darkhold e de Nova York isolando outros heróis e por fim, os porta-aviões da S.H.I.E.L.D., que tornou-se Hidra novamente, tomando o controle da Casa Branca e colocando Steve Rogers antes ídolo agora inimigo nº 1 como líder de uma das maiores potências mundiais. Tudo isso é construído revista a revista em Capitão América. Portanto, continua sendo uma realidade alterada pelo cubo cósmico.

A história criada por Nick Spencer não seria de todo ruim e nem tão criticada pelos leitores se ela fosse um arco fechado, publicada em separado no melhor estilo “e se…” do que inserida dentro da atual linha temporal de títulos. O conceito em si não é novo tendo sido explorado pelo famoso autor de distopias Philip K. Dick (Blade Runner) em The Man in The High Castle no qual ele imagina como seria o mundo caso a Alemanha e Japão tivessem vencido a guerra.

O jeito é esperar para ver qual o desfecho vão dar ao personagem e a saga que termina no segundo semestre e que vai dar o pontapé a uma nova reformulação que a Marvel Comics está anunciando e que bem provável dê reset em alguns títulos e personagens.