Share
“Frozen II” – Uma jornada de transformação

“Frozen II” – Uma jornada de transformação

Frozen II chega aos cinemas brasileiros com um mês de atraso em relação a estreia americana e uma atmosfera de transformação que muito difere da primeira animação. O foco continua sendo nos poderes da Elsa e na importância da personagem, no entanto, há um equilíbrio maior entre ela e sua irmã Anna.

A animação começa com uma cena fofa entre as irmãs e seus pais. Anna e Elsa aprendem que há muito houve um conflito entre Arendelle e o povo Northuldra que vive na floresta. O conflito abalou a relação de ambos os povos com os espíritos da magia que lançaram um maldição sobre a floresta. Todavia, Elsa sente que tem alguém a chamando para romper com a maldição, além de também desvendar o mistério sobre seus poderes.

Frozen II

Frozen II possui uma clara jornada de transformação de ambas as protagonistas. De um lado temos Elsa que busca entender a origem dos seus poderes como também o seu lugar no mundo. Do outro temos a otimista Anna que consegue sair da sombra da irmã e trilhar o próprio caminho. Somado a isso, canções que diferente da primeira animação, ajudam a narrar boa parte da trama, ao invés de apenas serem artifícios complementares. Entretanto, a tradução para o português fez perder boa parte da importância e significado das músicas. Algumas não possuem nem o mesmo sentido ou rima, o que prejudica bastante o contexto da animação.

A trama se divide de maneira orgânica em três distintos momentos que mais a frente vão se complementar. Novos personagens não possuem tanta importância e tampouco contribuem para a evolução de Anna e Elsa. No final, as irmãs e Olaf tem mais peso em Frozen II. Este último, continua tão engraçado quanto antes. Seus diálogos fazem sentido em ambos idiomas.

Frozen II

Dessa forma, Frozen II apresenta mais do que apenas a origem dos poderes de Elsa. A animação faz questão de amadurecer tanto as personagens quanto a própria história, além de mostrar a necessidade de respeitar a natureza e seus elementos. Nesse ponto que Anna e Elsa precisam consertar erros e redimir os ancestrais para prosperar em Arendelle.

P.S: Existe uma cena divertida pós-crédito. Se possível, procure assistir no idioma original.

FICHA TÉCNICA
Direção: Chris Buck, Jennifer Lee 
Roteiro: Jennifer Lee 
Elenco: Idina Menzel, Kristen Bell, Josh Gad, Jonathan Groff, Sterling K. Brown, Evan Rachel Wood, Alfred Molina, Martha Plimpton, Jason Ritter, Rachel Matthews, Jeremy Sisto, Ciarán Hinds, Alan Tudyk, Hadley Gannaway, Mattea Conforti
Duração: 1h43min 
Estreia: 02 de janeiro