Share
O fenômeno “Jardim Secreto”

O fenômeno “Jardim Secreto”

Quem é que não gostava de passar horas colorindo quando era criança? Desenhar casas, animais, aviões, foguetes e os mais variados auto retratos dos familiares? Algo tão simples, mas que na maioria das vezes, durava um dia inteiro. É até hoje uma das melhores formas de distrair uma criança e fazê-la exercer toda a sua criatividade e imaginação.

Porém, não dá para ser criança para sempre e logo chegam as obrigações escolares de maior peso e damos adeus aos lápis de cores e olá aos compassos, réguas e calculadoras. Nada de se distrair escolhendo que cor pintar o céu, vamos afundar em cálculos matemáticos, análises de português e eventualmente, faculdade e vida adulta.

jardimsecreto_05

E foi justamente pensando nesse estresse do dia a dia dos adultos que Johanna Basford decidiu criar o livro Jardim Secreto, que conta com ilustrações belíssimas da própria com muito espaço em branco para que você deixe correr solta a criatividade e se desligue do mundo a sua volta, como antigamente. As ilustrações são todas baseadas na infância da autora que cresceu na Escócia e está acostumada a paisagens idílicas e campestres. Desde lindas flores e folhagens, até insetos escondidos, labirintos a serem trilhados e mandalas a serem completadas. A autora tem trabalhos grandes em seu currículo e decidiu apostar num nicho que vem crescendo bastante, livro de colorir para adultos.

secret-garden-camomilas

Lançado pela Editora Sextante, o livro conta com um acabamento delicado e páginas porosas que se adequam melhor para a pintura usando lápis de cor, não é recomendado o uso de caneta hidrocor pois pode vir a manchar o verso das páginas. Pessoalmente não fiz esse teste, mas creio que 48 cores de lápis de cor deem conta do recado. Mas, quem quiser usar caneta, aconselho as de ponta fina da marca Stabillo que não soltam muita tinta, bom fazer teste antes nas páginas finais como o próprio livro instrui.

Essa é minha pintura!
Essa é a minha arte! Não finalizada.

O sucesso do livro foi tão estrondoso que uma sequência já está a caminho, Floresta Encantada chega nas livrarias em Abril e promete fazer tanto sucesso quanto Jardim Secreto. Existem ainda livros com outras temáticas que podem ser encontrados em sites estrangeiros, como por exemplo um em que é possível colorir diferentes rostos do ator inglês Benedict Cumberbacth, sem brincadeira! E já que o público para esse nicho no Brasil começou a se consolidar agora, creio que logo poderemos esperar mais e mais publicações nessa mesma linha vindo por aí.

Vamos torcer para que sejam tão bons e encantadores quanto esse feito com esmero pela Basford.