Share
Mysterio: Conheça melhor o personagem

Mysterio: Conheça melhor o personagem

Chega essa semana nos cinemas Homem-Aranha: Longe de Casa. O filme do cabeça de teia volta com os mesmos personagens, porém, temos um novo vilão: Mysterio. Para os fãs do Homem-Aranha é um personagem bastante conhecido por fazer parte do hall de vilões clássicos. Mas, não é todo mundo que é fã, então, o vilão acaba sendo uma incógnita.

ORIGEM

O personagem foi criado por Stan Lee e Steve Ditko e estreou nas páginas da revista do aranha em 1964. Quentin Beck (o Mysterio original) é um especialista em efeitos especiais que falha em se tornar um ator de sucesso. É então que ele percebe que suas habilidades podem transformá-lo num vilão e ganha a alcunha de Mysterio graças ao trabalho do Clarim Diário.

Aliás, J. Jonah Jameson é um grande aliado do vilão e se une a ele para derrubar o Homem-Aranha a quem ambos detestam. Mas como isso ocorre?

Bem, Beck decide posar como Homem-Aranha e implicá-lo numa série de roubos, todos arquitetados por ele. Consegue atrair o cabeça de teia para uma armadilha na ponte do Brooklyn e assume a sua identidade como Mysterio, o mais novo herói da cidade. Mas é claro que nosso amigão da vizinhança descobre todo o plano do vilão, o desmascara e humilha-o na frente de todos. O nome do Homem-Aranha é limpo, todos voltam a confiar nele mais uma vez e Mysterio promete vingança.

SEXTETO SINISTRO

O famoso grupo de super vilões conhecido como Sexteto Sinistro é formado com o único propósito de derrotar um inimigo em comum: o Homem-Aranha. Quentin Beck é um dos membros fundadores do grupo junto com Doutor Octopus, Kraven, Electro, Abutre e Homem-Areia. As regras do grupo são claras: deve existir sempre seis deles para juntos lutarem contra o aranha.

Doutor Octopus prevê que o grupo não vai durar muito tempo, dada a natureza e personalidade de cada um, então arquiteta um plano para que possam lutar contra o Homem-Aranha e brilhar cada qual em seu próprio território. Assim, todos vão ter a sua chance de derrotar o inimigo.

Óbvio que o Homem-Aranha consegue derrotar a todos e eles são enviados para a cadeia. A Sony Pictures, na versão com o Andrew Garfield, tentou fazer um filme do sexteto funcionar. Colocaram até mesmo uma versão do vilão Rhino. Mas, como o projeto sofreu reboot, escalaram novos atores e rolou toda a parceria com a Marvel Studios, a ideia foi engavetada.

NOVO INIMIGO

Mais tarde, Beck descobre que está com câncer em estágio terminal e decide que é hora de um último ato. É quando decide ir atrás do Demolidor com a ideia de deixá-lo maluco. Vai conversar com ninguém menos que o próprio Rei do Crime, a fim de descobrir todos os segredos de Matt.

O quadrinho – Diabo da Guarda – foi escrito pelo diretor Kevin Smith e com arte de Joe Quesada não para por aí. Mysterio consegue ainda infectar Matt com uma substância que o deixa mais agressivo. Apresenta uma criança a ele e insinua que ela é na verdade o Anti-Cristo. Convence Matt de que Karen Page tem uma doença terminal. Arma uma convicção de assassinato contra Foggy e, por último, contrata Mercenário para tentar matar o Demolidor. No final, Beck se mata depois de perder a luta contra o Demolidor.

OUTRAS VERSÕES

Além do Quentin Beck existe ainda duas outras versões do vilão Mysterio: Daniel Berkhart e Francis Klum.

Daniel Berkhart

Daniel Berkhart que foi pago pelo J. Jonah Jameson para convencer o Homem-Aranha de que ele era o fantasma do Mysterio original. O plano não funciona, Berkhart é pego e enviado para a prisão, perdendo o apoio de Jameson. Ressentido ele acaba fugindo da prisão e assumindo outra identidade vilanesca, Mad Jack e indo atrás de JJJ. Ele então ataca do editor chefe do jornal que é chantageado a vender o Clarim Diário para Norman Osborn. Ele fica transitando entre os dois personagens: Mysterio e Mad Jack. Por fim decide vender a fantasia de Mysterio para o Rei do Crime que a passa para Francis Klum.

Francis Klum

Klum é um mutante judeu com habilidades de telepatia e teletransporte que viveu por um período num campo de concentração nazista. Lá ele foi abusado fisicamente e sexualmente pelo seu irmão mais velho Garrison, um traficante. Ele obrigada Francis a usar de seus poderes para fazer lavagem cerebral nos clientes e injetar a droga neles. Suas atividades chamam a atenção da Gata Negra. Quando Garrison tenta violentar a Gata Negra, Francis impede o matando-o. Felicia é presa pela morte de Garrison, mas Klum a teleporta da prisão direto para uma ponte. A mesma que Gwen Stacy morre.

É quando o Homem-Aranha surge e acha que Francis está atacando Felicia. Ele então parte para cima de Francis que acaba sendo arremessado da ponte e fraturando a perna. Com muita raiva e sede de vingança, decidi encarnar um dos famosos vilões do Aranha e compra a roupa das mãos do Rei do Crime.

Klum tenta dar início a sua vingança, mas é interrompido pelos dois outros Mysterios. Beck reaparece dos mortos e Daniel fica extremamente irritado com o Rei do Crime ter vendido o seu traje. Os três vilões duelam entre si, junto com o Homem-Aranha. Beck consegue derrotar Klum, enquanto o aranha derrota Berkhart. Klum então foge do local e Quentin Beck retorna ao papel do Mysterio e sua posição dentro do Sexteto Sinistro.

Agora o personagem está de volta em Homem-Aranha: Longe de Casa num misto de histórias que foram explicadas aí em cima.