Share
O que aconteceu com o Capitão América?

O que aconteceu com o Capitão América?

Desde Quarta-feira de manhã a internet está em polvorosa com o lançamento do novo quadrinho do Capitão América. O reboot do personagem não seria nada de mais, se o roteirista Nick Spencer não tivesse decidido que dessa vez, diferente de todas as outras e contrariando a essência do personagem, Steve Rogers faria parte da Hidra.

capam1Essa única imagem do quadrinho, exatamente a página final do mesmo foi o que mais circulou pela internet e deixou muitos fãs irritadiços. Todavia, ninguém procurou saber o que foi que aconteceu para o Capitão entoar as palavras ‘Hail Hydra’ e aqui vai uma análise desse primeiro volume com as devidas explicações.

Steve Rogers ou Capitão América é uma criação de Joe Simon e Jack Kirby lá no ano de 1940, auge da Segunda Guerra Mundial. Criado para levantar a moral americana, Rogers era um garoto franzino que fazia de tudo para conseguir ingressar no exército e defender seu país. Mas, essa versão todos nós conhecemos. Caveira Vermelha era o principal inimigo e trouxe consigo os ensinamentos da Hidra, pregando superioridade e elevação de uma única raça, tal qual Hitler fazia. E dessa vez não apenas o herói foi rebootado, como também o vilão. O Caveira Vermelha está de volta, mas pregando outra ideologia, que mais tem a ver com um certo candidato americano topetudo nas atuais eleições do país. Ele fala em se livrar dos estrangeiros e devolver a América aos americanos. Lembraram de alguém?

O Editor Executivo da Marvel Comics, Tom Brevoort disse em uma entrevista para a Revista Times que Spencer é extremamente politizado e decidiu trazer esse discurso para o quadrinho utilizando o personagem do Caveira Vermelha. Além disso, segundo Brevoort, Rogers sempre fez parte da Hidra e não se trata de falácia ou universo paralelo.

Ou seja, esqueça a primeira origem do Steve Rogers. Não há nada que o ligue aos nazistas nesse novo universo o qual está sendo introduzido em comemoração aos seus 75 anos de criação. Tampouco consigo fazer uma ligação com os Vingadores do passado. Isso seria embaralhar completamente todas as histórias já escritas e temos que pegar essa e seguir em frente, vendo o que irá acontecer depois.

capam2

Okay, mas então como ele foi fazer parte da Hidra?

No início da HQ vemos um casal discutindo na rua e o marido está claramente bêbado. A esposa protege o filho das agressões do marido, mas não consegue proteger a si mesma. É então que uma mulher interfere e acaba salvando a mãe e a criança enxotando o marido para longe. Acho que já deu para descobrir que se trata de Sara e Steve ainda pequeno. Os dois são levados para um restaurante chique e a moça que os salvou se apresenta como Eliza e começa a falar de uma organização que pode ajudar aos dois, basta que Sara compareça às reuniões. Ela diz que vai pensar e Eliza lhe entrega um panfleto com um símbolo bem conhecido de todos.

capam3

No presente o Capitão está tentando impedir que um trem controlado por terroristas exploda na estação e conta com o auxílio de alguns companheiros que fizeram parte do seu passado como Jack Flag e Free Spirit, além do suporte de Sharon Carter. Bom lembrar que o personagem estava envelhecendo nos quadrinhos e era conhecido como Comandante Steve Rogers e essa situação foi revertida em Avengers: Standoff! onde Sam Wilson vestia o manto do Capitão e eles estavam atrás do projeto Kobik, detentor de fragmentos do cubo cósmico. Após uma série de eventos tendo como principais causadores o Zemo e o Caveira Vermelha, Rogers quase morre por causa do Ossos Cruzados e é ressuscitado pela criança que carrega os poderes do Kobik, voltando ao primor da idade. Os Vingadores contornam a situação com os vilões liderados por Zemo que consegue fugir levando consigo Erik Selvig que estudava o cubo cósmico. Caveira Vermelha também escapa e passa a recrutar novos membros para a renascida Hidra.

Tudo isso remete diretamente aos eventos deste primeiro volume do quadrinho com Steve Rogers caçando Zemo e o paradeiro do cubo. Ele finalmente consegue colocar as mãos no vilão, porém acaba estragando seu disfarce quando Jack Flag desobedece sua ordem e invade o avião achando que vai salvar o Capitão. A HQ termina com o sidekick sendo atirado do avião e o famoso quadro que circulou essa semana pela internet.

capam4
Quais são os planos do Capitão?

É preciso levar em consideração que isso é um reboot. O personagem morreu e foi ressuscitado, o mesmo pode ser dito da sua linha do tempo. Contudo, não podemos esquecer que é o primeiro quadrinho e ainda temos muitas páginas pela frente a fim de explicar as decisões do Capitão. O pouco que aprendemos é que a Hidra salvou sua mãe no passado e talvez por isso ele tenha se unido à organização desde criança. Porém, até que ponto vai a sua lealdade é uma incógnita. Há muitas perguntas no ar, como por exemplo se o Caveira Vermelha faz ideia de que ele é membro da Hidra ou se essa informação ficou escondida até mesmo do criador?

De qualquer maneira, nada disso influencia no legado do personagem. Não se destrói 75 anos de história assim de uma hora para outra. E, sem reboot ou renovação, esse personagem e tantos outros vão morrendo, caindo no esquecimento do público e não dá para negar que o nome do Capitão América esteve na boca de tantos leitores e não-leitores em menos de 24h ao lançamento do quadrinho. Provável que Nick Spencer e Jesus Saiz (que arte detestável) tivessem planejado isso desde o início. Vai saber? O jeito será acompanhar e descobrir porque o maior inimigo da Hidra decidiu unir-se à ela.