Share
Pantera Negra: conheça melhor o personagem!

Pantera Negra: conheça melhor o personagem!

EDIT: Originalmente publicado em 05 de Maio de 2016.

Tal qual a DC Comics, o universo da Marvel Comics possui a sua cota de heróis e heroínas os quais ouvimos falar pouco. Só mesmo aquele fã antigo conhece a origem de personagens como Homem-Formiga, Doutor Estranho e Pantera Negra, figuras que apareceram ou ainda vão aparecer em algum filme da Marvel Studios.

O personagem deste post deu o ar de sua graça recentemente em Guerra Civil e muito breve terá seu próprio filme solo. Enquanto isso não acontece, vamos conhecer melhor o Rei T’Challa, também chamado de Pantera Negra e que foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1966.

black-panther-cap-civil-war-173587
Chadwick Boseman como Pantera Negra.

T’Challa é filho do Rei T’Chaka que governa Wakanda, uma nação africana muito desenvolvida tecnologicamente e que possui reservas enormes de vibranium. Por conta disso, torna-se alvo de outras nações que desejam usufruir dos conhecimentos e riquezas de Wakanda. Porém, uma negociação não dá certo e o Rei T’Chaka é assassinado. Como ainda era muito novo para reinar, T’Challa se afasta e recebe a ajuda de Ororo Monroe com quem viria a se casar mais tarde. Ele então vai estudar na Europa e se torna PhD. em Física e acaba retornando para Wakanda a fim de realizar seus deveres como regente. Entretanto não é assim tão fácil se tornar o Pantera Negra. T’Challa deve submeter-se à vontade do Rei Pantera que determinará se ele é digno ou não de vestir o manto. O desafiante não apenas passa no teste, como ganha poderes extras, tornando-se quase um super humano e passa a poder ser chamado de Pantera Negra, o novo Rei de Wakanda. [Curiosidade: Ao tornar-se o novo Pantera Negra ganha o poder de extrair toda força, experiência e conhecimento dos seus antecessores caso necessário]. O cargo não é lá tão fácil, óbvio, e T’Challa se vê forçado a tomar lados em uma guerra e escolher Dora Milaje e seu harem como novos agentes para o serviço secreto de Wakanda, tendo em vista que o posto era ocupado por seu meio-irmão e os Cachorros de Guerra que são depostos quando T’Challa retorna à Wakanda.

panteran3
T’Challa explicando ao Coisa como funciona se tornar o Pantera.

O personagem sempre procurou ficar de fora das maiores brigas que existiram no universo Marvel, e só interferiu naquelas que ameaçaram diretamente a sua nação ou as quais ele tenha sido chamado. Foi assim com os Inumanos, o Quarteto Fantástico (ex. Fantastic Four #60) e até mesmo com os Vingadores. O Capitão América pede sua ajuda para derrotar o Barão Zemo e no fim da batalha o convida para fazer parte do grupo (ex. Avengers #51), algo semelhante aconteceu no filme que está em cartaz nos cinemas. O Pantera Negra acaba fazendo parte de outros embates famosos dos Vingadores como a luta contra o Visão, que foi criado pelo Ultron e eventualmente acaba se unindo à equipe.

panteran5
Demolidor e Pantera Negra se unem para salvar os Vingadores.

Mesmo assim, ele é uma figura mais comum no universo do Quarteto Fantástico e do Demolidor, indo ajudar Richards e companhia contra o Doutor Destino na guerra contra a Latveria, por exemplo. Quanto ao Demolidor, os dois se uniram algumas vezes (ex. Daredevil #69) nos quadrinhos para derrotar figurões que estavam ameaçando a paz na Cozinha do Inferno.

panteran1
O conselho dos Illuminati.

Wakanda ainda é palco da reunião dos Illuminati formada pelo Homem de Ferro, Reed Richards, Professor Xavier, Namor, Doutor Estranho e Raio Negro a fim de decidir o que fazer com o Hulk que estava se tornando uma ameaça frequente. Pantera deixa claro que discorda do que foi acordado ali e que as consequências seriam graves. A reunião resulta no arco do Planeta Hulk que ocorre em paralelo com Guerra Civil e é considerada por muitos uma espécie de prelúdio da saga da Marvel Comics. [Curiosidade: Cada um dos membros dos Illuminati representa um aspecto da sociedade e seu ponto de vista, por isso mesmo que eles foram escolhidos.]

