Share
Doutor Estranho? Quem é esse?

Doutor Estranho? Quem é esse?

Daqui alguns dias estreia nos cinemas o filme de número 13 do Universo Cinematográfico da Marvel. Trata-se de Capitão América: Guerra Civil. Todavia, os trabalhos do estúdio não vão parar por aqui. Com uma lista de lançamentos marcados até 2020, o próximo título vai apresentar um universo ainda não explorado por eles: o místico trazido por Doutor Estranho. Mas, quem é essa pessoa?

Stephen Vincent Strange ou Doutor Estranho é um personagem criado por ninguém menos que Steve Ditko. O artista é considerado por muitos como sendo um dos melhores na área e outro personagem de peso criado por ele é o nosso querido cabeça de teia, o Homem-Aranha.

O personagem tem esse nome porque sua primeira aparição foi na revista Strange Tale na década de 60. A princípio Stan Lee não deu muito crédito ao colega quando ele lhe apresentou algumas folhas desenhadas, mas logo os dois começaram a trabalhar e acabaram por finalizar o personagem juntos. Ele deu as caras como sendo um mestre na magia negra fazendo ponta na revista de outra pessoa, mas não demoraria muito para ganhar seu espaço.

Página de "Doutor Estranho - O Juramento" que foi lançada pela Editora Salvat.
Página de “Doutor Estranho – O Juramento” que foi lançada pela Editora Salvat.

Nos quadrinhos a vida do Doutor não foi nada fácil. Após vários incidentes familiares ele decide seguir a carreira de médico e se forma como cirurgião, tornando-se um dos melhores no ramo. Por conta de seus problemas pessoais acaba se transformando numa pessoa fria, distante e egocêntrica. Todavia, sofre um acidente que quase lhe tira a vida e um colega que muito o admirava se habilita em fazer a cirurgia e consegue salva-lo, porém, os nervos em suas mãos estariam para sempre danificados. Strange gasta fortunas para conseguir fazer outras cirurgias e realizar métodos ilegais a fim de recuperar suas mãos e a carreira novamente. É então que ele ouve falar do Ancient One e decide procurá-lo como último recurso. Entretanto, o Feiticeiro se recusa a curá-lo e se oferece para lhe ensinar a arte do misticismo. Strange recusa as aulas, achando que está lidando com um charlatão, mas acaba presenciando o Feiticeiro ser atacado por um ex-aprendiz, o Baron Mordo que lhe joga um feitiço para que ele não consiga avisar ao Ancient One.

Acontece que a atitude de Baron Mordo condiz com o que ele sempre soube, que um dia outro aprendiz chegaria e ficaria com o cargo mais alto e que ele sempre sonhou: o de Mago Supremo. E esse rival é ninguém menos de que o próprio Stephen Strange que nem faz ideia disso. Ancient One sempre soube das habilidades de Strange e o toma como pupilo quando ele se oferece e planeja fazê-lo o seu sucessor. Ele fica anos treinando e conhece vários feiticeiros em sua jornada. Eventualmente retorna para Nova York, seu local de origem, e passa a defender a Terra de qualquer força mística maligna que a ameace. Depois de algumas lutas, uma incluindo ser manipulado pelo o Loki contra o Thor, acaba ganhando status de conselheiro dos demais membros dos Vingadores e depois da guerra contra os Skrull indo fazer parte do grupo secreto dos Illuminatis que viria a ser o estopim para a saga de Guerra Civil, mas falarei disso em outro momento.

Página de "A Origem do Doutor Estranho"
Página de “A Origem do Doutor Estranho”

O personagem fez parte de várias sagas importantes do universo da Marvel nos quadrinhos como do Infinity Gaunlet, contra o Thanos, Infinity Crusade, Dinastia M e muitas outras. Infelizmente, mesmo sendo crucial para o desenrolar de algumas dessas sagas, não tem tanto destaque quanto outras figuras dentro do Universo Marvel e por isso seja desconhecido da grande maioria. Suas histórias mais notórias são de décadas passadas, aqui vão alguns títulos bem interessantes se quiser conhecer melhor o personagem:

– Doutor Estranho – O Juramento
A Origem do Doutor Estranho, Strange Tales #115
The Eternity Saga, Strange Tales #130-146

Em 2015 a Marvel rebootou vários de seus títulos e o Doutor Estranho foi um deles. Ao invés de voltarem e contar a história toda de novo eles deram uma resumida nos acontecimentos nas primeiras páginas, como o Stephen virou o feiticeiro que virou e agora está encarregado de atender aos mais estranhos chamados como monstros saindo dos seus sonhos e tentando te matar, por exemplo. Por enquanto foram lançados nove exemplares da sua revista.

Ainda bem que o jogo vai virar com a chegada do filme solo do personagem pelas mãos do diretor Scott Derrickson e com o talentosíssimo Benedict Cumbertach no papel principal.

Fiquem com o trailer legendado do longa:

Doutor Estranho estreia em 03 de Novembro.