Share
Lançamento de “SOCO VOLUME 1!” de Gabriel Góes.

Lançamento de “SOCO VOLUME 1!” de Gabriel Góes.

O que aconteceria se você pegasse As Meninas Super Poderosas + Conan + Astro Boy/Megaman e misturasse com uma quantidade absurda de saliva + a mente nonsense de Gabriel Góes e jogasse tudo em um liquidificador astronômico e abissal?

Quadrinista, ilustrador e orientador de desenho e narrativa, Gabriel Góes, um dos nomes que sacode o movimento nacional de quadrinhos na última década, concluiu sua breve estadia em São Paulo.  Orientou um curso pelo SESC  — lançando seu mais novo projeto autoral.

O lançamento, realizado na Loja Ugra Press, reuniu alguns dos bons nomes do mercado de histórias em quadrinhos nacional, e diversos fãs que foram prestigiar o trabalho desse grande artista. Os visitantes puderam adquirir, além do exemplar, posteres e adesivos exclusivos.

SOCO! é um quadrinho de super-herói, sim! Porém, totalmente diferente de tudo que você já viu por aí!

Misturando artes primorosas e supersaturadas, que chegam a pular para fora das páginas, com momentos criados completamente por “rascunhos” a lápis, o casamento desse destoamento visual retira seu conforto desde as primeiras páginas. Até você cair na real e entender que aqueles tais “rascunhos” são de fato uma trama própria. Que possui vida própria. E não um amontoado de desenhos colocados apenas para dar volume. A cabeça do leitor pode dar alguns nós, até voltar a funcionar normalmente.

BlLLY SOCO foi criado em meados de 2007 e traduzido de ideias para o formato de fanzines. Depois de conversas despretensiosas sobre fazer algo que tivesse uma “pegada” similar dos animes. Que enrolavam em partes completamente desnecessárias, mas dava uma resolução mais crua em outros casos.

O personagem também é um resgate ao consumismo colecionável dos anos 80. E se apropria dessa linguagem para criar um universo todo baseado em toys que só existem dentro dessa inesperada aventura. É um amontoado de referências, que faz qualquer marmanjo nerd sorrir atoa.

SOCO! VOLUME 1 conta a história de um robô humanoide, casca grossa, que tem o simples costume de bater primeiro e perguntar depois.

A arte do autor tem a capacidade de te travar por alguns momentos. Te deixando ali, admirando aqueles traços perfeitos e cores chapadas – ou aqueles amontoados de traços com letras e quadros tudo se misturando todo, como se fosse um sketchbook.

Monstros gigantes, personagens esquisitos, resoluções infames e tudo que uma boa trama inspirada em clássicos nostálgicos precisa ter, SOCO! VOLUME 1, trás também uma viagem muito mais complexa do que a aparência te embala a acreditar.

O quadrinho foi lançado pelo selo Beleleu com 68 páginas e colorido.

Seu exemplar pode ser adquirido aqui : SOCO! VOL 1