Share
Rank MCU filmes de origem

Rank MCU filmes de origem

Com o lançamento do filme da Capitã Marvel nos cinemas, o rank do MCU sofreu algumas mudanças. E não me refiro a sua posição entre os outros 20 filmes, não. Mas sim a sua posição dentro dos filmes de origem. Afinal, não tem razão comparar o filme da Carol Danvers com Os Vingadores, por exemplo. São propostas completamente distintas.

Cabe aqui listar entre os filmes de origem, aqueles os quais nos apresentam os heróis em primeira mão. O que deixa de fora Pantera Negra e Homem-Aranha: De Volta ao Lar. O primeiro porque se trata da mitologia do herói e o segundo porque não houve (ainda bem) Tio Ben morrendo e Peter sendo picado pela aranha. E ambos nos foram apresentados em Guerra Civil. Logo, temos que pegar os demais filmes de origem.

A lista principal vai ser pautada em cima de preferencia pessoal. Em seguida os filmes vão estar na ordem de maior bilheteria mundial e no Brasil.

1º HOMEM DE FERRO

Depois de muito pensar cheguei a conclusão de que esse seria o filme para abrir a minha lista. Não apenas porque é o pioneiro nesse universo cinematográfico da Marvel. E sim por toda a construção bem elaborada para um filme de herói lançado em 2008. Continua tendo um peso importante e os efeitos envelheceram bem. Robert Downey Jr. está ótimo no papel, o passo a passo de como se tornou o Homem de Ferro é incrível, tal qual a forma que ele vai crescer e amadurecer junto com o traje e não me refiro ao reator preso em seu peito.

2º CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR

Agora a gente já sabe que ele não é o primeiro vingador porque o projeto de Fury ainda nem existia e na real a Carol Danvers é a vingadora original. Deixando isso de lado, ainda que a bilheteria não tenha sido lá aquelas coisas, é um filme de guerra bem construído e cujo personagem famoso soube evoluir em cena. Foi o primeiro passo para a crescente evolução que Steve Rogers teria nesse universo. Sem esquecer Peggy Carter que adoro.

3º GUARDIÕES DA GALÁXIA

I am hooked on a feeling. Muitos vão achar que Guardiões não se encaixa nessa lista, mas é sim um filme de origem, pois apresenta ao público a maneira como surgiu a equipe dos guardiões da galáxia. É um filme leve, divertido e com um universo inteiramente novo. São personagens ricos, bem diferentes um do outro, mas com ligações em comum e que cativam o espectador. A trilha sonora foi muito bem orquestrada e tivemos mais um vislumbre de Thanos que é o grande vilão dessa saga.

4º HOMEM-FORMIGA

Um filme de origem que não é reconhecido por muitos, na verdade até hoje algumas pessoas nem se deram ao trabalho de assistir, mas que particularmente gosto bastante. É uma comédia familiar divertida, com personagens inusitados, inteligentes e que destoa bastante do pé no saco que é Hank Pym nos quadrinhos. Sem esquecer de seu caráter duvidoso. Ter escolhido Scott Lang para ser o protagonista foi bem inteligente, assim como escalar Paul Rudd para viver o personagem. Cassie e Luis são outros dois personagens que deram mais cor ao filme.

5º CAPITÃ MARVEL

Depois de pensar e pesar muita coisa, decidi que essa deveria ser a posição do longa da primeira heroína do MCU no meu rank. O longa ainda que tenha erros, conta de forma diferente a origem de Danvers e como ela começou a se tornar a Capitã Marvel. Toda a atmosfera do filme nos anos 90 me traz boas lembranças e as caracterizações ficaram muito boas. A parceria dela com Fury e Talos é outro ponto que levei em consideração. E também gostei muito da Brie Larson no papel principal.

6º DOUTOR ESTRANHO

Bem provável que a presença de Benedict Cumberbatch tenha pesado na minha decisão. Mas, no geral, é um filme de herói diferente dos demais e se formos analisar a fundo meus escolhidos, um acaba não sendo igual ao outro, ainda que todos sejam filmes de origem de heróis. Por se tratar de magia, artes místicas, o longa aposta em muitos efeitos tridimensionais e elementos novos ainda não vistos nesse universo. O vilão deixa um pouco a desejar. Mas isso é uma característica comum que esses filmes tem.

7º O INCRÍVEL HULK

Bem provável que o filme solo do Hulk que não é nem o Mark Rufallo e nem o Eric Bana esteja nessa posição somente no meu rank pessoal. No mais é um filme bem montado, onde Edward Norton retrata um Bruce Banner mais introspectivo e comedido que o de Rufallo. Todo o envolvimento do General Ross, assim como a aparição do Abominável faz com que o longa tenha seus pontos positivos. A computação gráfica foi bem feita também e as cenas de embate, seja contra o exército ou o Abominável prazerosas de ver.

8º THOR

E por último está o filme do Deus do trovão, Thor Odinson. Coincidentemente foi o único que não me empolguei para assistir no cinema. Talvez isso tenha pesado na minha decisão. No mais o filme se salva pelo papel de Tom Hiddleston como Loki, pois o próprio Thor se mostrou apático e demorou até que o ator estivesse de fato confortável no papel. É um longa com grandes nomes como Anthony Hopkins, Rene Russo e Natalie Portman. Só que tanto a montagem quanto a edição pareciam se desencontrar em alguns momentos. É bom, mas poderia ter sido melhor.

BILHETERIA

As informações referentes aos números da bilheteria foram retirados do site Box Office Mojo e são da bilheteria mundial, quanto cada filme fez mundialmente e quanto cada um fez no Brasil. Ambos são números totais de arrecadação de bilheteria. Tem alguns pontos interessantes a serem observados.

Primeiro é visível a péssima colocação O Incrível Hulk, outro fato é a boa colocação de Doutor Estranho aqui no Brasil. E como a bilheteria de Homem de Ferro e Homem-Formiga meio que inverte.

Esse é o rank de filmes de origem do MCU. Como ficou a sua lista?