Share
São 20 Easter Eggs direto de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”

São 20 Easter Eggs direto de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”

Estreou ontem mundialmente nos cinemas o aguardado reboot de um dos heróis mais emblemáticos da Marvel Comics, o Homem-Aranha. E assim como foi com as cenas pós-créditos de Guardiões da Galáxia vol.2, aqui estão os easter eggs mais importantes deste filme do aracnídeo.

1 – ABERTURA CLÁSSICA REPAGINADA

Ok, para alguns isso pode não ser lá um easter egg de explodir cérebros, mas, para os fãs antigos foi o que conectou-os ao filme mais rápido. O compositor Michael Giancchino fez questão de utilizar a trilha sonora da animação exibida na década de 60 e que foi composta pela dupla Paul Francis Webster e J. Robert Harris. Porém, a versão de Giancchino não possui letra e apenas melodia e utilizou uma mistura de diversos instrumentos clássicos e outros mais modernos para deixá-la com uma cara atual e jovem.

2 – UM FILME POR PETER PARKER

Qual a melhor maneira de situar o espectador com tudo o que aconteceu para que Peter fosse parar lá na Alemanha e lutar ao lado de Tony Stark e demais heróis? Um vídeo caseiro, é claro. E como bom adolescente Peter fez bom uso do seu celular e gravou todos os acontecimentos numa espécie de curta-metragem que é exibida antes do início real do filme. Quase como um resumo. Quase. Vemos o começo da sua relação esquisita com Happy (Jon Favreau), seus comentários durante a luta no aeroporto e outros comentários divertidos.

3 – APRENDENDO SOBRE A HISTÓRIA ATUAL

Se com tudo o que anda acontecendo no Brasil as pessoas fazem piadas em como os professores de história vão explicar isso nas salas de aula, no mundo fictício do aracnídeo é a mesma coisa. Enquanto Peter ao vídeo que fez da viagem com o Homem de Ferro, sua professora está tentando ensinar aos alunos sobre o Acordo de Sokovia e no que isso implicaria para os heróis e também para o resto do mundo.

4 – DIRETO DA SEGUNDA GUERRA

Quem prestou atenção deve ter levado um susto ao ver quem era o Diretor Morita na escola do Peter. O ator Kenneth Choi interpretou um dos membros do Howling Commandos do Capitão América e aqui interpreta provavelmente o neto desse mesmo personagem. Há inclusive uma foto em seu escritório do avô ao lado do Capitão em tempos de guerra e dos demais membros da equipe.

5 – BOM DIA BETTY BRANT!

Aqueles dois alunos apresentando uma espécie de telejornal sem qualquer ânimo pode não parecer nada a princípio. Mas, na verdade, Betty está apenas galgando seus primeiros passos como Jornalista, pois no futuro vai trabalhar no Daily Bugle junto com o Peter. Ela chegou a aparecer na trilogia inicial sendo interpretada por Elizabeth Banks e nos quadrinhos tem um relacionamento com Ned que não funciona muito bem.

6 – OS COLEGAS DE CLASSE

Ainda falando dos colegas de classe do Peter, dois deles não são exatamente cópias fiéis de personagens, mas sim a mistura de alguns.

Para começar Ned é uma mistura de dois personagens, o próprio Ned que era amigo do Peter e depois se torna um vilão, o Hobgoblin e mais recente na linha Ultimate seria uma versão de Ganke Lee, o melhor amigo de Miles Morales. Já Michele deixou uma bomba para todos analisarem, faltando poucos minutos para encerrar o filme, ela diz que seus amigos a chamam de MJ, nos fazendo lembrar de imediato de Mary Jane Watson, a grande paixão de Peter e com quem ele casa e tem até uma filha como está acontecendo em Renew Your Vows. Ela possivelmente é uma MJ e não a MJ clássica que todos estão esperando.

