Share
“Guardiões da Galáxia vol.2”: Conheça a origem dos personagens!

“Guardiões da Galáxia vol.2”: Conheça a origem dos personagens!

Estreia essa semana aqui no Brasil a tão aguardada sequência de Guardiões da Galáxia e bem antes do lançamento mundial que ocorre em 5 de Maio.

No filme lançado em Julho de 2014 vemos um pouco de Star-Lord, Gamora, Rocket, Groot e Drax e como devido a algumas eventualidades acabaram se unindo e formando os Guardiões da Galáxia, em especial após terem domado uma das jóias do infinito e derrotado Ronan o Acusador vivido por Lee Pace.

Agora, tendo passado alguns meses dos eventos do primeiro longa, vão precisa aprender a trabalhar melhor em equipe, especialmente com a adição de novos membros como Yondu, Nebula e Mantis e também desvendar a misteriosa herança genética de Peter Quill nos levando ao aparecimento de Ego o Planeta Vivo interpretado pelo veterano Kurt Russell. Por isso é hora de abordar mais sobre todos esses personagens e suas contrapartes nos quadrinhos.

A começar com a equipe que foi criada por Dan Abnett e Andy Lanning e pegou outros heróis que haviam sido criados por terceiros, mas que não estavam sendo utilizados e decidiram assim uni-los com um propósito de defender a galáxia de ameaças. Na equipe original estão Star-Lord, Rocket Raccoon, Quasar, Adam Warlock, Gamora, Drax e Groot. O que não muda muito do que vemos no filme com a exceção de Quasar e Adam Warlock, mas irei falar deles mais para frente. Infelizmente, a revista não durou muito sendo cancelada com 25 volumes, retornando em 2014 sendo também cancelada após 18 edições. Atualmente só o Star-Lord e a Gamora possuem revistas solo. A do Star-Lord terminou com apenas seis edições enquanto a da Gamora teve sua #5 edição empurrada para o final do mês de Maio devido a saga de Secret Empire. A Marvel Comics está com planos de relançar outro título dos Guardiões da Galáxia por conta da popularidade do filme.

E vamos falar da equipe original, que conhecemos e aprendemos a gostar por causa do que vem sendo apresentado no universo cinematográfico da Marvel.

PETER QUILL/STAR-LORD

[ANTES]

O aventureiro Peter Quill é filho da terráquea Meredith e do Imperador J’son de Spartax que voltou para seu planeta sem nem ver o filho nascer para continuar com sua guerra intergalática. Meredith seguiu como mãe solteira e Peter, por sua vez, sempre foi fascinado com o mundo interestelar. Certo dia voltando da escola ele é interceptado por dois guerreiros interplanetários que estavam tentando acabar com a linhagem de seu pai e Meredith é pega no meio do fogo cruzado. Órfão, o menino passa de lar em lar até crescer e ir trabalhar como mecânico para a NASA. Porém, com um pavio curto acaba se desentendendo com um importante astronauta e é mandado embora. Vendo que sua chance de conhecer o espaço está indo por água abaixo, rouba uma nave kree e foge da Terra. Não demora muito para que a nave que roubou comece a dar problemas e ele então é atacado por Yondu e sua equipe, mas Peter consegue nocautear Yondu e os dois fazem um acordo, assim, Peter passa a fazer parte da equipe de Yondu.

[FILME]

Nessa versão vemos que Peter foi na verdade sequestrado por Yondu a mando do pai dele, algo que só descobrimos mesmo nos últimos minutos do filme, mas o mercenário se apega ao garoto e decide mantê-lo com a sua equipe. Acontece que Peter tem seus próprios planos o que contraria bastante Yondu indo atrás do orb onde estava escondida uma das gemas do infinito dando assim todo o início dos Guardiões da Galáxia nesse universo cinematográfico, incluindo descobrir um pouco mais sobre a sua origem meio humano e meio espacial.

[AGORA]

Atualmente nos quadrinhos, depois dos eventos de Guerra Civil II, a equipe não existe mais e Peter está de castigo na Terra, não podendo retornar ao espaço. Com isso precisa encontrar uma maneira de se readaptar a uma vida que há muito tempo não faz ideia de como levar. Sem mencionar o fato de que não tem lá muitas habilidades no currículo para encontrar um emprego e são poucas as pessoas que o conhecem como Star-Lord e Guardião da Galáxia. Ex-guardião, na verdade.

