Share
A comédia heroica “Shazam!”

A comédia heroica “Shazam!”

Shazam! é uma das apostas altas da Warner Bros. Pictures que conta com sucessos como Mulher-Maravilha e Aquaman. O longa foge um pouco da fórmula dos outros dois e possui uma construção narrativa eficaz. Porém, mesmo com toda a força do herói, quem sustenta Shazam! é o elenco.

Parece que Zachary Levi nasceu para interpretar o herói. A maneira que se comporta dentro do personagem é tão real e similar a de um garoto que não deixa dúvidas sobre sua escalação. O exterior de adulto em nada combina com quem é de verdade por dentro. Um órfão desconfiado, temeroso e que luta contra criar laços. Suas ações enquanto Shazam! em muito se assemelham a de um garoto de 15 anos descobrindo os poderes. Primeiro vai tentar tudo o que é errado. Para em seguida começar a entender o que deve ser feito.

Ter Jack Dylan Grazer como parceiro ajudou bastante. Freddy faz as vezes de ajudante ao passo que tenta construir uma amizade com Billy Batson, aquele dentro do corpo do Shazam!. Sua fixação em super heróis, em especial pelo Batman e Superman, cria uma atmosfera leve e divertida que muito fã de quadrinho vai se relacionar. A química entre os dois personagens é única e só contribui para elevar a atmosfera divertida do filme.

Um outro aspecto relevante de Shazam! é a maneira como a construção do vilão e do herói caminham juntas. O diretor David F. Sandberg optou em relatar primeiro a jornada de Thaddeus Sivana para depois justificar a origem do herói. É quase como se um puxasse o outro. Tanto em termos de narrativa como de evolução dentro do filme. Mark Strong entrega uma atuação sólida mas sem tanto brilho como seu adversário. Afinal, Shazam! não está sozinho nessa história.

A comédia reina a maior parte do tempo, mas o filme também aposta em cenas emotivas, com uma carga mais pesada. Porque além da jornada do herói, em entender os seus poderes e o que fazer com eles, temos também a jornada do garoto Billy Batson. Um órfão fujão que se recusa a criar laços afetivos com os demais moradores do lar comunitário. O que torna Shazam!, a princípio, sua válvula de escape. Se transformar em outra pessoa e não ter que lidar com os problemas. O que não significa que vão desaparecer. Na verdade, eles vão é acumular.

Shazam! é uma comédia heroica que promete entreter a todos, mesmo aqueles que desconhecem a origem do personagem. É um filme divertido, emocionante, com atuações impecáveis (na maioria) e um elenco vivaz e promissor.

P.S: Tem duas cenas pós-créditos!

P.S 2: Vejam em IMAX!

Ficha Técnica
Diretor: David F. Sandberg
Roteiro: Henry Gayden, Darren Lemke
Elenco: Zachary Levi, Michelle Borth, Djimon Hounsou, Mark Strong, Jack Dylan Grazer, Asher Angel, Marta Milans, Meagan Good, Grace Fulton, Adam Brody, Ross Butler, Cooper Andrews, Lovina Yavari, D.J. Cotrona 
Duração: 2h12min 
Estreia: 04 de abril