Share
Premiere: “Incorporated” um projeto entre Damon e Affleck

Premiere: “Incorporated” um projeto entre Damon e Affleck

Estreia hoje no canal Syfy a série em parceria entre os amigos de longa data Matt Damon e Ben Affleck que mistura drama com ficção científica. O primeiro episódio foi disponibilizado online uma semana antes da estreia oficial e o episódio piloto se chama Vertical Mobility.

No ano de 2074 uma mudança climática radical espalhou a miséria ao redor do planeta causando assim  o declínio de governos e a ascenção de grandes corporações multinacionais que tem o controle de 90% do planeta. Porém, essas mesmas empresas lutam entre si para manter o mercado em alta e ter acesso aos recursos naturais restantes do adversário. Em meio em tudo isso está o protagonista Ben (Sean Teale) que esconde um segredo, ter vindo do outro lado do muro e assumido uma identidade falsa para procurar e resgatar sua antiga namorada. Ele agora trabalha para uma dessas multinacionais e ainda por cima é casado com a filha da Presidente (Julia Ormond). Enquanto isso, do outro lado do muro as pessoas travam batalhas diárias para conseguir sobreviver diante de tanta pobreza e miséria que é ignorada pelos atuais governantes. Entretanto, Ben não é o único com segredos e há mais mistérios por trás dessa fachada corporativa do que sequer imaginamos.

incorporated4

O conceito de Incorporated mistura os filmes Elysium e Gattaca e expande as histórias para comportar num seriado de 13 episódios. Entretanto, tantas explicações não vão ser encontradas nesse primeiro episódio da série que foca apenas em Ben sem dar muita chance para desenvolver outros personagens e suas histórias. Conseguimos aprender apenas que ele está mentindo sobre quem é e que de alguma forma obteve um passe para sair da pobreza e se unir aos mais afortunados. Como isso aconteceu, é uma incógnita. O episódio possui um ritmo eletrizante, com momentos tensos e outros mais curiosos.

incorporated2

A série abusa da visão de mundo distópico e como o futuro vai viver basicamente de aparências. Isso é possível de identificar na personagem da atriz Allison Miller que vive Laura, esposa de Ben. Uma médica conhecida, Laura passou por uma experiência traumática que é brevemente comentada por sua mãe e desconta essas lembranças e outros momentos de angústia e ansiedade fazendo cortes nos braços o qual esconde rapidamente graças a avançada tecnologia. Laura quer ter um filho e até isso está sendo controlado pelas corporações. Só conseguiu uma permissão devido ao alto cargo que sua mãe ocupa em uma dessas corporações. Porém, isso é apenas um risco na superfície da série.

incorporated3

Ao que parece Incorporated, uma criação de David e Alex Pastor, vai explorar mais do mundo corporativo, daí o título da série, colocando um “excluído” para derrubar essa e talvez até outras empresas. Como isso será feito é que é a grande pergunta. Espero ao menos que seja bem elaborado.