Share
Mystery Boxes: a nova febre do momento!

Mystery Boxes: a nova febre do momento!

Tal qual o app Pokemon Go! assolou o país, um outro fenômeno promete ter o mesmo efeito, principalmente para aqueles que são curiosos. Estou falando das mystery boxes ou caixas misteriosas. Um serviço feito para os fãs de cultura pop e que desde o ano passado é febre nos Estados Unidos e recentemente começou a cativar os brasileiros.

Descobri muito por acaso a caixa da Legion of Collector’s que é o serviço oficial da DC e decidi ir atrás de informações. Sou mais fã da Marvel e foi a que optei assinar para testar primeiro e não me arrependi. Comecei logo com a caixa de Collector Corps de Guerra Civil e veio recheada de itens interessantes. Como a Marvel tem contrato com a Funko, responsável por aqueles cabeçudinhos, sempre vem um Pop exclusivo que só é possível adquirir se você fizer a assinatura da caixa. Para os fãs é um prato cheio. Além da DC e Marvel a franquia de Star Wars também possui sua mystery box oficial que se chama Smuggler Bounty e cada caixa vem repleta de itens legais.

boxes10

Além dessas três mais conhecidas existe também outras companhias que oferecem o mesmo tipo de serviço o que aumenta a concorrência. Atualmente as mais populares são: Loot Crate, 1Up, Geek Fuel, Nerd Block e a BamBox!. Existem mais de 20 tipos de caixas diferentes que oferecem conteúdo diversificado para adultos e até crianças. Cada qual possui seu próprio plano de assinatura que pode ser mensal, bimestral e anual com valores que vão de $10 dólares até $44,99 dólares.

O conceito de uma mystery box é que você pague um valor que seja inferior ao somatório de todos os itens dentro da caixa. Tirando como exemplo a Collector Corps a assinatura é bimestral e custa $25 mais o frete. Geralmente contém 5 itens fixos que são: Camiseta, patch, pin, quadrinho e 1 Funko Pop podendo aumentar para alguns item extra. Se formos parar e converter o valor do quadrinho e da camiseta em reais custa o valor inteiro da caixa. Logo, há uma vantagem, não esquecendo que são itens exclusivos da Marvel, com selo oficial e que não são possíveis de adquirir separados.

wop
Caixa Women of Power de Junho

Já as caixas independentes citadas anteriormente procuram trabalhar com temas mensais e as vezes eles acabam sendo similares. Pode focar num tema como Distopia e trazer itens de Fallout, Terror e vir com a máscara do Jason Vorhees, Galáxia e vir itens de Star Trek e por aí vai. Óbvio que os itens são misturados com referências que se encaixem naquele tema como essa caixa da BamBox! que recebi e teve tema dos Anos 80.

Atualmente essa caixa está sendo considerada por muitos a melhor devido o alcance da exclusividade dos itens. Como visto nas fotos acima algumas impressões foram assinadas por pessoas famosas e ainda consta com certificado de autenticidade. Dessa forma dá ao cliente exatamente o que essas caixas oferecem: surpresa atrás de surpresa. Outras companhias preferiram ramificar os setores como a NerdBlock e dividir suas assinaturas por nicho ao invés de misturá-los. Assim, quem quiser, pode receber uma caixa mensalmente só com tema de Games ou Sci-Fi ou Kids. Serviço mais consolidados como a Loot Crate oferecem a opção de 1up. Por um acréscimo na sua assinatura você recebe itens extras dentro do tema do mês, podem ser meias, carteira, mochilas, cachecóis, tudo vai depender do plano extra que optar em fazer.

lootcnerd

E como não podia deixar de ser existem algumas caixas aqui no Brasil também, todavia, não me animei a assinar nenhuma delas ainda. O que tenho visto por aí é uma infinidade de problemas na hora da entrega e conteúdo que foge totalmente ao conceito de mystery box: pagar menos por produtos exclusivos e de qualidade. Quando na verdade você está pagando quase o valor real dos produtos. Além de ter muito papel (cartazes e afins), bottoms ou outros itens de baixo custo para produção em massa, fica parecendo que a criatividade está em falta ou capital para se dedicar a fazer algo interessante. Felizmente, algumas tem se destacado positivamente como a Bounty Hunter e a Box em Série, mas pecam no fator exclusividade já que ambas possuem lojas online onde é possível adquirir os itens das caixas em separado.

O único ponto ruim é que a grande maioria dessa boxes americanas não enviam para o Brasil devido a transações e proibições do mercado nacional. A solução é utilizar um serviço de redirecionamento como o Shipito para poder colocar as mãos em uma.

  • Brenda

    Otima Review!

    Uma pergunta, essas caixas sao taxadas ao chegar no Brasil?

    • Melissa Andrade

      Depende do serviço que você usar para trazer as caixas. Mas, diria que a maior é sim taxada.

  • Natália Regis

    Como você conseguiu assinar esses Boxes? Pq todos que vc indicou, não permitem mandar para o Brasil.

    • Melissa Andrade

      É preciso usar um serviço de redirecionamento para conseguir que as caixas cheguem no Brasil. Dá para encontrar fácil algumas opções do serviço buscando no Google.