GAMORA

[ANTES]

Sendo a única sobrevivente de uma raça pacífica e que foi extinta chamada Zen Whoberis, acaba sendo resgatada pelo titã louco Thanos que a leva de volta no tempo, ao menos duas décadas antes do seu povo morrer e a bordo de sua nave, altera Gamora geneticamente de modo a aperfeiçoa-la com tecnologia avançada tornando-a uma máquina de combate e alterando sua percepção de modo que não note tudo de ruim que ele faz com ela. Após um intenso treinamento de artes marciais e outros tipos de luta, Thanos decide que é hora de levá-la para combater seu maior inimigo: Magus uma versão do Adam Warlock de outro tempo. Porém, antes mesmo que a batalha ocorra Gamora é atacada por uma gangue quando se aventura em outro planeta e é quase morta, sendo totalmente regenerada por Thanos que a aprimora ainda mais, incluindo um fator de cura que se equipara com o do Wolverine. Magus finalmente é derrotado e entediada, Thanos manda Gamora ser guarda-costas do Adam Warlock real. Ambos são atacados por Drax o Destruidor que tem como único propósito na vida destruir Thanos. Gamora consegue escapar e descobre os planos de Thanos para destruir o universo como presente para a Morte. Ela tenta derrotar o titã mas é massacrada por ele e tem sua alma absorvida pela gema da Alma que se encontra na posse de Adam Warlock. Depois que o Adam consegue tomar posse da manopla do infinito ela decide ficar ao lado dele, ainda que seja contra a ideia de deixar o Thanos livre. Depois de algumas aventuras como Annihilation War (onde surge Ronan o Acusador) e Phalanx Invasions finalmente se une aos Guardiões da Galáxia.

[FILME]

Vimos muito pouco da história da Gamora no filme, a não ser a informação que ela nos passou de ter sido “adotada” pelo Thanos e transformada em uma guerreira, mas que não queria mais essa vida e tinha se rebelado contra ele ainda que os crimes que cometeu em seu nome a persigam para sempre.

[AGORA]

Gamora não obteve sucesso em emplacar uma revista solo em 2015 e retornou no final de 2016 pelas mãos da roteirista Nicole Perlman, que também co-escreveu o roteiro do primeiro filme e decide ir a fundo na psique da personagem e nos acontecimentos que a tornaram a assassina mais temida da galáxia. Isso bem antes de pensar em se unir aos Guardiões e ainda sob a tutela de Thanos.

DRAX O DESTRUIDOR

[ANTES]

Conhecido previamente como Arthur Douglas, um humano agente imobiliário que é atacado juntamente com sua família por Thanos que está passando pela Terra e não quer que ninguém saiba do seu paradeiro. Seu corpo é então resgatado por Mentor, pai de Thanos, com o intuito de transforma-lo a fim de que possa ser o nêmesis de seu filho. Com o auxílio de Kronos conseguem resgatar parte da consciência humana de Arthur transformando-o assim em Drax o Destruidor. Por anos a fio ele persegue e luta contra o Thanos, mas nunca conseguiu derrotar o titã louco. Chegou até a pedir ajuda para os Vingadores, tornando-se amigo do Homem de Ferro. Também luta contra Gamora e fica sumido quando os Vingadores e demais heróis se unem para derrotar Thanos. Ele aparece então vagando pelo espaço e ao encontrar uma nave à deriva descobre o corpo petrificado de Thanos lá dentro culpando o então Capitão Marvel pela morte, algo que ele deveria fazer, por fazer parte da “sua programação” e parte para a Terra a fim de encontrar o herói e lutar com ele. A briga não resolve nada e entre muitas idas e vindas do personagem no universo do quadrinhos, acaba se unindo à equipe dos Guardiões da Galáxia em Annihilation Conquest por possuir o segredo da cura para derrotar o monstro Phalanx e tendo o aval do Nova Richard Rider.

[FILME]

Basicamente o que move Drax é seu desejo de vingança, só que ao invés do alvo ser o Thanos como nos quadrinhos é Ronan O Acusador, afinal precisava de um elemento em comum com os demais personagens para se unir a eles certo? Somente após terem derrotado o vilão kree que entoa que seu próximo alvo é o Thanos.

ROCKET RACCON

[ANTES]

Se parecia que a história do Rocket era meio estranho, lendo sobre ela fica duas vezes pior. Séculos atrás um grupo de humanóides desenvolve estudos psiquiátricos em um planeta no Quadrante Keystone. Quando o tal programa é eliminado e os cientistas vão embora decidem criar robôs programados com as diretrizes a fim de dar continuidade a pesquisa deles e cuidar dos pacientes que lá iriam permanecer. Acontece que uma estrela explode próxima ao planeta liberando radiação e tornando os robôs conscientes de suas funções as quais consideram tolas e sem propósito. Dessa forma, decidem pegar os animais que foram deixados no planeta como companhia para os pacientes e passam a realizar experimentos com eles. E, dentre esses animais estava o próprio Rocket Raccoon que se rebela contra essa tirania e conta com a ajuda do Hulk para tal. Muitos eventos depois e pulando de história em história, até conhecer o Star-Lord em Phalanx Invasion na qual aparecem os principais personagens e onde Groot vira nada além de um graveto e Rocket o salva para replantar depois, sabendo que ele iria se regenerar. É então que ele se une aos Guardiões da Galáxia como uma forma de garantir a liderança de Peter que estava bastante debilitada na época.