Ainda durante a Guerra Civil, T’Challa decide se casar com a Ororo e convida tanto o Tony Stark quanto o Steve Rogers afirmando que ali é território neutro e que eles devem respeitar. Os dois não conseguem manter a civilidade e antes que algo de grave ocorra se retiram desejando felicidades ao casal. Porém, como o Ato do Registro continua em vigor, Ororo se vê obrigada a assinar apesar do seu status que lhe asseguraria uma imunidade diplomática. O casal acaba escolhendo se unir ao Capitão América e aos Vingadores Secretos. 

panteran6
Black Panther #18 chamada de Cease-Fire (cessar fogo) no meio da saga de Guerra Civil.

Infelizmente, a vida do Pantera Negra sempre beirou a destruição, se envolvendo com tantos inimigos e quando os Skrulls atacam Wakanda ele consegue controlar a invasão ao absorver conhecimento suficiente sobre a raça a fim de usar isso contra eles. Com a ajuda da Tempestade eles derrotam o General Skrull e livram Wakanda da invasão, apenas para cair nas mãos de Namor e Doutor Destino, onde o T’Challa é atacado e fica em coma, restando a sua irmã Shuri vestir o manto de Pantera Negra e reinar Wakanda. Ele então oferece refúgio aos Vingadores (Avengers vs. X-Men) em Wakanda, o que provoca a ira de Namor que decide inundar a nação a fim de encontrar a equipe, levando T’Challa a nomear os X-Men como inimigos de Wakanda. Com isso, chega ao fim o casamento de Ororo e T’Challa, onde a mutante precisa escolher um lado e decide ficar a favor dos seus. Posteriormente o exército de Wakanda consegue destruir Atlantis em um ataque sorrateiro, todavia, a nação passaria a carregar um desgosto enorme por conta desse ataque.

O começo do fim entre Ororo e T’Challa em Avengers vs. X-Men

O que só piora quando mais tarde, em Guerra Infinita, o Thanos junto com Namor, que lhe jura lealdade, decidem atacar a Cidade de Ouro em Wakanda e tomar posse de Necrópolis: a cidade dos mortos. Como T’Challa e Namor fazem parte dos Illuminati, cujos segredos não podem ser revelados a ninguém, o Rei é traído pelas guerreiras do Dora Milaje que contam a sua irmã que os dois estavam de conluio, fazendo com que Shuri proíba o irmão de voltar a pisar em Wakanda.

Porém, é só no arco de Times Run Out que o Pantera Negra finalmente consegue se vingar do Namor, não sem antes perder Shuri que se voluntaria para conter os ataques da Black Order em Wakanda enquanto o irmão se une aos Vingadores em um plano para atrair e capturar o Namor.

Shuri expulsando o irmão de Wakanda

No último arco em Guerras Secretas, antes de ganhar seu título solo, o Pantera Negra e outros heróis são salvos pelo Doutor Estranho que os acorda oito anos após a destruição do multiverso. Eles agora estão num planeta chamado de Battleworld que é composto pelo fragmento das realidades que foram destruídas e é governado pelo Doutor Destino. Depois de reunir alguns artefatos mágicos que pertenceram ao Doutor Estranho, começa uma luta contra o vilão que foge para outra dimensão, restando a T’Challa se agarrar a gema da realidade que o leva de volta para uma Wakanda em construção.

A revista do Pantera Negra voltou a ser lançada em Maio de 2016 e a primeira edição vendeu mais de 300 mil exemplares de acordo com o site The Hollywood Reporter.

panteran4
Capa variante da nova revista do Pantera Negra.

Escrita pelo ganhador do National Book Award Ta-Nehisi Coates e ilustrada pela lenda viva Brian Stelfreeze, a nova era do Pantera Negra começa com o arco “A Nation Under Our Feet” e a dramática revolução do habitantes de Wakanda que perderam a confiança em seu líder após tantos eventos catastróficos que foram citados acima.

Coates é bastante conhecido por seu engajamento político e é esse o exato teor que este arco possui. Ao todo são 12 edições que narram a trama onde T’Challa deve aprender que o povo de Wakanda necessita mais do que um Rei ou de um líder o qual possam confiar e que devido ao levante do grupo terrorista intitulado O Povo, além da revolta das guerreiras do Dora Milaje, não é nele que estão depositando suas esperanças como costumava ser. A duras penas vai aprender que é preciso bem mais do que um título para ser Rei; é preciso conhecer e reconhecer quem você é, desde suas falhas até suas qualidades.

fonte parcial: marvel.wikia.com