Share
Review: “Invasão Zumbi” inova fórmula batida

Review: “Invasão Zumbi” inova fórmula batida

gradebmaisEstamos cansados de assistir filmes e séries com a temática de zumbis e tudo cair quase sempre no mesmo conceito. Do nada, sendo culpa do governo ou não, uma epidemia começa a se espalhar pelo mundo e um determinado grupo de pessoas tenta sobreviver pelo menos ao dia seguinte.

Essas pessoas não se conhecem e nem sabem se podem confiar umas nas outras. Praticamente a premissa da série do Robert Kirkman The Walking Dead que teve uma queda brusca nos índices de audiência nesses últimos meses. Porém, o filme sul-coreano dirigido por Yeon Sang-ho deixa de lado uma série de clichês esperados para o gênero e procura focar somente nas cenas de ação e co-relação das pessoas que foram salvas da epidemia por estarem todas num trem a caminho da cidade de Busan, no original Train to Busan.

busan5

Começamos o filme acompanhando a saga de um pai empresário que precisa dedicar mais tempo a sua única filha. Atendendo a um pedido de aniversário, decide levá-la para ver a mãe que está morando na cidade de Busan, já que os dois estão separados. No caminho, algo que não é bem explicado acontece e a população começa a se transformar em zumbi, correndo e atacando outras pessoas e espalhando a epidemia. Contudo, os passageiros do trem só ficam sabendo do ocorrido bem mais a frente na viagem e é aqui que tudo passa a ficar tenso e complicado para eles.

Uma das inovações do filme é não sabermos quem de fato são os protagonistas. Logo, não é possível se apegar a nenhum personagem em específico facilitando para o espectador acompanhar a trama mais pelo contexto da história num aspecto geral, do que torcer para um ou outro personagem sobreviver. Nada impede que façamos isso, mas as probabilidades de acertamos que vive e quem morre está contra nós. Afinal, se trata de um filme sobre uma invasão zumbi e não sobre pessoas que sobreviveram a esse ataque. Favor não confundir para evitar a fadiga.

busan2

Do outro lado temos um cenário calamitoso no qual é possível esperar toda e qualquer reação das pessoas ou mesmo que elas nem reajam, fiquem em estado de choque. Aqui isso fica bem delineado e as tensões crescem por estarem todos confinados em vagões de trem, sem qualquer possibilidade de mudar a rota, tendo que seguir apenas em frente e torcer para não serem atacados no meio do caminho. Bem, acontece que em momentos assim é quando podemos esperar que o melhor e o pior do ser humano surja, tendo em vista que a sobrevivência está em jogo, mais fácil cada um preocupar-se com si mesmo do que com o bem do grupo. Ainda que as ditas ações sejam redirecionadas para o grupo, quando um fala mais alto ou demonstra uma atitude superior, mais lógico que o grupo siga suas orientações por necessitar que alguém os comande. E, se por um acaso surgir outra voz que queira debater com a primeira, vai ser vista como intruso, traíra, porque não se posicionou quando deveria e aquela pessoa obteve sucesso em convencer a todos de seus planos, que no final, só vão ajudar a ela mesma.

busan3

Invasão Zumbi agrega valor a títulos do gênero e desponta com cenas de ação eletrizantes e maquiagem simples, mas que convence o público. Além de conseguir apresentar novidades a uma fórmula bem conhecida de todos.

legendagrades1