Share
Michael Gambon vai se aposentar dos palcos

Michael Gambon vai se aposentar dos palcos

Por motivos de força maior, o ator inglês Michael Gambon que ficou mais conhecido por interpretar o bruxo Dumbledore na franquia de Harry Potter após o falecimento do Richard Harris, anunciou que infelizmente, irá se aposentar dos palcos devido a um problema de perda de memória recente.

Seu médico afirmou que o ator de 74 anos não sofre de Alzheimer, mas o fato de não conseguir decorar as falas para suas peças de teatro tem dificultado bastante sua vida profissional. “É algo terrível, preciso admitir.” confessou o ator a Sunday Times Magazines de Londres. “Parte meu coração. Tenho meu roteiro bem na minha frente e leva quase uma eternidade para decorá-lo. É assustador.”

Em 2009, Gambon foi hospitalizado por duas vezes durante a produção da peça The Habit of Art, após ter sofrido ataques de pânico relacionados ao fato de não conseguir memorizar suas falas. Gambon então contou a Times Magazine que quando se sentiu pronto para fazer outra peça seis meses depois se deu conta de que o que antes era inconveniente, tinha se transformado em um obstáculo. “Tinha uma menina que me repassava as falas e precisava usar esse ponto no meu ouvido para então ouvi-la me dizendo as minhas falas,” disse o ator. “Depois de uma hora eu pensei: ‘Isso não está funcionando. Você não pode estar em cima de um palco e não se sentir livre para atuar decentemente, gritando e correndo de um lado para o outro enquanto alguém lhe dita suas falas.'”

Desde sua dificuldade com a peça em 2009, a qual ele acabou desistindo, Gambon tem atuado em peças que requerem dele o mínimo possível de diálogos. Na peça de Samuel Beckett Krapp’s Last Tape, na qual ele trabalhou em 2010, interpretou um escritor que refletia bastante após ouvir suas antigas gravações pessoais. Seu mais recente trabalho nos palcos é uma produção de 2014 Eh Joe, que ele não possui nenhuma fala. “Foi brilhante,” diz ele. “Precisei fazer apenas uma variedade enorme de expressões faciais.”

Apesar de ser mais conhecido pelos americanos por seu trabalho em Harry Potter, Gambon é na verdade uma lenda nos palcos britânicos, tendo ganhado três prêmios Olivier.

Felizmente, Michael Gambon não tem qualquer intenção de se aposentar do cinema – “Você precisa trabalhar não é mesmo?” diz ele em sua entrevista. Atualmente está no projeto Fortitude e também na adaptação do livro de J.K. Rowling Morte Súbita que será transformado em uma série.

fonte: EW