Share
“Entre Facas e Segredos” – Um grande tabuleiro de Detetive

“Entre Facas e Segredos” – Um grande tabuleiro de Detetive

Entre Facas e Segredos usa o cenário, uma enorme mansão, como parte do seu tabuleiro e os personagens são as peças cujo destino só é possível descobrir se desvendar o mistério. Só que, diferente dos demais filmes do gênero, sabemos quem é o culpado logo no início. A dúvida que permanece para o espectador é: seria isso verdade ou mentira?

O longa dirigido por Rian Johnson conta com um elenco de nomes reconhecidos a começar por Christopher Plummer, o patriarca. É ele a vítima. Ao redor temos os demais membros da família, sejam eles de sangue ou não, incluindo a enfermeira de Plummer, Marta, vivida pela atriz Ana de Armas. Todos são convidados a prestar novos depoimentos quando o famoso detetive Benoit Blanc, papel de Daniel Craig, entra em cena. Nesse momento as peças começam a se mexer e a trama se desenrola como previsto… ou não.

As atuações de Entre Facas e Segredos ocorrem de forma calculada, quase como se os personagens tivessem uma quantidade limitada de movimentos. A cada rolar dos dados imaginários, novas cartas surgem para explicar melhor as motivações dos membros da família e também impor obstáculos. Os personagens são caricatos e isso ajuda bastante a delinear o desenvolver da trama, assim como ditar o tom de comédia. Uns possuem mais tempo de tela do que outros, mas, no geral, as atuações são bem divididas.

Tendo a mansão como cenário principal, que muito se assemelha a um tabuleiro do jogo Detetive, Johnson soube posicionar suas peças de maneira perspicaz a ponto do espectador se sentir parte da trama. E ainda que algumas coisas fiquem claras, explícitas até, não dá para prever o final ou as pequenas reviravoltas de Entre Facas e Segredos. No fim, o segredo está nos detalhes e no trabalho de um bom detetive.

FICHA TÉCNICA
Direção: Rian Johnson
Roteiro: Rian Johnson 
Elenco: Daniel Craig, Chris Evans, Ana de Armas, Christopher Plummer, Jamie Lee Curtis, Michael Shannon, Toni Collette, Don Johnson, LaKeith Stanfield, Katherine Langford, Jaeden Martell, Riki Lindhome, Edi Paterson, Frank Oz, K Callan 
Duração: 2h10min 
Estreia: 12 de dezembro