Share
OnBox: “Downton Abbey” – 1ª Temporada surpreende bastante

OnBox: “Downton Abbey” – 1ª Temporada surpreende bastante

gradeamaisSe você não morava debaixo de uma pedra como o Patrick, certamente já ouviu falar dessa série ou viu alguma imagem rolando pela internet afora. Cansei de sintonizar na GNT e ver chamadas e mais chamadas, mas por qualquer razão, nunca parei para acompanhar.

Downton Abbey é uma criação de Julian Fellowes e conta com 6 temporadas tendo seu episódio final exibido em 25 de Dezembro de 2015. A série fez um enorme sucesso e abocanhou alguns prêmios ao longo dos anos. Todavia, chega a ser engraçado como não dá para descrevê-la sem assistir e bem provável que esse seja o trunfo do show, as suposições.

Supõe-se que é uma série centrada numa família da alta sociedade inglesa do início do século XX. Supõe-se que os lordes e damas da série são esnobes, rudes, egocêntricos e mal educados. Supõe-se que os empregados que para eles trabalhem sofram, tenham péssimas condições de vida e não ganhem bem. Supõe-se que eles façam muitos bailes, festividades e jantares. E todas as suposições possíveis estão equivocadas, como acontece com quem as faz com frequência. Afinal, o que é Downton Abbey?

downton1

A série leva o nome da propriedade no qual acontece os mais diferentes casos e intrigas que envolvem a família Grantham e seus empregados. Com o naufrágio do Titanic em 1912 eles perdem dois parentes de uma só vez e o sucessor a administrar a propriedade e toda a fortuna da família. Como Robert Crawley (Hugh Bonneville), mais conhecido como Lorde Grantham não teve filhos homens, precisam acomodar o próximo na linhagem a fim de conseguirem permanecer na propriedade e também manter o status. Óbvio que tal tarefa não se mostra das mais simples e a chegada de Matthew Crawley (Dan Stevens) e sua mãe Isobel (Penelope Wilton) acarretará em inúmeras mudanças para todos em Downton Abbey, especialmente Mary (Michelle Dockery), a filha mais velha de Robert e Cora (Elizabeth McGovern).

downton2

A moça é confiante, sisuda e possui uma língua ágil e ríspida. Tudo isso acaba sendo uma fachada para esconder o medo de Mary em decepcionar a família, já que está em seus ombros a responsabilidade do casamento e de manter o estilo de vida de todos. Um assunto que permeia pelos aposentos de Downton Abbey e preocupa os funcionários da casa seja por seus medo de perderem o emprego ou por pura lealdade a família. Essas relações acabam sendo o ponto alto da série que derruba pré-conceitos ao mostrar uma convivência excepcional entre patrão e empregado, com muita educação e honestidade. Linhas empregatícias não são ultrapassadas, porém eles são tratados com humanidade, como deveria ser, e isso certamente é uma grata surpresa. Mesmo quando suspeitas são levantadas, ocorre investigação e não há nenhuma conclusão precipitada.

downton-abbey-season-1-1

Todos os personagens são ricamente construídos e interpretados por atores muito talentosos. Há um desfile de rostos conhecidos como Charlie Cox que atualmente interpreta o Demolidor, Theo James que faz o Quatro na saga Divergente e Maggie Smith que deu vida a Professora McGonagall na franquia de Harry Potter. Smith é um dos destaques da série, pois interpreta a mãe de Robert e tem sempre tiradas muito engraçadas de tão absurdas, como perguntar “O que é final de semana?”, por exemplo. As mulheres são bem representadas e mesmo considerando as privações sociais da época, possuem personalidade forte, determinação e astúcia. Tal afirmação vale tanto para as madames quanto para as empregadas.

downton-abbey-best-quotes-5-seasons-03-scale-690x390

Outro fator interessante são os acontecimentos históricos, como o próprio naufrágio do Titanic no primeiro episódio da série, depois a chegada do telefone, a luz elétrica que causa espanto e medo nos funcionários, as sufragistas e por fim a Primeira Guerra Mundial.

A primeira temporada de Downton Abbey possui apenas sete episódios que duram em média uma hora ou pouco mais que isso. Mesmo sendo tão longos, é impossível deixar pela metade sem ficar curioso com o que vem a seguir tamanha a dedicação e inteligência na construção do roteiro e personagens.

legendagrades1