Share
Review: ‘Internet – O Filme’ mostra Youtubers de uma nova forma

Review: ‘Internet – O Filme’ mostra Youtubers de uma nova forma

gradebmaisQuando se fala de Internet – O Filme, a primeira coisa que passa na cabeça das pessoas é “Fizeram um filme de Youtubers?”. Sim e não!

Internet – O Filme estreia dia 23 de fevereiro e teve direção do Filipo Capuzzi Lapietra, conhecido por curtas premiados internacionalmente como Noite Perdida, O Golpe e a homenagem ao Steven Spielberg Discover. Com roteiro escrito por Rafinha Bastos, Dani Garuti e Mirna Nogueira, você encontra dentro de um cenário principal que é uma convenção de Youtubers, outros multiplots que são apresentados de maneira irreverente e divertida. Na coletiva de imprensa, eles frisaram que houve auxilio e sugestão dos próprios participantes para adaptação do roteiro e encaixe da proposta.

Como é um filme sobre a Internet e o comportamento social desenvolvido a partir disso, por mais que sejam utilizados grandes Youtubers do mercado nacional, eles não interpretam eles mesmos. Todos possuem um personagem que pode, ou não, ser parecido com a história e com eles. Para isso, todos passaram por preparação de elenco para conseguir interpretar melhor o seu personagem. Só temos que lembrar, que muitos têm tanto tempo de câmera quanto atores globais, quando produzem material para seus canais. Então para alguns, foi mudar “o tamanho da câmera” e aprender a ser conduzido na frente dela. O elenco inteiro não é composto só por Youtubers, mesmo alguns já tenham formação como ator, mas há grandes atores dentro da composição. O elenco principal é composto de: Rafael Cellbit, Mr Poladoful, Gusta, Teddy, Cocielo, Felipe Castanhari, Rafinha Bastos, Paulinho Serra, Cauê Moura, Nakada, Igão, Polly Marinho, Pathy dos Reis, Thaynara OG, Gabi Lopes, Maurício Meirelles, Micheli Machado, Vitor Meyniel, Mr. Catra, Fabio Herdford, Flavio Galvão, Antonio Pedro, Fernando Sampaio, Marcelo Laham, Isadora Aguillera, Palmirinha, Eduardo Estrela, Paulo Porto, Carol Barros, Tácio Schaeppi, PC Siqueira, Bryan Ruffo, Gordox, Suellen Barbosa, Jefferson Barbosa, entre outros.

A comédia, além de trazer histórias engraçadas de como alguém pode fazer sucesso sem querer na internet, apostas entre amigos, ou a fixação por likes e views; também traz uma crítica muito interessante para o produtor de conteúdo digital e o comportamento social das pessoas que assistem esses influenciadores. Você sai do filme com uma mensagem muito legal.

internetfil1

Dentro das 7 tramas contadas, a que mais me chamou a atenção foi a do Uesley, interpretado pelo Gusta, que é um Youtuber famoso, grande influenciador e super simpático e educado na frente dos fãs, porém nos bastidores demonstra ser uma pessoa completamente diferente. E isso nem pode ser considerado spoiler porque é notável nos 10 primeiros minutos do filme. Nessa história vemos a diferença de como uma pessoa pode ser uma coisa na frente das câmeras e dos fãs, e como pode se transformar em outra pessoa dependendo quem esteja perto dela. Tem uma crítica muito boa de como o estrelismo pode subir na cabeça, a guerra por likes, além da escravidão de querer sempre agradar o público e estar bem falado nas mídias.

É legal destacar a atuação do Rafael Cellbit, que fez um papel bem diferente do que ele é na realidade, do que mostra e faz em seu canal e mesmo assim mandou super bem estrelando sua história com o Mr. Poladoful.

internetfil2

Na coletiva de imprensa, eles contaram que um dos maiores desafios foi conciliar as agendas dos participantes. Como o próprio Rafinha Bastos disse que acha muito bom, os Youtubers não podiam deixar o seu corebusiness de lado, o seu canal. Sendo assim, filmar e produzir tudo em 6 meses, com agendas apertadas, recursos próprios, poucos patrocinadores e um elenco onde a maioria não é ator, deixa o filme muito mais enriquecido. E com certeza, a parceria de todos os envolvidos foi fundamental para o sucesso do projeto.

Se você tem preconceito com cinema nacional, vale a pena deixar isso de lado e ir ao cinema curtir uma ótima comédia nacional. Confira o trailer e vá se divertir no cinema!

legendagrades1