Share
O que é esse “Velvet Buzzsaw”?

O que é esse “Velvet Buzzsaw”?

A primeira constatação que fazemos diante de Velvet Buzzsaw é que a Netflix é bem melhor em suas séries. Diante dos trailers divulgados, e de toda a jogada de marketing feita pela plataforma, foi criada uma expectativa muito grande em cima de mais um filme distribuído pelo streaming, e a mesma não foi alcançada.

O enredo do thriller aborda a ambição no mundo da arte. Após pinturas de um artista desconhecido e recém falecido serem encontradas, comerciantes artísticos disputam entre si para obter sucesso através da venda dessas pinturas. Contudo, há um sobrenatural ligado à essas obras de arte, que vai impactar na vida de todos os envolvidos.

Velvet Buzzsaw traz muitos acontecimentos questionáveis. A começar com as mortes de maneiras trash, o enredo superficial, mistérios não resolvidos e um título não explicado.

Todos os personagens são mortos por alguma obra de arte possuída. Quase como se o assombro das pinturas encontradas pudesse passar para outras peças artísticas. E o motivo para cada morte se dá por conta da ambição das pessoas em obter poder e sucesso através da arte. São mortes um tanto cômicas e impossíveis. Podendo compará-las as mortes da franquia Premonição. E a pior delas é a da personagem Josephine, interpretada por Zawe Ashton, que fica presa numa pintura, tornando-se parte da mesma.

O enredo também conta a história do pintor desconhecido. Depois ele é revelado como sendo Ventril Dease, que teve uma vida bem conturbada. Sua história se resume na perda da mãe e da irmã, e uma infância sendo abusado pelo pai. Tais acontecimentos são apontados como a razão para a sua identidade psicótica. Também é citado que Dease seja o responsável por um assassinato, nesse caso a vítima seria o próprio pai. Nada mais é falado sobre o artista. Além de sua técnica obscura usando o próprio sangue para pintar. E acredite, no enredo do filme o resumo da história sobre Dease demora bem menos do que você levou para ler esse trecho.

O mistério por trás da possessão dos quadros não é revelado. Apenas é mostrado que são quadros que expressam dor e sofrimento. Que hipnotiza seus observadores por conta da emoção transmitida pelas pinturas. Porém, nada é explorado através disso.

O título do filme é outra coisa que não é literalmente explicado. Velvet Buzzsaw tem o mesmo nome de uma antiga banda punk de Rhodora, interpretada por Rene Russo. Sua morte é causada por uma tatuagem que possui e que seria o ícone da banda na época. E é a última morte do longa, o que nos leva a pensar que seria para causar um tipo de comoção no final. Não acontece.

As respostas para esses pequenos detalhes superficiais de Velvet Buzzsaw, só podem ser respondidos pelo próprio diretor do filme, Dan Gilroy, que trata tudo de uma forma mais artística e que deve ser subentendida. Mas sem um desenvolvimento correto, não há entendimento por parte do espectador.

E de fato é bem mais um trabalho artístico do que cinematográfico, já que não falta absolutamente nada em assunto à fotografia do filme. Traz bastante elementos artísticos em sua filmagem, em questão da técnica usada que remete as mesmas técnicas usadas em pinturas nos períodos de movimentos artísticos marcantes. Chega a ser tratado como uma obra de arte modernista e minimalista, antes de ser referido como uma obra cinematográfica.

Apesar dos erros, não deixa a desejar quanto a performance dos atores. Souberam muito bem desenvolver os personagens, e a representá-los. Desde o crítico bissexual interpretado por Jake Gyllenhaal, a consultora interpretada por Toni Collete, e a dona de galeria interpretada por Rene Russo. Juntos eles formam o trio ambicioso do filme. E o elenco pode contar com muitos outros nomes renomados de Hollywood. A única que deixa muito a desejar em sua atuação é Zawe Ashton. Ela destoa entre os conhecidos atores, e passa a ser considerada mórbida e má expressiva para sua personagem. Contudo, isso não diminui o trabalho artístico passado pelo elenco que é certamente excelente.

Logo, é possível considerar que Velvet Buzzsaw é muito mais um filme artístico do que comercial. Se você for assisti-lo por conta da técnica representada pelo filme, é uma boa pedida. Agora, se for por outras, pode achar o enredo dispersivo.

Ficha Técnica
Diretor: Dan Gilroy
Roteiro: Dan Gilroy 
Elenco: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Zawe Ashton, Tom Sturridge, Toni Collette, Natalia Dyer, Daveed Diggs, John Malkovich, Billy Magnussen, Alan Mandell, Mig Macario, Nitya Vidyasagar, Sedale Threatt Jr., Keith Bogart, Sofua Toufa
Duração: 1h53min