Share
Recap: “The Handmaid’s Tale” – Other Woman (02×04)

Recap: “The Handmaid’s Tale” – Other Woman (02×04)

Criei junto com meu irmão uma teoria de que o episódio quatro de qualquer série é crucial. E Other Woman provou mais uma vez que estamos certos.

Quase como se os três episódios iniciais fossem uma amostra do que está por vir. E então o episódio quatro chega e solidifica tudo. Ou torna-se o ponto de virada de situações. No geral, salvo algumas exceções, é isso o que acontece. Com Other Woman não foi diferente. Temos uma mudança direta no comportamento da personagem principal e como isso vai acabar influenciando nos próximos episódios.

Afinal, depois de sentir o gosto da liberdade, June está mais uma vez nas mãos do Gilead e eles não pretendem deixá-la sozinha tão cedo.

DUAS MULHERES

O título do episódio na real significa que há uma divisão entre quem é June e quem é Offred. Algo que vimos ser abordado outras vezes ao longa de ambas as temporadas. Toda vez que precisa lutar, mostrar sua posição, ela é a June. Porém, quando precisa encarar a realidade cruel em que vive e acatar ordens para sobreviver, ela é Offred.

Aqui, por imposição da situação, precisou voltar a ser Offred e esconder June de novo. Só que a situação chegou num ponto que talvez June não apareça mais tão cedo.

SENHOR E SENHORA

Não havia dúvidas de que as coisas na casa dos Watterford iria desandar com o retorno de Offred. Em especial com Serena que precisa fingir que aceita a aia. No começo ela realmente queria se entender com ela e ter uma convivência pacífica, mas aos poucos, encheu o saco. Só que sua posição não permite que ela faça o que quer fazer.

O que é um tanto irônico já que bem, ela mesma se colocou nessa situação. E o desejo pela criança é tão grande, que pode ser capaz de se anular por completo para ter o bebê. Sua relação com Fred não anda lá essas coisas e só posso imaginar como é a vida de casado. Outro ponto irônico para um casal que parecia se amar tanto. Desde que seus planos de regime se tornaram realidade, foram se distanciando cada vez mais. Essa comunidade a qual visionaram, intoxicou o relacionamento deles.

Fred está pronto para viver das aparências, como manda a nova cartilha, mas não acho que Serena possa suportar muito mais. Ela sempre pareceu ter mais fibra que o marido. E essa mentira toda de sequestro é mais para encobrir a bagunça que a vida deles se tornou.

RETORNO AO LAR

Ah a Tia Lydia estava ali para garantir que nada sairia do lugar. Nem Offred e nem Serena. Se antes ela se sentia uma prisioneira naquela casa, agora então grávida, a atenção vai ser triplicada.

Seu quarto está mais vazio do que o normal e até mesmo a Martha está se comportando estranhamente. Devolveu à Offred as cartas que ela pediu que passasse para frente ao demonstrar ter medo das consequências. Sempre foi calada, mas sua postura está ainda mais rígida e temerosa. O que será que se passou nos 92 dias os quais Offred esteve longe?

Bem, para comemorar o retorno da aia sequestrada, foi promovido um chá de bebê. E como um objeto, Offred foi posicionada na sala apenas para observar, enquanto Serena se deliciava com os presentes recebidos. Mas a aia não deixa por isso, mesmo com tantos pedidos da Tia Lydia. Vai cutucar Serena e deixar claro que não é ela quem gerou e nem que está carregando a criança. Quer pior vingança do que essa para uma mulher que sempre quis gerar um filho?

AS CONSEQUÊNCIAS

Foram 92 dias longe de Gilead. Com a chance de escapar tendo escorregado de seus dedos. O que será que aconteceu com o Mayday nesse meio tempo?

Primeiro foi a Martha, que afirmou ter ficado com medo e deixou no ar que a situação dentro da casa não estava boa. Depois ela leva um tapa desnecessário partindo de Serena, dando a entender que esse comportamento tornou-se padrão. Era onde a Esposa estava descontando a sua frustração por ter perdido a aia e o bebê. O segundo foi a declaração de Alma de que Mayday tem estado mudo e ela não faz ideia do que possa ter acontecido. Informação essa que deixa Offred ainda mais insegura e com menos vontade de lutar.

Porque as coisas já não estavam tão bem quando ela escapou. O próprio Omar falou sobre isso antes de tentar deixá-la naquele galpão abandonado no episódio Baggage. Que de alguma forma o esconderijo não era mais seguro e que eles estavam expostos. Foi tão real que os Guardas descobriram a pista de pouso e trouxeram Offred de volta. E teve mais. Descobriram que Omar e sua família tentaram ajudá-la e eles pagaram caro por isso.

Tia Lydia fez questão de mostrar a ela o corpo do homem pendurado no muro. Fazendo-o se declarar culpada pelo o que aconteceu a essa família. Agora a esposa iria virar uma aia e o menino foi enviado a uma família. Tudo culpa dela, a egoísta por querer fugir de um lugar tão maravilhoso. Sim, é sarcasmo.

Essa nova informação acabou quebrando as últimas esperanças de Offred em fugir dali mais uma vez. Quebrou as nossas também.

CONCLUSÕES FINAIS

Other Woman foi o episódio mais impactante até o momento. Em especial porque tudo o queremos é ver esse regime deposto e as aias livres para viverem a sua vida.

June só está nessa posição porque teve um caso com o Luke enquanto ele ainda era casado. Se ele tivesse terminado o casamento e então ficado com ela, talvez os três estariam vivendo naquela mesma comunidade que o Omar. Pessoas que estariam fora do radar de Gilead de uma certa maneira. Mas, será que ela conseguiria ficar quieta vendo Moira e outras sendo transformadas em aias? Creio que não.

O que leva a um outro ponto importante: aquela reunião do conselho com Fred e demais membros. Ali temos a informação crucial de que os membros do alto escalão de Gilead estão conversando com o Canadá. O país tem interesse no que eles estão fazendo. Mas eles se questionam a razão desse súbito interesse. E Fred deseja ser enviado para lá para conversar. Afinal, tanto ele quanto a esposa estiveram desde o início no levante do regime. Só que o Comandante Pryce (Robert Curtis Brown) não tem tanta certeza.

Será que veremos mais das intenções do Canadá em tentar libertar as pessoas que estão em Gilead como Luke mencionou em outro episódio? Por isso eles querem ter uma noção do que está acontecendo por lá? Até porque eles vivem recebendo refugiados.

Como vai ficar Offred agora? Será que sua luta acabou? Enfim vai se entregar por completo à Gilead? Espero que não. Apesar de sentir que ela está cansada de lutar.

The Handmaid’s Tale vai ao ar toda quarta-feira no serviço de streaming Hulu.