Share
Punho de Ferro: conheça melhor o personagem!

Punho de Ferro: conheça melhor o personagem!

A parceria de séries entre Marvel e Netflix começou com Demolidor, um herói até bastante conhecido e daí para frente, pode-se dizer que caiu um pouco na obscuridade e decidiu dar uma chance a personagens que tem figurado mais nos bastidores dos quadrinhos. Personagens com muito potencial, mas que acabaram caindo no esquecimento e sendo deixados de lado.

E Danny Rand faz parte dessa lista bem ao lado do nome do Luke Cage, já que os dois foram parceiros lá na década de 70 e 80 em Power Man andIron Fist e depois em Heroes For Hire, um quadrinho que durou pouquíssimo tempo e os dois, ironicamente, passaram a viver de bicos em títulos de outros heróis durante anos. Mas, quem é o Punho de Ferro?

ironfist7
Volume #1 de Iron Fist: The Living Weapon

Daniel Thomas “Danny” Rand foi criado por Roy Thomas e Gil Kane em 1974 como praticante ávido de artes marciais e usuário de uma força mística conhecida como Punho de Ferro, que permite que ele concentre seu chi em alguma parte do corpo, nesse caso, os punhos. O personagem também possui um humor bem peculiar e sarcástico. Ok, e como ele conseguiu esse poder?

ironfist11
A luta contra Shou-Lao para conseguir o poder do Punho de Ferro

Seu pai, Wendell Rand, conheceu a mística cidade de K’un-Lun que só aparecia nos Himalaias uma vez a cada década e foi fundada a milhões de anos por seres de outro planeta e governada por eles, os descendentes de um poderoso ser chamado Dragon King. Esses descendentes, por sua vez, respondiam ao Mago Supremo Mestre Khan. Rand acaba caindo nas graças do líder do local ao salvar sua vida e é adotado por ele como seu herdeiro, o que não agrada em nada o filho biológico de Lord Tuan, Yu-Ti. Rand se casa com e tem uma filha e após uma batalha consegue o direito a clamar o poder de Shou-Lao’s, o Punho de Ferro, mas recusa. Anos depois, ao retornar ao local com a família são atacados e sua esposa morre, deixando Rand em profundo estado de depressão decidindo que é hora de voltar para casa tornando-se um famoso empresário e casando de novo, onde dessa união nasceu Danny.

ironfist8
A mística cidade de K’un-Lun

Anos mais tarde Wendell decidiu levar a família a K’un-Lun na companhia de seu sócio, Harold Meachum. Wendell escorrega em um penhasco e fica pendurado, pedindo ajuda de Harold que se nega, num clima bem Mufasa e Scar, derruba de vez o sócio com a certeza de que agora iria controlar todos os negócios. A mãe de Danny também é vítima nos Himalaias e o garoto se vê sozinho, sendo resgatado pelos habitantes de K’un-Lun. Meachum, que ficou bastante ferido depois dessa viagem, descobre que Daniel está vivo e jura se livrar do último que coloca sua posição empresarial em risco, afinal Danny é o herdeiro de tudo.

ironfist10
Como tudo começou…

Óbvio que Danny jura se vingar da morte dos pais e começa a treinar artes marciais sob o olhar de Lei Kung, enquanto vive em K’un-Lun. Fica muito amigo de Miranda, sem saber que ela é sua meia-irmã e aos 19 anos desafia e ganha os poderes do Punho de Ferro numa luta que nenhum outro lutador jamais viu antes, onde Danny acaba com Shou-Lao, aquele que possuía os poderes antes dele. Mergulha seus punhos em uma brasa escaldante recebendo os poderes místicos do Punho de Ferro.

E, a partir daí, as vinganças começam.

Danny retorna para Nova York a fim de acertar as contas com Meachum que coloca um preço sob sua cabeça e ele acaba enfrentando vários mercenários pelo caminho, mas consegue chegar até Meachum e acaba poupando a vida do ex-sócio de seu pai ao ver o estado decrépito no qual ele se encontra. Entretanto, Meachum é morto por outra pessoa que coloca a culpa em Danny e ele encontra ajuda para limpar seu nome na ex-policial Misty Knight com quem se começa um relacionamento bastante conturbado, cheio de idas e vindas. Começa a trabalhar disfarçado, derrotando vários criminosos importantes e seu caminho cruza com o do Luke Cage quando o mesmo é forçado a eliminar Misty Knight.

ironfist9
O relacionamento com Misty Knight

Desde então, Danny tem feito muita coisa, inclusive conseguiu se curar de um câncer concentrando o poder místico do Punho de Ferro. Se recusou a assinar o registro do heróis, virando um fugitivo, fingiu ser o Demolidor e teve seu próprio quadrinho The Immortal Iron Fist entre 2006 e 2009, contando com 27 edições e culminando no declínio do império da família Rand. É então que passa a fazer parte dos Novos Vingadores, transformando-se em uma importante arma para o Olho de Agamotto depois do arco do Fear Itself, porém, tudo isso foi ‘apagado’ em Marvel NOW! e desde o começo desse ano Power Man and Iron Fist estão juntos de novo nos quadrinhos, além da série Iron Fist: The Living Weapon que é lançada desde 2014, também da era Marvel NOW!.

ironfist12
O retorno da parceria com Luke Cage

Punho de Ferro também figurou em várias animações da Marvel como também em games para diferentes plataformas. Em 17 de Março de 2017 a Netflix lança sua série solo com o ator Finn Jones no papel principal.

Indico para leitura os quadrinhos:

– Iron Fist Epic Collection: the Fury of Iron Fist (ISBN13: 9780785191643)
– Immortal Iron Fist: The Complete Collection Volume 1 (ISBN13: 9780785185420)
– Essential Iron Fist, Vol. 1 (Marvel Essentials) – (ISBN13: 978-0785115465)
– Power Man and Iron Fist Vol. 1: The Boys Are Back In Town (2016) #1-5 – (ISBN13: 978-1302901141)
– Power Man & Iron Fist Epic Collection: Heroes For Hire ((1978-1986)) – (ISBN13: 978-0785192961)

Todas essas edições possuem opção de compra física ou em ebook, podendo ser lido em devices como tablets, e-readers ou mesmo no computador.