Share
Review: “O Homem nas Trevas” vai surpreender!

Review: “O Homem nas Trevas” vai surpreender!

gradeamaisFilmes independentes são sempre uma boa pedida, ainda que a maioria nem sempre veja as luzes apagadas de uma sala de cinema. Há um esforço genuíno para tornar o título mais significativo e interessante. Como é o caso de O Homem nas Trevas de Fede Alvarez, guarde bem esse nome.

Cansei de escrever sobre a necessidade de bons filmes de terror/thriller por aqui e, por enquanto, nenhum me satisfez com exceção agora dessa nova produção lançada pela Sony Pictures. O filme conta a história de três jovens que entram na casa de um senhor cego para assaltar e acabam ficando presos lá dentro devido a inúmeros problemas que não irei listar aqui ou perderia a graça.

dont3

O Homem nas Trevas concentra em sua maior parte na casa da vítima e consegue desenvolver a trama de forma inteligente, sem necessitar de tantos recursos ou cenários. Os quatro personagens principais se encaixam em claros estereótipos como a menina problemática (Jane Levy), o bad boy sedutor (Daniel Zovatto), o nerd que quer chamar a atenção da menina (Dylan Minnette) e a vítima isolada do mundo e com passado triste (Stephen Lang). Todavia, são estereótipos construídos de forma proposital a fim de conectar um personagem ao outro e ressaltar a importância deles dentro da trama. Não é recurso fácil de roteiro, como pode parecer a princípio, eles são assim porque funciona e faz todo sentido. Na verdade, só deixa a trama mais tangível, pois são pessoas comuns, vivendo problemas reais, seja financeiro ou de cunho familiar e por isso tomam atitudes drásticas, como invadir a casa de alguém ou protegê-la a qualquer custo. Com um conceito aparentemente bem simples, encaixando-se no tema “assalto que dá errado”, vai fazer com que o espectador prenda a respiração do primeiro ao último minuto.

dont1

Alvarez parece ter feito escola com clássicos do passado, não a toa seu filme mais conhecido atualmente é o falado remake de A Morte do Demônio, o qual utiliza a mesma atriz cujas expressões são bem características e úteis para o gênero. Entretanto, o jovem diretor tenta desconstruir o que conhecemos ao introduzir falhas em seus personagens e explorar isso sabiamente na trama. A menina problemática tem mais fibra do que parece, tal qual o nerd e, até mesmo a vítima não é tão inocente assim. E são essas nuances que dão o tom certo ao filme que custou pouco mais de $9 milhões de dólares, um valor considerado baixo para a produção de um longa, caminha para um faturamento até o momento de mais de $60 milhões, sendo que desse valor total $20 milhões foram faturados na semana de estreia. Um feito considerável para um filme pequeno e pouco divulgado.

O Homem nas Trevas aplicou bem a regra de menos, as vezes, é muito mais.

legendagrades1