[FILME]

Ah o Rocket. Bem, não mudou muito a personalidade dele dos quadrinhos para a tela e sua parceria com Groot está mais em evidência aqui. Muito pouco foi mencionado sobre seu passado, apenas algumas cenas nas quais podemos ver algo similar a pinos em suas costas e o fato dele mencionar que foi montado e desmontado várias vezes. Fora isso, a base de comparação é seu humor ácido e explosivo e sua genialidade para montar artefatos, armas e afins.

GROOT

[ANTES]

O personagem como conhecemos demorou para tomar forma. Um ser extraterrestre, com a aparência de uma árvore e cujo povo acreditasse estar extinto. Passou a viajar o mundo atrás de humanos para usá-los em testes científicos e após ter falhado em sua missão é capturado pela S.H.I.E.L.D. e usado como membro nos Howling Comandos por Nick Fury. Quando adentra a zona espacial dos Kree é pego e jogado num prisão aonde conhece Rocket Raccoon que está disfarçado para uma missão liderada por Star-Lord a fim de invadirem Hala para derrotar Phalanx. É então que decide se juntar aos Guardiões da Galáxia ao ajuda-los a derrotar o monstro e assim começa sua amizade com Rocket.

[FILME]

Conquistou a todos com sua personalidade e o fato de entoar apenas “I am Groot” que na verdade reflete a uma limitação de sons das suas cordas vocais, quando ele está elaborando outras frases completas que ao menos o Rocket consegue entender. Foi mostrado a parte na qual ele se sacrifica pela equipe e depois um graveto é salvo por Rocket e plantado em um vaso dando chance dele reviver. Tal qual no quadrinho.

YONDU UDONTA

[ANTES]

Yondu era um caçador que fazia parte de uma tribo chamada Zatoan e que optaram por permanecer escondida em uma parte remota do planeta sem qualquer interação com estranhos. E viveram por 200 anos assim em paz até que uma nave pilotada por um astronauta chamado Vance Astro chega até eles. O astronauta acaba esbarrando com Yondu enquanto estava no meio do seu ritual da vida de criança para a adulta, como muitas tribos indígenas fazem, quando são atacados pelo Badoon, espécie altamente violenta. Os Zatoan são massacrados e Astro decide salvar Yondu levando-o até a sua nave e fugindo do planeta até o sistema solar mais próximo. Infelizmente, a nave de Astro é muito precária e eles acabam capturados pelo inimigo que decide manter os dois vivos e os levam até a Terra que havia sido recentemente conquistada por eles. São levados diante do chefe dos Badoon, porém conseguem escapar encontrando outros dois fugitivos: Charlie-27 e Martinex. Pelos próximos anos os quatro se unem para lutar contra os Badoon com a ajuda dos Defensores, criando assim os Guardiões da Galáxia.

[FILME]

Bem, originalmente o personagem em nada tem a ver com os Ravegers, mas sua origem é tão antiga que uma mudança lhe fez bem. Deu-lhe personalidade e propósito. Fora que o humor dado ao personagem ficou muito bom. A única coisa que manteve foi sua arma chamada de Flecha Yaka.

NEBULA

[ANTES]

Quase nada se sabe a respeito da personagem antes dos planos de dominar o império Skrull que estava uma bagunça devido a um recente ataque do Galactus o destruidor de mundos. Ela é surpreendida pela então Capitã Marvel (Monica Rambeau) que decide fingir estar do seu lado para poder alertar os Vingadores que acabam localizando o paradeiro da Capitã e se aliam aos Skrulls para ajuda-los a derrotar Nebula. Todavia, antes mesmo que consigam chegar até ela, destrói Xandar e um posto intergalático que era aliado dos Vingadores por ser a terra natal de Starfox, membro da equipe na época e irmão de Thanos que descobre no calor da batalha que Nebula afirma ser neta do titã que até então estava desaparecido e/ou morto. Como ninguém nesse universo fica de fato morto, Thanos retorna à vida e decide voltar ao Santuário II uma base satélite que costumava ser sua e que estava nas mãos de Nebula a quem descobre estar alegando ser sua neta. Com isso ele decide oferecê-la como presente para a Morte, transformando-a numa odiosa forma vive de dor e sofrimento e por qualquer razão a mantém ali ao seu lado. Mas o Titã se distrai e Nebula rouba a manopla do infinito para si tornando-se onipotente e é derrotada pelo dono original da gema da alma Adam Warlock.

