Share
Os 5 livros do Neil Gaiman que você deveria ler!

Os 5 livros do Neil Gaiman que você deveria ler!

O autor britânico Neil Gaiman é bastante cultuado por seus fãs, mas confesso que nunca havia me interessado em ler nenhuma de suas obras, sem qualquer razão aparente.

E, pensando que existem outras pessoas como eu, decide compilar uma pequena lista com as obras mais comentadas dele por aí para que assim vocês escolha qual chama mais sua atenção. Aquelas que todo amigo fã te indica para ler por diferentes motivos e aposto que deve ter ouvido falar delas ou mesmo já viu suas capas estampadas em sites e livrarias.

1 – DEUSES AMERICANOS

Começar com o óbvio porque no exato momento no qual estou escrevendo esse texto já li 52% do título e posso dizer com certa propriedade que não tenho uma opinião muito positiva sobre.

Não é o primeiro livro escrito por Gaiman, entretanto, é certamente um dos mais conhecidos e populares. Lançado originalmente em 2001 e com uma edição de luxo relançada em 2011 o livro mistura mitologia e mundos alternativos com um estilo de narrativa muito próprio do autor. É um livro extenso, mas pouco mais de 500 páginas (dependendo de que versão você esteja lendo…) e que não possui apenas um final, mas sim dois e nenhum deles é considerado satisfatório. Neil Gaiman tem falado sobre escrever uma continuação ou não, e nada foi de fato confirmado. Tem deuses, semi-deuses, leprecheauns, estranhas cenas de sexo, zumbis e mágica, dentre outras coisas. Ter tantos elementos acabaram transformando-o em uma série que estreia em breve.

2 – LUGAR NENHUM

Em 1996 o autor escreveu um série de TV para a emissora BBC com o mesmo título. O livro veio depois da série e estranhamente tornou-se mais popular do que o programa. Lugar Nenhum conta a história de London Below e seus estranhos habitantes. Alguns dizem que foi uma espécie de teste do Gaiman para os elementos que iriam compor Deuses Americanos, tendo em vista que há algumas semelhanças entre ambas as obras. Tem mundos alternativos, deuses e toda aquela aura mágica incutida nas narrativas do autor. Entretanto, Lugar Nenhum possui personagens que são melhores desenvolvidos, sobretudo os vilões. Além de que um se passa na Inglaterra e o outro nos Estados Unidos. E é um dos títulos preferidos dos fãs que por algum motivo apreciam toda a peculiaridade apresentada nesse livro e é recomendado para aqueles que buscam história nada comuns, diria até excêntricas.

3 – STARDUST

Ok, esse eu conheci através do filme com Claire Danes, Robert De Niro, Charlie Cox e Sienna Miller e parece que é o livro mais diferente dentre aqueles que Gaiman tem o costume de escrever. Trata-se basicamente de um conto de fadas com um pouco de fantasia.

Para aqueles que não conhecem, o livro se passa numa cidade conhecida por Wall e como o próprio nome diz, há um gigantesco muro de pedras que separa a floresta do vilarejo. Nele habita o jovem Tristan que para conquistar o coração da jovem mais bonita lhe promete capturar uma estrela cadente. Mas para isso, vai precisar cruzar o muro, algo que são proibidos de tentar e ao fazer isso, adentra um mundo mágico o qual nunca poderia sequer sonhar que fosse real com estrelas, bruxas, piratas e uma trupe de irmãos gananciosos que almejam o trono.

Quem não gosta de um bom livro de contos de fadas? E se você não tem interesse nas esquisitices criadas por Gaiman é ao menos uma boa recomendação para ir se familiarizando com o estilo narrativo do autor e assim despertar interesse para outras obras.

4 – O OCEANO NO FIM DO CAMINHO

Mais uma opção diferente, dessa vez com elementos que se baseiam em situações que o próprio Gaiman viveu quando mais novo. A princípio o livro seria apenas um conto dedicado a sua esposa Amanda Palmer, mas conforme ia escrevendo a história acabou ganhando vida própria e se expandindo.

O livro começa com o protagonista que não tem nome retornando para sua cidade natal para um funeral. Lá ele revisita a casa na qual sua irmã e ele cresceram e relembra de uma menina chamada Lettie que costumava dizer que o lago que tinha atrás de sua casa era na verdade um oceano. Ele decide visitar a casa na qual a menina morava com sua mãe e avó onde encontra um membro da família de Lettie e, assim, começa a relembrar de acidentes do passado os quais havia esquecido. É uma obra mais profunda e que certamente possui uma proximidade maior com o autor enquanto pessoa. Foi eleito o livro do ano no British National Book Awards em 2013.

5 – O LIVRO DO CEMITÉRIO

Tal qual Coraline, que também é do autor porém não foi mencionado aqui, é um título mais voltado para o público jovem.

A história gira em torno do garoto Bod Owens que é criado pelos fantasmas que habitam um cemitério além de uma figura misteriosa que parece ser um vampiro. Durante os eventos bizarros na história, incluindo um triplo homicídio logo no começo do livro e que é narrado de forma tão casual que não consegue assustar ninguém, Bod ou Nobody como é seu nome verdadeiro. Aos 12 anos ele descobre porque vive e é criado em meios a fantasmas e vai precisar tomar decisões para mudar o seu destino. Uma história sobre aprender a lidar não apenas com a própria vida, mas com ela como um todo.

E esses são os livros que qualquer fã de Neil Gaiman recomenda a novos leitores que tenham interesse em conhecer mais sobre suas obras. Portanto, escolha um para começar e vá em frente!

Mas, lhes deixo um aviso: não é uma leitura fácil e, com toda certeza, não é para todo mundo. E por favor não se ofenda com a afirmação. Porém, como foi mencionado acima, Gaiman tem uma narrativa muito peculiar e não são todos que conseguem ser cativados por ela.

fonte parcial: mic.com