Share
Os mistérios de “Westworld” até agora!

Os mistérios de “Westworld” até agora!

Desde que a série estreou na HBO em 02 de Outubro tem deixado os espectadores meio confusos e cheios de teorias que não podem ser provadas, por enquanto. A série é baseada numa obra do falecido autor americano Michael Crichton que é também conhecido por outros títulos famosos que viraram filmes como Jurassic Park, Linha do Tempo, Congo, para citar alguns, além de séries como E.R – Plantão Médico e agora Westworld que possui um filme datado de 1973.

Diferente do filme de 1973 que apresenta mais dois mundos, a série foca só no Velho Oeste que é utilizado como plano de fundo para o desenrolar da trama que tem a ver com espionagem corporativa, limites legais da inteligência artificial e até mesmo as leis de robótica do Asimov que são constantemente violadas.

westworld4

O Westworld é basicamente um parque de diversões para adultos e crianças que desejam usufruir das aventuras no velho oeste desde a passeios de charrete, algo mais simples e corriqueiro, até a caçar e prender bandidos perigosos. É uma oportunidade para aqueles que não viveram essa época de sair da sua zona de conforto e criar novas aventuras num lugar com anfitriões, como são chamados os robôs, que não vão te julgar caso você decida ter um conduta mais violenta, por exemplo. Na verdade, os convidados são instruídos desde o princípio que os anfitriões não sabem o que está acontecendo e não podem reter memórias, logo, após alguma eventualidade eles voltam para a base de operações e são remodelados, tendo as lembranças apagadas e colocados de novo em campo.

westworld3

Só que as coisas começam a mudar quando a personagem Dolores, vivida pela atriz Evan Rachel Wood, passa a sair do caminho previsto e decidir coisas por conta própria. Em nenhum momento os anfitriões podem saber da realidade que vivem, pois eles foram criados tendo uma certa consciência do mundo e entenderiam perfeitamente o que é feito com eles. E óbvio que ninguém aceitaria isso. Ao mesmo tempo, estão conseguindo acessar narrativas antigas que foram supostamente deletadas de seu sistema. Como isso está ocorrendo? Quem está alterando a programação dos anfitriões?

westworld8

Do lado de lá, o criador de tudo vivido por Anthony Hopkins quer continuar tendo pleno controle das narrativas, as histórias que são criadas dentro de Westworld e a que sem saber, os convidados e anfitriões seguem tal qual seria num livro. Só que o controle geral Delos, que podem ser considerados uma espécie de acionistas do empreendimento, querem remover Ford da sua função com medo que ele sabote tudo e acabe com o parque de uma vez. Para isso decidem mandar a Diretora Charlotte Hale interpretada pela atriz Tessa Thompson para tentar mostrar que Ford perdeu o controle de suas narrativas e consequentemente de seus anfitriões numa cena quase que gratuita de violência. Sendo que há a possibilidade remota de Ford ter previsto esse ataque dos acionistas e na verdade ter reprogramado seus anfitriões para o protegerem ao ganharem consciência e vontades própria, mantendo-o assim como soberano intelectual do parque. O que justificaria o comportamento tido como estranho por parte dos anfitriões e que foi apontada pela equipe de Controle de Qualidade e que se comprova na revelação do episódio 07 com Bernard (Jeffrey Wright) sendo também um dos anfitriões e que foi introduzido nos bastidores do parque como outro funcionário qualquer, sem o menor indício de que ele era mais uma criação de Ford.

westworld5

O que implica que Dolores seja a contraparte de Bernard, protegendo Ford de dentro do parque ao procurar sua origem, ou seja, a primeira narrativa da qual ela participou e está tendo essas lembranças. Mas, como a própria disse no episódio 7, ela não é a chave para desvendar os mistérios de Westworld.

Tudo bem, mas o que seriam esses mistérios que o título do artigo menciona?

westworld6

De princípio a natureza do personagem do Ed Harris que até o momento não foi explicada. Não sabemos nem o nome dele! Só que é um convidado, como deu para notar em seu encontro prévio com Ford, entretanto, ao mesmo tempo, parece conhecer mais da história do lugar e ter vivido aquilo ali muitas e muitas vezes do que os demais convidados. Teria ele alguma ligação direta com Arnold, parceiro de Ford e também idealizador do parque? Sem mencionar o famigerado labirinto que ele tanto quer encontrar. Mas, o que isso significa e o que espera encontrar lá, são incógnitas. A única coisa que ele diz é que é o centro de Westworld e que vai liberar um jogo mais denso. Talvez seja um centro de comando escondido por Arnold e que liberte todos os anfitriões, como ele mencionou ao personagem de Lawrence alguns episódios atrás.

westworld9

Tem ainda a teoria de que estamos vendo duas linhas cronológicas diferentes, sendo que uma está centrada no personagem de Ed Harris e a outra estaria centrada em Dolores. Ou mesmo que a confusão de histórias se deve ao fato de estarmos acompanhando os delírios da Dolores tentando encontrar o lugar dos seus sonhos e por isso a enorme profusão de convidados e anfitriões indo e vindo.

Outro mistério seriam as verdadeiras intenções de Ford em relação ao destino do parque. Será que o criador quer por fim libertar suas criaturas ou só ser deixado em paz naquele mundo pseudo-virtual? Ou pelo contrário, será que ele quer dar mais liberdade de escolha aos anfitriões de modo que possam mudar as narrativas quando bem entenderem?

westworld10

E no que o plano de Maeve (Thandie Newton) vai acarretar para ela e os demais anfitriões? Estaríamos observando um possível motim acontecer? Porém, se eles podem ser desligados com manusear de telas e comandos de voz, o fato dela ter se aliado a dois técnicos não complicaria ainda mais a situação tanto dela quanto dos demais?

No momento podemos apenas especular e aguardar os próximos três episódios que vão encerrar a temporada com a certeza de que possivelmente alguma ou nenhuma teoria apresentada pode estar certa.