Share
Os clássicos do Atari 2600!

Os clássicos do Atari 2600!

Em meio a tantos consoles novos e com tecnologias de ponta fazendo com que cada vez mais o jogador tenha uma experiência imersiva, fomos pegos de surpresa com a notícia do relançamento do Atari 2600!

Tudo isso porque a TecToy, depois de anunciar o retorno do Mega Drive, decidiu lançar uma versão do famoso Atari 2600 em seu design original com 101 jogos na memória e adicional de dois controles. Nada é oficial ainda, mas alguns sites de vendas já colocaram o produto em pré-venda como aconteceu com o Mega Drive e indicando quais jogos vão vir na memória.

Vai custar R$499 reais e terá alguns títulos como Space Invaders, 3D Tac-Toe, Asteroids®, Frog Pond, Space Attack™ e outros. Porém, como esse foi meu primeiro contato com um videogame, decidi listar os meus clássicos do Atari 2600 e que infelizmente não constam nesses 101 títulos que devem vir nessa nova versão.

KEYSTONE KAPERS

Ao ler ou ouvir alguém falar de Atari esse é o primeiro jogo que me vem a mente. Não sabia qual era o título original e chamava de “aquele do policial perseguindo o bandido e as escadinhas”.

PITFALL

Possivelmente um dos títulos mais difíceis na época em especial porque a mecânica dos controles não colaborava muito. O que não tirava a diversão do título e nos fazia voltar e tentar de novo e de novo. Encontrei o comercial anunciando o game e olha só quem é um dos atores, ninguém menos que Jack Black!

SPACE INVADERS

Um clássico dos clássicos. Creio que todos que tinham um Atari em casa tiveram a oportunidade de jogar Space Invaders e que continua sendo perpetuado nos dias de hoje com design mais moderno, porém, ainda assim, a jogabilidade é a mesma. Só acho que não tão difícil como era.

ENDURO

Meu trauma com jogos de corrida começou aqui. Nunca fui boa nesse tipo de jogo e isso continua até hoje. Sei que possui novos títulos interessantes como Burnout Paradise, Need for Speed, Forza e similares, mas passo longe de todos por pura frustração mesmo.

FROGGER

Esse título vem anunciado na caixa da nova versão do Atari 2600 e remete aquela clássica piada “por que a galinha atravessou a rua?” ainda que estejamos lidando com um sapo. Um jogo aparentemente simples, mas cheio de truques e que facilmente nos derrotava.

PAC-MAN

Aqui em casa sempre foi chamado de come-come. Outro título que não vai sair de moda e houve diversas versões que o adaptasse aos novos consoles, mas nada tira o brilho daquela tela preta com grades em azul e muitos fantasmas coloridos tentando te pegar.

SEAQUEST

Honestamente não lembro muito desse jogo, mas era um dos favoritos da minha mãe e o primeiro que mencionou quando comentei que estava fazendo esse texto e, por isso, decidi incluí-lo também na lista.

E são esses os títulos clássicos do Atari 2600 que mais lembro de ter jogado, me divertido e frustrado na mesma proporção tendo em vista que era muito criança na época e minha coordenação motora, tal qual habilidades bem limitadas. Todavia, nunca me importei de ficar olhando o meu irmão e minha mãe (sim, ela também jogava) ali tentando passar de fase ou entender como o game funcionava.

Há uma boa probabilidade de que vá adquirir essa nova versão do console, reunir a família e voltar aquele tempo.