[FILME]

Assim como Gamora, Nebula sofreu um bocado nas mãos de Thanos que modificou seu corpo por completo a tornando uma máquina. As duas foram criadas juntas e forçadas a lutar e Nebula sempre perdia para Gamora, que é de onde a personagem tira a raiva e motivo para continuar perseguindo a meia-irmã e tentar matá-la. Nos quadrinhos isso não acontecia e Nebula chegou a fazer parte de uma grupo de mulheres guerreiras lideradas pela Gamora. O visual dos filmes também é muito diferente daquele apresentado nos quadrinhos.

MANTIS

[ANTES]

A personagem é um tanto enigmática nos quadrinhos tendo sido separada de seus pais muito cedo e criada pelos Padres de Pama, um divisão religiosa dentro dos Kree que acreditavam que ela poderia ser a próxima Madonna Celestial e assim procriar o próximo Messias juntamente com o líder Kree. Eles lhe ensinaram artes marciais, as quais ela provou ser uma excelente aluna ganhando assim o nome Mantis por sempre eliminar seu oponentes masculinos e também poderes telepáticos. Ao completar 18 anos teve sua memória apagada a fim de que pudesse completar a jornada para se tornar a Madonna Celestial. Assim acreditava ser uma orfã de pais vietnamitas e tornou-se uma prostitua onde conheceu Jacques Duqesne, o Swordsman e o seguiu em sua caminhada para se unir aos Vingadores novamente que aceitaram Mantis como parte da equipe. Depois de algumas empreitadas fazendo parte dos Vingadores, tem uma premonição sobre uma onda de aniquilação causada por Phalanx e é aonde ela conhece Peter Quill e Rocket Raccoon auxiliando-os na batalha contra o monstro e, eventualmente, tornando-se parte dos Guardiões da Galáxia.

[FILME]

Muito pouco foi mostrado sobre a personagem nos trailers a não ser a sua habilidade de telepatia o que acabou resultando em boas cenas de risadas e comédia. O que parece é que não há qualquer relação da sua origem para com essa personagem a não ser o dom de telepatia, tendo em vista que não aparece a Mantis lutando em nenhum momento dos trailers.

QUASAR/WENDELL VAUGHN

[ANTES]

Antes um simples Tenente do exército, Wendell vê sua vida mudar de uma hora para outra quando precisa proteger um artefato de cair nas mãos de agentes inimigos e percebe o poder que o objeto possui, Braceletes de Quantum e que ele é um dos únicos que consegue controlar os poderes sendo assim convidado por Nick Fury para integrar o programa de Super-Agentes da S.H.I.E.L.D. Decide ir ao espaço investigar mais sobre os braceletes e acaba sendo nomeado Protetor da Galáxia por Eon que é tão velho quanto o próprio universo e um dos guardiões do mesmo. Sempre um admirador dos Vingadores, Quasar é convidado pelo Capitão América para se unir a equipe e apesar de muito honrado, entende que seu trabalho protegendo a galáxia é mais importante. Se une brevemente aos Guardiões da Galáxia em Annihilation Wave aonde luta ao lado do Nova Richard Rider para a ajudar a equipe a prevenir a calamidade iminente e, infelizmente, é morto por Annihilus reaparecendo muito tempo depois em outras sagas de forma breve.

[FILME]

Não há qualquer menção a ele no primeiro filme tendo em vista que sua participação na equipe foi bem singela.

ADAM WARLOCK

[ANTES]

O detentor original da gema da Alma, Warlock sempre foi uma figura perturbada por ter sido criado e nunca ter sentido que pertencia a algum lugar. Após os eventos de Annihilation: Conquest entende que a equipe formada por Peter Quill é mais do que necessária para proteger a galáxia que está fragilizada. É então que sai em sua primeira missão com a equipe para começar a remendar as fissuras no espaço-tempo que se estendem pelo universo e podem causar grandes danos caso se rompam totalmente. Contudo, acaba tendo confrontos de autoridade com Star-lord que entende que Adam Warlock quer tomar a liderança dos Guardiões para si e demoram até encontrarem um meio termo ou solução para os problemas e ações que terão que enfrentar.

[FILME]

Tal qual o Quasar, não é mencionado no primeiro filme mesmo tendo feito parte mais significativa da equipe.

E assim encerra a lista com a origem dos personagens que estiveram envolvidos direta ou indiretamente com os Guardiões da Galáxia e que apareceram ou não no universo cinematográfico da Marvel.

Guardiões da Galáxia vol.2 estreia em 27 de Abril.

fontes: marvel.com database e marvel.wikia.com