Share
“Pequena Grande Vida” – Um filme para mentes nada pequenas

“Pequena Grande Vida” – Um filme para mentes nada pequenas

O Dr. Jorgen Asbjørnsen (Rolf Lassgård) descobre a formula para transformar humanos em pequenos humanos de 12cm, e com isso uma nova ideologia de vida sustentável é iniciada.

As microcomunidades além de gerar menos lixo e consumirem menos alimentos, têm uma microeconomia própria onde uma família de classe média americana, se diminuída seria rica.

Paul Safrânek (Matt Damon), entusiasta da ideia desde o seu começo, decide junto com sua esposa Audrey (Kristen Wiig), passar pelo encolhimento em busca de uma vida melhor. Mas será que é realmente uma vida melhor?

Junto com seu excêntrico vizinho Dusan (Christoph Waltz), e a refugiada vietnamita Ngoc Lan (Hong Chau), será que Paul vai continuar em sua vidinha acomodada?

Pequena Grande Vida é um filme que tem tido num geral uma crítica mediana a ruim. Mas isso se dá porque é um filme que de forma leve, te faz refletir sobre temas sérios. E muitas pessoas mais acomodadas ao invés de refletir sobre os temas, apenas os veem como uma sátira.

A que custo ?

Porque encolher? A ideia original do Dr. Jorgen era sustentabilidade. Salvar o mundo reduzindo humanos, lixo e o consumo excessivo. Mas na prática, países encolhem seus presos contra a vontade, e pessoas encolhem porque na microeconomia possam ter vidas mais tranquilas. Estariam salvando o mundo ou apenas a si mesmos?

Sustentabilidade, problemas ambientais pelo impacto humano, a diferença entre classes sociais e até preconceito são os temas abordados pelo filme.

Pequena Grande Vida não pode ser considerado maravilhoso, mas também não é de todo ruim. Certamente não é uma opção para assistir em família querendo se divertir. Mesmo com seus pontos cômicos, a alma do filme está na reflexão que ele causa.

Um dos pontos bons é que ele foge do óbvio. É difícil ‘prever’ para onde o roteiro está se encaminhando, o que é positivo.

Aqueles que se abrirem para refletir certamente terão uma ótima experiência. Mas na certa as pessoas de mente pequena, vão encontrar mais dificuldade em aceitar tantas verdades sendo mostradas num filme despretensioso.

Pequena Grande Vida estreia dia 22 de fevereiro nos cinemas!

Ficha Técnica
Diretor: Alexander Payne
Roteiro: Alexander Payne, Jim Taylor
Elenco: Matt Damon, Christoph Waltz, Hong Chau, Kristen Wiig, Rolf Lassgård, Ingjerd Egeberg, Udo Kier, Søren Pilmark, Jayne Houdyshell, Jason Sudeikis, Maribeth Monroe, Phil Reeves, Neil Patrick Harris, Laura Dern
Duração: 2h15