Share
HQ: “The Coldest City” de Antony Johnston

HQ: “The Coldest City” de Antony Johnston

A Segunda Guerra Mundial é um pano de fundo ótimo para várias histórias além daquelas relacionadas à guerra em si. E foi nisso que o autor Antony Johnston contou para escrever The Coldest City, uma bela HQ de espionagem.

Mesclando diferentes cronologias o leitor embarca na trama junto com a agente do MI6 Lorraine. Ela foi incubida de viajar até a Berlim dividida pelo muro para descobrir a causa da morte de um agente que carregava informações importantes. Só que o caminho até lá não vai ser nada fácil.

Para começar o alemão falado pela agente é péssimo e o seu contato em solo não lhe inspira a menor confiança. Lorraine sente que ele está tanto com medo de ter seu posto comprometido quanto com medo dela. Ele não lhe dá respostas objetivas e apenas levanta mais suspeitas sobre o ocorrido. E para completar o local em que está não passa segurança a ninguém. Por fim vai precisar cruzar o muro se quiser obter respostas melhores para a sua investigação.

Enquanto isso, no quartel-general do MI6 a vemos relatar para seus superiores todo o passo a passo realizado e os acontecimentos. Teve uma enorme dificuldade em conseguir recuperar o corpo do agente falecido, como também as informações vitais que ele carregava. Mas não para por aí. Há um espião no meio deles, fazendo trabalho duplo e vai caber a ela descobrir quem é.

The Coldest City bebe de fontes como as histórias de John Lé Carre que mistura espionagem com uma atmosfera mais soturna e misteriosa. O que fica claro em meio a arte de Sam Hart que tem base puramente em nanquim. Ele cria um belo contraste de branco e preto, sombra e luz necessária para ilustrar os acontecimentos. Em suma, o perfeito clima noir ainda que a época retratada seja outra.

Os diálogos são curtos e diretos e o fato de misturar as falas em inglês com alemão dão um toque a mais na história. Com quadros que focam em pedaços da ação e conversa, ajuda ao leitor mergulhar mais e mais na trama e tentar desvendar os mesmos segredos que a agente. Em meio a tanto suspense num momento bem delicado da história mundial, é quase impossível não ficar curioso com o desenrolar da trama que guarda uma surpresa aos leitores.

A HQ foi transformada em um filme pela Universal Pictures que chega aos cinemas nesta semana. Intitulado de Atômica ou Atomic Blonde no original, o filme conta com Charlize Theron no papel principal e outros nomes como Sofia Boutella, James McAvoy, John Goodman e Toby Jones. E o quadrinho nacional vai ser lançado pela editora Darkside na primeira semana de Setembro e você pode adquirir uma cópia em pré-venda aqui!