Share
“História de um Casamento” ou quando só o amor não é suficiente

“História de um Casamento” ou quando só o amor não é suficiente

História de um Casamento pode ser considerado o filme inesperado de 2019. O longa, que é dirigido por Noah Baumbach e tem Scarlett Johansson e Adam Driver como protagonistas, transita com bastante fluidez e inteligência em um casamento falido. Mesmo que o espectador sofra influencia pelo ponto de vista de Nicole (Scarlett), o lado de Charlie (Driver) também é bem detalhado.

Nicole é uma atriz veterana que despontou na mídia após protagonizar um filme adolescente. Atualmente, ela se dedica mais as peças de teatro que são produzidas e dirigidas por seu marido, Charlie. Os dois vivem em Nova York e o sonho de Charlie é levar sua peça mais conceituada para a Broadway. Enquanto isso, Nicola apenas segue os sonhos do marido. Até o momento em que ela aceita o papel principal numa série de televisão em Los Angeles. A partir daqui, não apenas a vida do casal, mas como o próprio casamento começa a se desfazer.

História de um Casamento

História de um Casamento lembra muito uma peça de teatro. Algumas cenas poderiam se encaixar em atos e a troca da câmera de um personagem a outro seria o equivalente as trocas de cenários. O enredo foi construído a partir de experiências próprias tanto do diretor quanto de Scarlett, e assim, conseguem abordar com maestria temas intensos existentes num casamento. A falta de diálogo, as vontades suprimidas, os achismos, um egoísmo exacerbado, a auto-sabotagem, o comodismo pessoal, etc. Pontos chaves que servem para delinear o contexto da separação que parece sempre pegar uma das partes desprevenidas.

Scarlett Johansson e Adam Driver entregam atuações únicas. Sem muitos artifícios estéticos, cabelo curto e roupas comuns, Scarlett mostra que ainda estamos longe de ver seu potencial como atriz. Sua performance como Nicole mostra o quanto as esposas são muitas vezes negligenciadas num casamento. Ela quase não possui uma voz ativa e suas vontades, por vezes, são apontadas como caprichos. Do outro lado temos o pragmático Charlie. Um homem visto por muitos como genial, um grande diretor de teatro, todavia, por focar demais no trabalho, não dá importância aos desejos da esposa. Driver possui uma atuação que evolui de forma considerável. Ele passa de homem sem noção, aéreo a família, a alguém que está tentando encontrar os erros em seu casamento.

História de um Casamento

Sendo assim, História de um Casamento conduz o espectador através da montanha-russa de emoções que é o processo do divórcio. Uma batalha judicial a qual não há vencedores – a não ser os advogados – e as partes interessadas saem do tribunal aos pedaços. Ou seja, ao assistir a esse filmes, independente de que lado você fique, a verdade é que num casamento, ou em qualquer outro relacionamento a dois, só o amor não é suficiente.

O filme concorre a 6 prêmios na próxima cerimônia do Globo de Ouro 2020.

FICHA TÉCNICA
Direção: Noah Baumbach
Roteiro: Noah Baumbach 
Elenco: Scarlett Johansson, Adam Driver, Laura Dern, Ray Liotta, Julia Greer, Azhy Robertson, Wallace Shawn, Matthew Maher, Eric Berryman, Mickey Summer, David Turner, Gideon Glick, Jasmine Cephas Jones, Motell Gyn Foster, Raymond J. Lee, Mary Wiseman, Pete Simpson, Meritt Weaver, Alan Alda, Julie Hagerty, Robert Smigel, Pillar Holland 
Duração: 2h17min