Share
“O Protetor 2” é mais do que um filme de ação

“O Protetor 2” é mais do que um filme de ação

O Protetor 2, apesar de parecer, não se trata de um simples filme de ação. Ele prioriza excessivamente o drama, e isso não é um demérito. Vemos a mistura de um lado mais sutil no personagem de Denzel Washington junto com a impecável direção de Antoine Fuqua. Denzel, mais uma vez, consegue trazer seu carisma e seus discursos inspiradores, que tanto nos toca.

Sobre a história, acompanhamos a vida do ex-agente secreto Robert McCall, vivido por Denzel. Ele agora trabalha como motorista de Uber. McCall procura, sempre que possível, ajudar as pessoas, que estão sofrendo injustiças, em determinados momentos, somado a sua religiosidade. Numa cena, por exemplo, um passageiro do carro de McCall recorre à Bíblia para não sucumbir à bebida. Logo em seguida, vemos o próprio Denzel surgindo em cena, lendo um livro qualquer e vestido de muçulmano num trem na Turquia. O que logo de cara já relaciona o Islamismo com o movimento negro americano, a fim de recorrer a um universo que possui como objetivo principal o combate ao moralismo.

O filme foca, especificamente, no caso em que o protagonista se vê envolvido na investigação do assassinato de sua amiga, Susan Plummer (Melissa Leo). Para ajuda-lo, acaba recrutando Dave (Pedro Pascal), para participar da averiguação.

É nesse ponto que a vida de McCall vira de cabeça pra baixo. Numa aventura que envolve o conflito entre sua rotina tranquila com sua visão perfeccionista após a perda da esposa. A partir de agora, ele quer, a qualquer custo, ajudar quem cruzar seu caminho, seja quem for. O Protetor 2 acerta bem na explicação dessa situação, pois o personagem procura experiências espirituais que lhe conforte. Sua calma, por exemplo, é explicada pelo budismo.

Não se trata de um filme inesquecível para o cinema. Porém, o que difere essa história, que parece tão clichê, das outras é que aqui, temos um diretor com assinatura, capaz de montar um enredo com personalidade sobre um fato que parece acontecer em nosso cotidiano. Em um tempo que temos uma multiplicação de franquias de ação, com veteranos no papel de protagonista, O Protetor 2 é uma das poucas que ainda continua na procura de manter-se com um senso moral. Aqui, mais uma vez, temos a junção do vigilantismo somado a justiça social.

Ficha Técnica
Diretor: Antoine Fuqua
Roteiro: Richard Wenk, Michael Sloan 
Elenco: Denzel Washington, Pedro Pascal, Ashton Sanders, Orson Bean, Bill Pullman, Melissa Leo, Jonathan Scarfe, Sakina Jaffrey, Kazy Tauginas, Garret Golden, Adam Karst, Alican Barlas, Rhys Olivia Cote, Tamara Hickey, Ken Baltin 
Duração: 2h1min
Serviço: NOW (on demand)