Share
Start: “Pokémon Shuffle Mobile” vai te viciar!

Start: “Pokémon Shuffle Mobile” vai te viciar!

Se existe uma franquia rentável é Pokémon. Desde a estréia da animação e dos jogos para Game Boy só faz expandir e expandir. Começamos com a primeira geração, 150 Pokémons que sabíamos os nomes de cor. Hoje em dia, estamos na sexta geração e nem me atrevo a tentar decorar tantos nomes. Fora as habilidades e os tipos que expandiram junto com a franquia.

Felizmente, tudo isso só faz com que o número de fãs cresça cada vez mais. E mesmo que eles parem de inventar Pokemons (sério, de onde sai tanta criatividade?) nada disso irá afetar a vendagem e aceitação dos produtos.

Não cheguei a jogar os clássicos de Game Boy e comecei no Pokémon Soul Silver para Nintendo DSi. Confesso que até hoje não capturei o Lugia achando que o jogo fosse acabar ali e não queria que isso acontecesse. É divertido, é prazeroso, muito bem elaborado e mesmo com gráficos simples, o que vale é o entretenimento e isso tem de sobra. Entretanto, faz tempo que não pego no meu DSi e quando ouvi alguns amigos comentando sobre “pegou tal Pokémon?” “estou travado em tal Pokémon…”, fiquei instantaneamente curiosa e descobri o Pokémon Shuffle Mobile.

Inicialmente o game foi desenvolvido para Nintendo 3DS e se tornou outro sucesso instantâneo. Os idealizadores decidiram então lançar uma mesma versão para celular e a febre pegou antigos e novos fãs.

pokemonshuf1

Com um layout bem descomplicado e backgrounds feitos em 2D, a premissa do game é muito fácil: tentar capturar certos pokémons após derrotá-los em um puzzle que se assemelha a Candy Crush, Farm Heroes Saga, entre outros do gênero. Com a vantagem de não ter tempo para isso.

Durante os primeiros estágios você irá passar obrigatoriamente por um tutorial no qual receberá ajuda para entender as mecânicas básicas do game. E como não dá para começar sem nenhum Pokémon, ganha de cara um Mewtwo (prêmio especial do game) para ajudar nas batalhas que podem ser jogadas sempre com três ou quatro Pokémons de uma vez.

Logo no início temos a oportunidade de capturar os primeiros Pokémons: Bulbassaur, Charmander, Squirtle e Pikachu. E não, não tem como evoluí-los, mas é possível capturar suas evoluções mais para frente no game e as evoluções finais ficam na área Expert que irei falar depois. Voltando as mecânicas do jogo, cada tipo de Pokémon possui uma quantidade de movimentos específicas (1) que você deverá usar para tentar vencê-lo. Quanto mais movimentos sobrar, mais chances terá de captura-lo. Mas se não se conseguir não se preocupe. Poderá voltar e tentar novamente.

pokemonshuf3

Tal qual nos games anteriores, certos Pokémons possuem habilidades específicas que vão ajudar na hora de enfrentar outro Pokémon. E para facilitar mais ainda a vida de quem não decorou se Pokémons tipo Grama são mais fortes ou mais fracos do que os de Água, existe a opção OPTIMIZE (2)  antes de cada batalha que irá montar, dentre os Pokémons que você possui, o time mais forte para garantir que você derrote e capture o Pokémon com facilidade. E isso é bem simples de identificar, pois irá aparecer uma seta amarela apontando para cima (3), caso o Pokémon seja mais forte, uma seta azul apontando para baixo, caso o Pokémon seja mais fraco ou nada se tal tipo não surtir muito efeito. Mas é óbvio que você pode ignorar a sugestão e montar o time que preferir.

Não existe uma ordem para os Pokémons e as gerações estão misturadas conforme vai caminhando na sua jornada. Outra boa vantagem do game são as mega evoluções (4). Quando se derrota um certo tipo como Slowbro ou Mawile, por exemplo, ganha-se uma gema que fará com que aquele Pokémon mega evolua durante uma partida, o que é muito bom, pois cria-se combos de ataques que são muito úteis na hora de derrotar o adversário sem precisar usar muitos movimentos. Óbvio que você precisa tê-lo capturado ou a gema não irá adiantar de muita coisa. Ah! Não vai achando que é tudo flores, porque alguns tipos de Pokémon também revidam (5) dificultando bastante a nossa vida, seja criando blocos de pedra, madeira ou congelando linhas do puzzle nos impedindo de formar jogadas. É preciso prestar atenção e calcular bem os movimentos.

pokemonshuf4

Existem três tipos de caminhos a seguir nessa jornada. O principal no qual todos iniciam, o Special (6) no qual alguns Pokémons ficam disponíveis por tempo limitado e o Expert (7) que abre após avançar alguns níveis no game e continua abrindo. No Expert vão aparecer Pokémons mais difíceis de pegar, pois possuem tempo para derrotá-los e é coisa de 30 segundos a 2 minutos, no máximo. Nesse encontram-se Blastoise, Venossaur, Charizard, por exemplo, como também Lucario, Moltres e Zapdos, para citar alguns. Eles são permanentes e basta que tenha um time bom o suficiente e destreza para captura-los. Mas fica o aviso, não é nada fácil batalhar sob a pressão de um cronômetro.

A melhor parte é que não é preciso gastar um único centavo com esse game. As vidas são preenchidas de 3 em 3 horas, num total de cinco corações e você recebe um aviso no celular informando que pode voltar a jogar e elas também são acumulativas. Pode juntar através de corações recebidos por amigos que se conectam ao game pelo Facebook. Ninguém recebe convite ou nada do tipo. O aplicativo identifica quem joga e os conecta a você. Simples e não invasivo. Há também uma parte de compras se você reunir gemas e quiser troca-las por outros itens, como corações e master pokebolas, por exemplo. Todavia, não existe essa necessidade de bombar os Pokémons porque é simples passar “de fase” sem maiores frustrações.

Pokémon Shuffle Mobile é atualizado regularmente e não é um aplicativo pesado. Atualmente no meu celular, na versão mais recente 1.5.0 ele não está passando de 100mb no total. E se nada disso que escrevi serviu para te convencer, aqui vai um pequeno trailer demonstrativo!

Temos que pegar!