7 – CAPITÃO AMÉRICA FUGITIVO E LITERATURA

Aqui vão dois easter eggs em um. Os alunos são obrigados a assistir a um vídeo institucional do Capitão América com o seu traje clássico os incentivando a praticar esportes porque isso faz bem e fez para ele, vocês conhecem esse tipo de discurso. Nessa cena vemos que Michelle está sentada logo atrás de Peter e Ned lendo um livro chamado On Human Bondage publicado em 1915 por Somerset Maugham. Pode não parecer nada, mas a trama do livro gira em torno de um garoto órfão que vai morar com os tios e logo demonstra ser alguém muito inteligente. Parece familiar, certo?

Depois quando Peter fica em detenção, vemos outro vídeo institucional do Capitão América no qual o Treinador comenta que eles provavelmente nem deveriam ouvir o que ele diz por se tratar de uma pessoa foragida. A importância dele continua mesmo estando contra os Acordos de Sokovia e toda a briga que vimos em Guerra Civil. Ou talvez o Diretor apenas alimente uma admiração pessoal por Steve depois de ter escutado algumas histórias de seu avô.

8 – STAR WARS DE NOVO

Este pode parecer pequena, mas sabemos que é bem, bem, bem difícil inserir qualquer referência ao universo criado por George Lucas sem passar por um rigoroso processo de requerimentos. E graças ao fato que a Disney detém os direitos, vimos uma referência à O Império Contra-Ataca quando Peter se refere a cena com os AT-ATs e agora ele e Ned estão se dedicando a construir o LEGO da Estrela da Morte, um dos itens mais cobiçados pelos fãs da franquia. Nessa mesma cena na qual Ned descobre que o amigo é o Homem-Aranha, é possível ainda ver outros objetos da franquia espalhados pelo quarto.

9 – DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE DANOS

Sem eles o vilão não teria um motivo para se tornar… Bem, um vilão. Esta equipe já foi mencionada algumas vezes na série da ABC Marvel Agents of S.H.I.E.L.D. e correm rumores de que a emissora estaria pensando até em desenvolver uma série ou minissérie de comédia com base no que esta equipe encontra nos destroços após grandes lutas como vimos até agora em mais de 10 filmes. O departamento é liderado por Anne Marie Hoag que é bastante conhecida nos quadrinhos e interpretada aqui pela atriz Tyne Daly que parece um bocado com a personagem original.

10 – OS ASSECLAS DO ABUTRE

Desde que foi anunciado uma quantidade grande de antagonistas todos ficaram preocupados em como eles seriam retratados. No final, correu tudo bem com Adrian Toomes liderando como Abutre e os bandidos “menores” obedecendo as suas ordens.

Phineas Mason é também conhecido como Tinkerer nos quadrinhos e aqui apesar dele não cometer nenhum ato de vilania em si, é o responsável por desenvolver todas as armas vendidas por Toomes e sua gangue, além de fomentar mais e mais a curiosidade do vilão a ponto de querer usar uma super arma criada por ele. Só para ver se funciona mesmo.

Herman Schultz é o Shocker que não é lá um grande vilão do Homem-Aranha, mas uma mudança é sempre bem vinda. A construção do personagem é meio estranha depois que assume o “manto” de outro Shocker e parece que ele não quer de fato machucar o Peter, apenas tirá-lo da cola deles.

11 – VOCÊ CONHECE MEU TIO?

Kevin Feige deixou escapar, ou não, que sim o Miles Morales estaria inserido nesse mesmo universo de Homem-Aranha e foi só isso. Logo, começamos a nos questionar sobre como ele iria aparecer e foi uma menção bem subjetiva. Em duas cenas conhecemos o Aaron Davis que nem tem seu nome dito em voz alta no longa. Ele também é conhecido por seu alter ego Prowler e vem a ser o Tio de Miles Morales, o tal sobrinho que ele fala para Peter. Pronto, eis a ligação. Ah! Danny Glover também emprestou sua voz para Miles Morales na atual animação de Homem-Aranha.

Prowler é um vilão que após ouvir alguns conselhos do próprio Homem-Aranha decide mudar de lado e lutar contra o crime.

