Share
“Promised Neverland” – Não subestime as crianças

“Promised Neverland” – Não subestime as crianças

Promised Neverland reacendeu a chama que estava apagada de alguém que costumava assistir a muitos animes. Ainda gosto dos mesmos títulos que gostava antes, porém, perdi o interesse em procurar novos. Até que me indicaram esse anime que no original se chama Yakusoku no Neverland.

Promised Neverland é baseado no mangá criado por Kaiu Shirai e com arte de Posuka Demizu. A trama gira em torno desse orfanato com crianças de várias idades que de uma hora para outra são enviadas para famílias adotivas. Eles não recebem visitas. O único adulto por perto é a figura da cuidadora a quem chamam de Mama. Vivem nessa enorme fazenda, realizando testes de aptidão e seguindo algumas regras. A principal delas é “não se aproximar da grade”. Numa noite, a mesma em que a pequena Conny é enviada para a família nova, Emma e Norman quebram a principal regra. Os dois decidem que a irmã não pode ir embora sem seu bicho de pelúcia.

Promised Neverland 1

Eles ultrapassam a grade e descobrem o que não deveriam: o corpo sem vida de Conny. Assustados eles se escondem mas ouvem a conversa de Mama. Figuras esguias guardam o segredo do orfanato: uma fazenda sim, mas as crianças são o gado. E essas figuras? Demônios que se alimentam deles. E agora? O que fazer? É quando os dois decidem que precisam fugir dali e levar todas as crianças. Será que vão conseguir?

A princípio os traços fofos de Promised Neverland pode enganar o espectador. Mas, não demora muito isso fica para trás. A atmosfera de tensão e horror paira constantemente sob as crianças e o que vão ter que enfrentar. Sem esquecer das contantes incertezas que possuem sob o plano e as lacunas que precisam preencher. A cada passo novo dado, outro obstáculo surge que precisam superar. Tudo isso antes de mais algum deles ser despachado para consumo dos demônios. É onde surge outro ponto de incerteza do espectador: as habilidades das crianças.

Promised Neverland 2

Como existem muitas crianças envolvidas e Promised Neverland dá voz a quase todas, o foco reside em três personagens: Norman, Emma e Ray. Juntos eles criam um plano para conseguir fugir dali. Só que nem todos estão de comum acordo, é quando o holofote da história vira para Emma. A menina de apenas 11 anos é a responsável por conduzir boa parte da trama mesmo quando não está presente em cena. Tudo o que Norman ou Ray decidem fazer é pensando nela. Nas suas vontades, desejos e bem estar. O que acaba por criar um equilíbrio nos acontecimentos e na forma que a trama é desenvolvida. Mas isso não tira a importância de Norman e Ray da história. Ao longo de 12 episódios o espectador embarca nessa aventura sombria e torce para que as crianças consigam escapar de um destino cruel.

Promised Neverland 3

Promised Neverland estreou recentemente no serviço de streaming Crunchyroll e já tem uma segunda temporada prevista para 2020. Enquanto isso não acontece, o mangá continua sendo publicado com mais de 100 capítulos disponíveis. Ao que tudo indica, as aventuras deles está bem longe de chegar ao fim.


SPOILER – O QUE ACONTECE DEPOIS?

As crianças conseguem fugir e chegam com dificuldade na floresta. Lá eles são salvos por dois demônios que se recusam a comer humanos e aprendem mais sobre o mundo que está dividido entre o lado dos humanos e o lado dos demônios, o qual eles vivem. As fazendas fazem parte de um acordo para acabar com as guerras e ataques dos demônios. Assim, as crianças são geradas unicamente para esse fim, o de alimentação. Emma e Ray continuam atrás de William Minerva e encontra o abrigo o qual a caneta aponta. Tem outro sobrevivente vivendo lá e isso dá origem a um outro arco na história, o do Lago Dourado que dura até o capítulo 100 do mangá. Foram lançados até o presente momento 138 capítulos e existem 14 volumes publicados.