Share
Review: “Jogo do Dinheiro” e o jornalismo de qualidade

Review: “Jogo do Dinheiro” e o jornalismo de qualidade

gradeaA questão com a maioria dos filmes é que nem sempre eles retratam a realidade de algo, apenas arranham a superfície. Filmes com temática de jornalismo tendem a não ser imparciais e geralmente mostram só um lado da história, seja ela baseada em fatos reais ou não. Jogo do Dinheiro, que infelizmente passou batido nos cinemas, aborda o jornalismo sensacionalista de outro ponto de vista.

Fato é que programas sensacionalistas sabem fazer bem o Jornalismo. Eles apenas optam por utilizar de uma linguagem diferente dos demais segmentos do gênero.

money4

Querem chamar atenção, se destacar entre muitos, nem que para isso precisem utilizar recursos e artifícios escusos, como garotas dançando seminuas, atirar objetos na câmera, sortear brindes para o espectador e vociferar palavras de ordem e autoritarismo, despindo-se por completo da veste do repórter tradicional e se tornando um simples apresentador.

Papel esse representado, e muito bem, por George Clooney que comanda um famoso programa de finança. Ele usa e abusa da sua autoridade dentro do estúdio para ditar como devem ser os quadros do dia, com quem e como ele deve falar, mesmo que sua produtora vivida por Julia Roberts tente lhe colocar rédeas e guia-lo por outro caminho. Não importa, ele faz o que quer, como quer e quando quer. E isso tem um peso direto no desenrolar do filme quando ações de uma empresa simplesmente somem do nada, deixando milhares de pessoas a ver navios. Uma dessas pessoas decide invadir o programa armado (Jack O’Connell) e acusa Clooney como um dos responsáveis. Até então, ele não tinha se dado conta, ou não quis enxergar, o tamanho da influência que o programa tinha. Que todos os seus discursos, mesmo que não acreditasse em uma palavra, tinha poder sobre aqueles que assistiam a ele diariamente.

money1

E o que fazer diante de uma situação dessas? Quando um homem armado passa a ter o controle da ação de todos num estúdio? Bem, reverter o caso a seu favor e transformar aquilo em jornalismo de qualidade. E é aqui que entra o expertise da produtora de Roberts.

A personagem é apresentada prestes a sair do comando do programa, após anos de dedicação. Essa é sua oportunidade de mostrar a todos o quanto é boa no que faz e passa a controlar, de forma calma e sistemática, todos que permaneceram dentro do estúdio, incluindo o próprio atirador que aos poucos vai saindo desse papel e tornando-se vítima. Junto com o restante da equipe, tenta encontrar a causa por trás do sumiço das ações e descobrir quem são verdadeiros culpados por esse golpe.

money5

Jogo do Dinheiro foi dirigido com maestria por ninguém menos que Jodie Foster. A atriz oscarizada soube elucidar bem tópicos pertinentes sobre a forma de se fazer televisão nos dias de hoje e como tais programas exercem sua influência midiática sobre as massas. A maneira como eles conseguem manipular informações, pessoas e distorcer ou clarear discussões. É uma amostra de jornalismo de qualidade, dentro da esfera do sensacionalismo nosso de cada dia.

legendagrades1