Share
Homem-Formiga: conheça melhor o personagem!

Homem-Formiga: conheça melhor o personagem!

Esta semana estréia nos cinemas mais um filme do Universo Marvel, o Homem-Formiga. Entretanto, muitas pessoas desconhecem o personagem, sua origem, vilões e as razões que levaram o estúdio a optar por um filme solo desse herói. Pensando nisso decidi criar essa introdução ao personagem e seus feitos nos quadrinhos.

Ao todo existem quatro nomes que vestiram o manto do herói, são eles: Hank Pym, Scott Lang, Eric O’ Grady e Chris McCarthy, porém, vamos focar mais nos dois primeiros nomes que estão ligados diretamente ao filme e assim facilitar o entendimento de todos.

Henry “Hank” Pym (Michael Douglas no filme), o formiga original, é um Biofísico que se torna herói após descobrir uma substância química que é capaz de alterar seu tamanho. Munido de seu capacete ele consegue controlar as formigas ao diminuir para o tamanho delas. Junto com sua esposa Jane Van Dyne, a Vespa, são membros fundadores dos Vingadores, mesmo que ambos não tenham aparecido na formação original apresentada pelos filmes. Pym é também o responsável por ter criado o Ultron, que nos quadrinhos torna-se mais um de seus arqui-inimigos e a quem precisa derrotar de tempos em tempos. Entretanto, nem tudo são flores e a personalidade tempestiva e psicótica de Pym o leva a ataques de fúria e consequentemente até a bater em sua esposa.

No longa Pym será viúvo e terá uma filha vivida pela atriz Evangeline Lilly que poderá assumir o manto da Vespa no futuro, como o próprio Feige já andou falando por aí.

hank-pym-and-identities-2

Pym possui ainda outros alter-egos como Giant-Man (da mesma forma que ele fica do tamanho de uma formiga, consegue crescer muitos metros), Goliath e o Jaqueta Amarela que no longa será vivido por Corey Stoll e como aparece no trailer, possivelmente o vilão. Stoll era um dos pupilos de Pym que irá se voltar contra seu tutor por motivos que apenas saberemos assistindo ao filme. Como existem várias versões do personagem nos quadrinhos, uma inclui versão feminina, a mudança é bem aceitável, tendo em vista que nenhum dos outros vilões mais conhecidos do personagem se encaixariam, especialmente o Ultron que já foi utilizado.

Hank Pym foi o Homem-Formiga de 1962 até 1979 quando Scott Lang foi criado e passou a vestir o capacete e controlar os insetos. Mas, como exatamente isso aconteceu?

Scott-Lang1

Scott Lang (Paul Rudd no filme) se torna um ladrão quando suas criações eletrônicas não dão muito certo e ele não consegue sustentar a família. Chega a passar um tempo na cadeia, aprende mais sobre eletrônicos e sistemas de segurança e acaba indo trabalhar para as Indústrias Stark e fortalece a segurança na mansão dos Vingadores. Todavia, quando sua filha cai doente, ele decide ir atrás da única médica que pode salvá-la, a Dra. Erica Sondheim que está sob o domínio de Darren Cross, o Jaqueta Amarela. Lang então invade a casa do Hank Pym e rouba a armadura do Homem-Formiga para salvar a doutora e consequentemente a sua filha. O ex-ladrão pensa em se redimir e até mesmo se entregar para a polícia pelo roubou, mas Pym o convence a vestir de vez a armadura e ajudar a combater o crime. Nos quadrinhos Scott Lang é morto pela Viúva Negra em um arco chamado Avengers Disassemble e é sua filha quem assume o manto indo participar dos Young Avengers.

Provavelmente alguma parte disso irá figurar no enredo do filme, mas não sabemos qual exatamente, a não ser a parte da luta entre o Homem-Formiga e o Jaqueta Amarela, é claro.

Com tanta ligação aos Vingadores fica fácil de entender as razões do herói ganhar um filme solo e dizem até que pode acontecer um prequel com o Hank Pym. Por enquanto, vamos apenas aguardar o Homem-Formiga que estréia nesta Quinta-Feira 16 de Julho nos cinemas.