Share
OnBox: “Scream TV” – 2ª Temporada emula de forma pobre a obra de Wes Craven

OnBox: “Scream TV” – 2ª Temporada emula de forma pobre a obra de Wes Craven

gradedLembro como se fosse hoje quando assisti ao primeiro Pânico. A ideia de usar filmes de terror como pano de fundo e uma figura mascarada colocar o terror nos jovens era muito boa. Meio batida, mas muito boa.

A fórmula havia sido utilizada em outros filmes como Sexta-feira 13, A Hora do Pesadelo e Halloween, contudo, não podemos negar o enorme sucesso do gênero. Não a toda, todos esses títulos possuem incontáveis sequências cinematográficas. Mas, o que acontece quando esse molde é transportado para a televisão que trabalha de outra forma?

A primeira temporada de Scream TV começou em 30 de Junho de 2015 e é uma produção da MTV americana. Com apenas 10 episódios vemos o desenrolar parecido dos filmes só que na cidade de Lakewood e envolvendo Emma Duvall e um passado conturbado de sua mãe. Por fim, o assassino se revela ser uma assassina e a meia-irmã de Emma, Piper, que foi deixada em um orfanato pela mãe delas quando mais jovem. Piper faz um verdadeiro estrago na cidade e deixa todos muito abalados.

scream-season-2-episode-5

Logo, era de se esperar que com a morte dela as coisas fossem se acalmar um pouco. Óbvio que não. Não vamos esquecer que assassinos em série tem família, amigos, amores e, tal qual, querem vingar sua morte. Assim como a mãe do Billy em Pânico 2.

O que não funciona bem nessa temporada, e deu certo na primeira, é o desenrolar do roteiro. Antes tinha toda a novidade da caçada, o mistério, as armadilhas, mortes mais sangrentas (como é de se esperar do gênero slasher) e a duvida de quem seria o assassino. Aqui, como sobrou poucos personagens e a adição de novos não contribuiu em muita coisa, ficamos pulando de um episódio para outro tentando nos agarrar a algo que valesse a pena. De início parecia que ia ser interessante e que talvez a personagem principal estivesse mesmo tendo um surto e passado a projetar a imagem do assassino ou ser ela mesma a assassina. Outro recurso batido, mas, de novo, para um formato de televisão poderia funcionar. Só que essas ideias não se sustentam por muito tempo, nem a atriz convence do contrário. Então, seguimos em frente a culpar os novos personagens, como era de se esperar.

211_scream.mp4.00_15_38_23.Still017_edited

Começando com o primo do Kieran, interpretado pelo ator Sean Grandillo, que claramente foi escolhido por ter um ar meio psicopata. A maneira que ele observa Emma e suas rusgas com o primo deixam claro que ele é um suspeito em potencial, só não pode ser o eleito devido a baixa estatura. Todavia, ele continua sendo bastante assustador. Outro novato é Stavo, vivido pelo ator Santiago Segura e filho do Delegado. Era um tanto óbvio que não poderia ter sido ele, pois o assassino, apesar de se esconder na frente de todos, não comete deslizes quanto a sua identidade verdadeira, logo, aqueles desenhos, conversas estranhas e a máscara em uma caixa de papelão não quer dizer nada. Ele é apenas introspectivo. A cara metade de Noah, Zoe, papel da atriz Kiana Ledé, meio que flutua durante toda a temporada e acaba servindo apenas para preencher um clássico clichê do gênero: quem transa, morre. Com um elenco principal resumido a cinco integrantes, Noah não seria a próxima vítima. E, por fim, professora Lang (Austin Highsmith), papel muito desperdiçado e que encaixaria no surto em potencial da personagem da Emma. Não foi dessa vez.

Portanto, eliminando os novatos, sobrou apenas os veteranos e a culpa cai no colo da pessoa mais provável: Kieran. A única surpresa veio da explicação dada por ele. Foi cúmplice da Piper desde o início e, na verdade, os dois se conheceram bem antes dele se mudar para Lakewood e planejaram tudo para se vingar dos pais. Só não contavam com a Audrey para estragar tudo. Que coisa.

scream-season-2-episode-9_1

Scream TV tenta com todas as suas forças, porém, consegue apenas emular de forma muito fraca aquilo que foi criado por Wes Craven. As referências estão todas ali, só que falta algo a mais que cole esses pedaços. Em duas temporadas, a cola não funcionou bem.

A temporada termina com um possível gancho, mas nada foi dito ainda sobre renovação para a terceira temporada.

legendagrades1