12 – E ESSAS ARMAS AÍ?

Na hora que a equipe de Toomes começa a tentar desmontar parte da carcaça do monstro Chitauri sabemos que vai aparecer algumas referências a outros filmes da Marvel e seus artefatos. Não foi diferente. Aquela arma que os bandidos usam para assaltar o caixa eletrônico foi a mesma utilizada por Loki para roubar o olho do sujeito lá. Depois são as próprias armas que os Chitauri usam em batalhas. Há ainda armas feitas com material deixado pelos Dark Elves em Thor: O Mundo Sombrio [aqueles cubos que abrem portas para outros cômodos e/ou compartimentos] como também partes do Ultron. E os braceletes de energia usados pelo Shocker foram antes testados pelo Crossbones em Guerra Civil. Referências e mais referências.

13 – SAM RAIMI NÃO ESQUECEMOS DE VOCÊ

Para aqueles que ficam numa disputa de quem é o melhor Homem-Aranha, Jon Watts foi além e decidiu homenagear alguns momentos icônicos da trilogia inicial e escolheu dois em específico.

A primeira aparece graças ao Ned que diz que se ele fosse o Homem-Aranha iria subir no prédio mais alto da cidade e atirar a sua teia, que é exatamente o que o Peter Parker de Raimi faz. Atirar teias para o céu.

A segunda e que tornou-se clássica, mesmo com algumas pessoas torcendo o nariz, é a famosa cena do beijo de cabeça para baixo e que aqui é repetida quando Peter salva a todos do elevador no monumento em Washington e Karen sugere que agora ele deveria beijar a Liz.

14 – AH OS FILMES DOS ANOS 80

Jon Watts deixou claro em diversas entrevistas que este filme iria beber de filmes dos anos 80 e não estava blefando. A referência direta aqui é a Curtindo a Vida Adoidado, um dos favoritos do diretor, e temos o aracnídeo correndo de quintal em quintal, pulando cercas e passando sobre piscinas enquanto persegue os bandidos. Assim como Ferris que teve que correr muito para conseguir chegar em casa e não ser pego.

15 – A VOZ DA CONSCIÊNCIA

Depois que o Jarvis se tornou o Visão, Tony Stark encontrou rapidinho uma substituta para ele e nomeou-a de Friday. Acontece que Peter também tem uma voz da consciência a qual descobre depois de hackear o traje e começa a chama-la de “suit lady” para então lhe dar o nome de Karen. A voz em questão é de ninguém menos que Jennifer Connelly que na vida real vem a ser esposa de Paul Bettany que interpreta o Visão. Família que trabalha unida permanece unida.

16 – DIA DA MUDANÇA

Peter tenta a todo custo chamar a atenção de Happy e pedir ajuda, mas ele está muito preocupado com a mudança. Ou seja, esvaziar a Torre Stark por completo e levar os contêineres para a nova base dos Vingadores como vimos no segundo filme.

E ele não está embalando as roupas do Tony, não as formais pelo menos. Faz referências à Hulkbuster, um novo escudo que o Stark desenvolveu para o Steve, mas que ele não vai mais empunha-lo, ao menos é o que acho tendo em vista que o Capitão deixou de ser o Capitão e é apenas Steve Rogers agora. E uma terceira menção a algo que ele não conseguiu pronunciar: Megingjörð. 

Como Happy bem explicou é o cinto do Thor. Na verdade, é um cinto criado pelo Tony e que vem a aumentar as habilidades do Deus do Trovão. Nos quadrinhos ele fica guardado em Asgard e foi usado por Odin como uma maneira de tentar parar o Ragnarok.

17 – DIRETO DAS PÁGINAS DO QUADRINHO

Querendo prestar uma homenagem direta ao trabalho incrível de Steve Ditko, o diretor Jon Watts recriou uma cena de Amazing Spider-Man #33 que é quando o herói fica preso debaixo dos escombros, tal qual vimos próximo ao final do filme depois da emboscada do Abutre. É uma cena importante e o ponto de virada do personagem que entende que não pode confiar ou depender de ninguém a não ser ele mesmo.

