Share
Os melhores livros do Stephen King

Os melhores livros do Stephen King

O autor Stephen King é considerado por muitos, fãs e críticos, um mestre do terror e não vou contestar isso. Longe de mim. Entretanto, considero leitura uma experiência muito pessoal. Mais até do que filmes ou séries. E foi com isso em mente que decidi compilar os melhores livros do autor nessa lista que vai ser dividida em duas partes. A primeira com os títulos que li e numa ordem de preferência pessoal. Já a segunda vai ser de acordo com as notas dos leitores no site americano Goodreads.

1- O ILUMINADO

Stephen King - O Iluminado

Num belo dia de Sol, como quem não quer nada, entro no sebo para garimpar. Lá embaixo, no fundo da prateleira empoeirada um livro de bolso, com páginas amareladas. Uma das primeiras edições de O Iluminado. O preço? Mísero 1 real. Naquele tempo ainda existia a cédula com a qual paguei o livro. Sentei e o li em algumas horas e fiquei devidamente assustada. Não tinha passado por essa experiência anteriormente, de ficar com medo do que estou lendo ou me assustar com facilidade. Mas foi essa a experiência que tive ao ler O Iluminado e por isso consta como meu número 1.

2- QUATRO ESTAÇÕES

Stephen King - Quatro Estações

Um Sonho de Liberdade é um dos meus filmes favoritos baseado em um conto do autor, o qual sempre quis ler. Mais tarde descobri que fazia parte de um livro onde para cada estação do ano King escreveu uma história. É desse livro que também saiu Conta Comigo e O Aprendiz, esse último não tão conhecido do grande público. Em suma são contos onde o King teve que exercitar a sua objetividade e não enrolar tanto em alguns pontos, florear para usar um termo mais pomposo. Para aqueles que costumam ler sabem que faz parte do estilo de escrita do autor. É um livro que sempre acabo relendo vez ou outra.

3- MISERY

Stephen King - MiseryKathy Bates, incrível. Mais um filme que me levou a procurar pelo livro e não decepciona com a vantagem de poder mergulhar mais na psique da protagonista. Creio que o Stephen expos o medo de outros colegas de profissão ao colocar um dos seus numa posição de perigo por ter de lidar com essa fã insatisfeita. E como ela está insatisfeita. A forma que a personagem é construída faz com que a gente crie uma empatia e tenha raiva do autor, mas depois o jogo vira. Começamos a entender melhor o posicionamento dele e passamos a temer pelas atitudes dela. Pelo menos hoje em dia as pessoas ainda se escondem atrás de uma tela. Talvez seja melhor assim. Só talvez.

4- À ESPERA DE UM MILAGRE

John Coffey me fez chorar um bocado. Impossível ler esse livro e não se emocionar com a história do protagonista e tudo o que envolve a sua prisão e julgamento. Os detalhes, a narrativa, prendem a nossa atenção e queremos e não queremos terminar o livro. Mais uma história de prisão que só o King sabe escrever e nos incomodar tanto. Aliás, dizem que é a mesma prisão, a Shawshank, mas numa outra ala e em outra época. Não duvido. O universo criado pelo Stephen King é todo interligado. Mas até hoje relembro de Coffey que se escreve diferente de café e do Mr. Jingles e suas acrobacias de circo que por alguns minutos tirava a atenção daqueles que viviam e trabalhavam ali.

5- A MALDIÇÃO DO CIGANO

Talvez um título não tão conhecido do autor, assim como o próprio filme. Mistura um pouco de magia com crença dos nativos americanos e foi um dos primeiros que li e não me recordo tanto assim. Porém, como não li tantos ou todos os livros do autor, acabou entrando na lista para preencher lacuna, afinal, só quatro livros ficaria muito feio. Preciso reler, saber se mudou de posição e se ainda gosto da história como lembro vagamente de ter gostado.

MENÇÃO HONROSA – IT: A COISA

Sei que todos a essa altura devem estar se perguntando a razão de It: A Coisa não ter entrado nessa lista. Uma rápida pesquisa na internet é o suficiente para encontrar o título figurando entre o top 5 livros do autor. Bem, a minha resposta é simples: ainda estou lendo e demorei todo esse tempo porque tenho medo de palhaços. Na verdade, assisti a primeira versão do filme com 6 anos de idade e isso me traumatizou. Logo, é mais do que compreensível ter demorado tanto para começar a ler. E por ser algo que ainda está acontecendo, fica como menção honrosa.


RANK GOODREADS

Para quem não conhece o site Goodreads é uma espécie de catálogo online que permite que os usuários procurem livros, anotações e reviews feitas por outros usuários. É um site feito para os leitores, basicamente. Os usuários ainda podem criar listas de leituras e participar ativamente de discussões com outros usuários e até mesmo criar clubes do livro. É basicamente a versão americana do site brasileiro Skoob, com a diferença de ser mais antigo e por isso optei por usar o rank de um e não do outro. Até mesmo porque há uma diferença boa entre um título e outro nos livros do Stephen King, o que não ocorre entre os usuários do Skoob. As notas dos livros são quase sempre as mesmas.

  1. À Espera de Um Milagre – 4.44
  2. A Dança da Morte – 4.34
  3. Novembro de 63 – 4.31
  4. It: A Coisa – 4.23
  5. O Iluminado – 4.21
  6. Misery – 4.15
  7. Doutor Sono – 4.10 [Veja aqui o teaser do longa que estreia em novembro]
  8. The Outsider – 4.03
  9. Salem’s Lot – 4.01
  10. Pet Sematary – 3.96

Por questões óbvias os títulos que fazem parte da saga da Torre Negra forem retirados da lista, assim como outros títulos tipo biografias e quadrinhos. Agora é a sua vez de fazer uma lista com os melhores livros do Stephen King na sua opinião.