Share
“One of Us is Lying” de Karen M. McManus

“One of Us is Lying” de Karen M. McManus

O livro One of Us is Lying da autora Karen M. McManus traz adolescentes quase adultos envolvidos em uma trama misteriosa dentro e fora do colégio. Até aí a sinopse vaga se assemelha a tantos outros livros que se encaixam no gênero YA (Young Adults ou Jovens Adultos). Contudo, a forma a qual a autora escolhe narrar os eventos e posicionar seus personagens e que cativa o leitor.

Num dia de aula qualquer Brownyn, Cooper, Addy, Simon e Nate são pegos por um professor com celulares e encaminhados para detenção. Eles não entendem como isso aconteceu e alegam que aqueles celulares não são deles. Mas nada disso importa. Enquanto presos na sala, sob a supervisão do professor, um acidente do lado de fora chama a atenção deles. O professor sai da sala para ajudar, deixando os cinco sozinhos. Nesse mesmo instante Simon, que não é lá muito querido, profere um discurso inflamado, bebe um pouco de água e começa a ter uma reação alérgica. Uns tentam ajudar, outros entram em pânico e Simon morre. Os quatro que presenciaram o ato são os principais suspeitos de terem matado o garoto. Só que eles continuam alegando que são inocentes. É quando os segredos mais obscuros de cada um começa a vir à tona.

O principal trunfo de One of Us is Lying é ter sua narrativa dividida entre os personagens. Portanto, cria-se uma leitura dinâmica, que não necessariamente caminha de modo linear. O leitor vai de um ponto a outro com os personagens sem saber exatamente quem é o responsável por matar Simon. Todos eles? Nenhum deles? Uma terceira pessoa? O Professor? Não é possível saber até o final do livro. E a conclusão surpreende. Especialmente se o leitor não estiver prestando tanta atenção.

A proposta de McManus é ambientar um cenário clichê (colegiais americanos) com uma ideia nova e atual. Os dilemas que envolvem os personagens são típicos e habituais e por isso mesmo fáceis de assimilar. Entretanto, seus segredos são um tanto obscuros e que interfere diretamente no assassinato. Mais do que questionar até onde uma pessoa pode chegar para esconder um segredo, a autora questiona e induz o leitor a pensar se vale mesmo a pena manter segredos. Indo a máxima de “se não quiser que ninguém saiba então não faça.”


SPOILER

Ao apresentar as razões as quais levaram Simon a armar tudo contra os quatro, McManus aborda uma questão sensível e atual entre os jovens que hoje em dia são os chamados de incels. Jovens, normalmente de classe média ou média alta que foram ensinados que o mundo pertence a eles. E quando o mundo não devolve da forma que esperam que aconteça, eles simplesmente surtam. No caso do Simon foi uma sucessão de acontecimentos onde cada um dos personagens principais esteve envolvido. Não ser popular, mesmo sendo amigo de um atleta. Não ser convidado para certas festas porque não o queriam lá. Levar um fora da garota popular que preferiu ficar com outro cara. Tudo isso ele achava que era um direito dele de ter. Como não aconteceu, ele bolou um plano cruel e hediondo. Nos dias de hoje (o livro nem é tão antigo assim, lançado em 2017) isso é uma pauta preocupante e que termina em tragédia. Aqui no livro, Simon tirou a própria vida para prejudicar outros.

One of Us is Lying foi lançado por aqui em janeiro de 2018 com o título Um de Nós está Mentindo pelo Selo Galera da Editora Record. A obra conta com uma sequência ambientada no mesmo colégio, mas com outros personagens, seguindo a linha thriller que deve ser lançada em 2020 com o título One of Us Is Next. Há ainda rumores de que os direitos autorais foram vendidos para transformar a trama em filme, mas não encontrei maiores informações à respeito.