Share
Review: “Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, O Filme” é nostalgia pura

Review: “Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, O Filme” é nostalgia pura

gradebmaisCharles Monroe Schulz está eternizado na memória de muitos adultos de maneira bem carinhosa. Schulz, que faleceu há quase 16 anos, é o responsável por nos presentear com personagens incríveis como Snoopy, Charlie Brown, Lucy, Sally, Linus e tantos outros.

Nas décadas de 60 a 90 foram feitas diversas animações e alguns especiais para a TV com esses personagens, porém desde o falecimento de seu criador nada grandioso havia sido produzido e os herdeiros não queriam dilapidar a herança deixada pelo pai. Felizmente, a equipe do estúdio Blue Sky fez algo inusitado e apresentou a eles a prévia de uma possível animação a qual adoraram e deram sinal verde para a produção completa de um longa.

O filme de Charlie Brown e Snoopy chega aos cinemas esta semana e promete encantar não apenas os adultos que cresceram com o Minduim e seu intrépido e criativo cão, mas também as crianças que certamente vão se deliciar com os percalços na vida do garoto que até hoje não consegue empinar uma pipa. E tudo aquilo que lemos nos quadrinhos foi inteiramente transportado para a tela do cinema e numa qualidade bem melhor, pois os roteiristas, ambos relacionados ao Schulz, conseguiram captar bem a cerne dos personagens.

peanuts-social2

Charlie e Snoopy são opostos um do outro e por isso fazem tanto sentido juntos. A ideia de que “o cão é o melhor amigo do homem” é posta como diretriz no longa ao mostrar os esforços do Snoopy para que seu amigo humano consiga ser bem sucedido no que almeja. E todas as cenas são embebidas em emoção e delicadeza. Mas não vá pensando que tudo gira em torno dos dois, pois outros personagens tem sua igual chance de brilhar como a Sally com suas tiradas irônicas e pensamento empreendedor, Lucy e seu mal humor característico, Marcie e sua paciência de jó com Patty Pimentinha, para citar alguns.

O enredo gira em torno do Charlie tentando impressionar sua nova vizinha, a lendária menininha ruiva, e fracassando em quase todas as tentativas. Num mundo paralelo Snoopy luta contra o Barão Vermelho para resgatar sua amada Fifi e uma equipe de Woodstocks está ao seu lado para ajuda-lo. Há ainda pequenos arcos durante o filme que vão se somando ao plot principal e que deixam um sorriso bobo no rosto do espectador. Especialmente quando misturam cenas do longa com imagens dos quadrinhos em movimento.

peanuts-movie

Peanuts: O Filme não apresenta nada de novo ou diferente daquilo que conhecemos, o que não significa que seja algo ruim, muito pelo contrário. O objetivo aqui é imortalizar de vez esses personagens e suas histórias tanto na mente daqueles que cresceram com eles quanto dos mais novos e, ensinar que nem é tudo é tão ruim quanto parece e que precisamos aprender a ver os dois lados da moeda. Portanto, dá para sermos Charlie e Snoopy ao mesmo tempo. Ou Lucy e Linus. Ou Sally e Charlie. Ou Marcie e Patty.

legendagrades1