É quando ele vê seu reflexo na água e que remete a um outro momento dos quadrinhos utilizando metade do rosto do Peter e metade do Aranha para descrever quando ele está usando o seu sentido aranha. No filme Peter ainda não o tem bem desenvolvido.

18 – COM QUE TRAJE EU VOU?

Teve gente ficando sem ar dentro da sala de cinema ao ver o novo traje que o Tony Stark apresentou ao Peter. Trata-se do Aranha de Ferro criado pelo Stark na época da Guerra Civil nos quadrinhos, mas que aqui sofreu uma modernização para se assimilar ao traje clássico, preservando as cores e estilo, com leves modificações no design a fim de que o público entendesse que se trata de um enorme upgrade.

Nos quadrinhos é o traje que o Peter opta por usar para demonstrar sua aliança ao lado do Homem de Ferro e quando as coisas não terminam muito bem para ele. Pode ser que vá usar no futuro, quando estiver lutando contra Thanos.

19 – A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

A Sony Pictures não está pronta para abrir mão do Sexteto Sinistro tão cedo e tivemos um pequeno vislumbre desse plano na cena pós-crédito quando Marc Gargan confronta o Toomer na prisão. Gargan apareceu muito breve na cena da balsa e na certa foi capturado pelo FBI, não sem antes sofrer algumas escoriações. Com o indício gritante da tatuagem em seu pescoço está na certa que ele vai interpretar o Scorpion. O personagem aparece com alguns pinos e ferros no braço, quem sabe aquilo depois não seja usado para transforma-lo de fato no vilão?

Ele menciona que tem alguns amigos que estão prontos para se vingar do cabeça de teia assim que o Toomes contar a real identidade do herói. Sabemos quem são esses amigos, mas será que vão aparecer mesmo? E para quem não sabe os membros originais do Sexteto Sinistro são: Dr. Octopus (líder), Abutre, Scorpion, Kraven, Mysterio e Homem Areia. Dois deles já apareceram na trilogia de Raimi, então fica a dúvida se a Sony pretende repetir os personagens.

20 – UM NOVO MENTOR

Este último easter egg está mais para uma teoria, ainda que tenha sido mencionado no filme. Sabemos que o cabeça de teia sempre tem seus tutores, aqueles a quem recorre quando não sabe qual deve ser o próximo passo e neste filme ele foi interpretado por Tony Stark. Entretanto, a conduta de Tony no filme – mesmo ele tendo dito que estava parecendo o pai – lembra muito a do próprio Steve Rogers, incluindo as broncas e destaco a cena do “se tirar a sua armadura o que sobra?”.

Tony usa desse mesmo argumento para incentivar Peter a procurar internamente quem ele é como herói. E isso é uma construção de caráter pessoal e que nada tem a ver com a roupa que você veste. Creio que essa reflexão, principalmente após os eventos de Guerra Civil e a ruptura dos Vingadores, mexeu tanto com o Tony que acabou refletindo no novo traje Mark XLVII que perdeu parte do glamour das cores vermelho e dourado e tem muito mais cinza e prata, cores sóbrias e não tão chamativas.

Parece que o Tony está tentando se encontrar de novo como Homem de Ferro depois de perder um pouco o sentido do que isso significa de fato. O que me leva a teorizar que o próximo mentor de Peter talvez seja o próprio Steve Rogers. Como isso vai acontecer? É difícil apontar com precisão, pois sabemos que o contrato de Chris Evans encerra após o quarto filme dos Vingadores, mas nesse caso, estamos lidando com a Sony Pictures e seria um contrato menor, para três ou quatro aparições tal qual foi com o Robert Downey Jr., portanto, é sim possível. A não ser que ele morra depois da briga com o Thanos. Aí, minha teoria se explode.

E esta é a lista dos 20 easter eggs que achei mais marcantes no filme do Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Encontrou mais algum?

fontes parciais: independent.co.uk - screenrant.com - variety.com