Share
Ranking dos jogos de “Uncharted”

Ranking dos jogos de “Uncharted”

Hoje é o tão aguardado lançamento de Uncharted 4: A Thief’s end que, possivelmente, irá encerrar a longa jornada de Nathan Drake. Em antecipação a isso decidi fazer um ranking com minhas preferências dentre os títulos lançados e as razões de cada um estar nessa posição.

4 – Uncharted: Golden Abyss (2011)

Lançado para PS Vita, Golden Abyss é considerado um dos melhores games do portátil até hoje, mas sofre do problema de todo prólogo. Como um spin-off da série principal, o jogo traz uma história digna da franquia e adapta bem Uncharted para a telinha, focando-se no mito das Sete Cidades de Ouro abordada em uma aventura cronologicamente anterior ao primeiro jogo da série. Por se tratar de uma obra portátil e desenvolvida pela Bend Studio, Golden Abyss consegue cumprir com o prometido e trazer um jogo divertido, mas não chega aos pés do que a Naughty Dog fez em termos de gráficos, história, gameplay e apego aos personagens. Obrigatório para os fãs hardcore, dispensável para quem se satisfez com os outros games de Drake.

3 – Uncharted: Drake’s Fortune (2007)

O início da vida do Playstation 3 não foi muito promissor. Muitas franquias novas e desconhecidas, gameplays semelhantes e jogos genéricos não empolgaram o público gamer, mas quem conseguiu botar as mãos no primeiro Uncharted, certamente soube que ali havia ouro. Em uma época em que Lara Croft já virara piada nos games, Nathan Drake fez renascer a aventura ao estilo Indiana Jones, com diversão, trilha e câmeras cinematográficas e personagens que parecem tirados de um filme. Ainda que com gráficos datados se jogado hoje, Drake’s Fortune seria um game obrigatório se não fossem seus sucessores que aprimoraram muito o que foi apresentado neste game, deixando-o como um divertidíssimo e relevante ponto de origem de uma das maiores franquias da história dos games.

2 – Uncharted 3: Drake’s Deception (2011)

Julgar qual é melhor entre Uncharted 2 e 3 é cometer injustiças. Ambos são merecedores da maior nota e do melhor apreço do público. Minha escolha, porém, tem suas razões. Se Drake’s Deception tem gráficos melhorados, momentos mais intimistas, flashbacks do passado longínquo do protagonista, gameplay aprimorado e uma areia lindíssima, também é um game mais fácil em seus momentos finais e mais cinematográfico, ao ponto de dar menos controle ao jogador durante várias partes. Não pontos necessariamente negativos, talvez apenas marquem a falta de Neil Druckmann na direção – estava ocupado trazendo The Last Of Us à vida. A experiência da Atlântida das areias é extremamente válida com performances e enredo marcantes, o que fazem de Uncharted 3 figurar facilmente entre os dez melhores games do Playstation 3.

1 – Uncharted 2: Among Thieves (2009)

O game que fez Nathan Drake se destacar como ícone do Playstation ao lado de Kratos. Among Thieves foi revolucionário pois colocou Uncharted no patamar dos melhores, entregando interação entre personagens novos e interessantes e aumentando ainda mais o clima hollywoodiano da franquia. Trata-se de um game que aumenta em tudo o primeiro jogo, que já era bom, fincando o modelo Uncharted de gameplay com tiros, escaladas e quebra-cabeças a serem resolvidos em cenários lindíssimos mostrados de ângulos pontuais para criarem uma dinâmica épica. Stealth melhorado, gráficos melhorados, história, gameplay, tempo de furação, trilha, ambientação…Uncharted 2 é um jogaço, obrigatório para todo gamer. É o típico jogo que vale comprar um videogame apenas para jogá-lo.

Uncharted 4: A Thief’s End (2016)

A volta de Neil Druckmann no comando de Nathan e companhia foi aguardada ansiosamente. Em entrevista, o diretor já disse ser difícil a franquia continuar depois do fim dado ao quarto game. Trailers e imagens também mostram algo um pouco mais sombrio que condizem com o título do jogo. Pessoalmente, todavia, os pedidos para misturarem o realismo de The Last Of Us com o tom aventuresco de Uncharted soam-me perigosos. Investir em Drake é investir em diversão, em puro entretenimento, em contemplar uma bela e divertida produção, dessas que não apenas distraem e que possuem alto valor em uma visão mais ampla. O voto de confiança a Naughty Dog já tem e, pelo visto, Uncharted 4, estreia da franquia no Playstation 4, virá com tudo. Detalhismo, esmero na produção, cuidado com a história…resta saber se os atrasos do lançamento realmente tiveram sentido.