Share
“The Alienist” – Os primórdios da Psicanálise Forense

“The Alienist” – Os primórdios da Psicanálise Forense

“No século XIX, acreditava-se que pessoas que sofriam de doenças mentais estavam alienadas de sua verdadeira natureza. Especialistas que os estudavam eram conhecidos como alienistas.”

É assim que cada um dos 10 capítulos da temporada de The Alienist começam.

O cenário é Nova Iorque, em pleno século XIX. O assassinato brutal de um menino, encontrado mutilado, com órgãos faltando e vestido de menina. Um serial killer com gosto especial por meninos transexuais, ou envolvidos com prostituição choca a sociedade, mas não a polícia.

O Doutor Laszlo Kreizler (Daniel Brühl) é um Alienista, um estudioso dos primórdios da psiquiatria, malvisto pela sociedade por suas análises comportamentais e por seu gênio que tende a afastar seus amigos tentando analisa-los. Ao ser informado sobre o assassinato, envia seu amigo John Moore (Luke Evans), ilustrador para a cena do crime, Kreizler precisava da visão do corpo para poder fazer uma assimilação com um caso antigo sem respostas.

Para seguir com sua investigação, contam com a ajuda de Sara Howard (Dakota Fanning), secretária do Comissário Roosevelt (Brian Geraghty). Ambos, não são respeitados pelo resto do departamento de polícia, que parece estar encobrindo os assassinatos.

Para que a investigação paralela prossiga, o grupo conta também com a ajuda dos irmãos Isaacson, investigadores forenses com técnicas à frente de seu tempo. Enquanto Kreizler tenta traçar um perfil do assassino, os outros tentam encontrar pistas que os levem à algum suspeito, antes que ainda mais crianças apareçam mortas.

Critica

The Alienist conta não apenas com um elenco de peso, mas uma produção impecável em seus cenários de época. Trata do que pode ser considerado os primórdios da psicanálise forense. E mostra que a analise comportamental do assassino pode ajudar a investigação a encontrar um culpado.

O grupo principal é formado por personagens vistos à mercê da sociedade. Um cientista estudioso, um homem problemático, a mulher a frente do seu tempo, investigadores judeus. Todos acobertados por Theodore Roosevelt, que ainda tenta tomar as rédeas de seu próprio departamento.

O seriado é como um crossover muito bem executado de CSI, com Hannibal e Jack o Estripador. Te instiga a querer continuar assistindo, alimentando sua curiosidade e o desejo para que se faça a justiça.

Ficha Tecnica:
Roteiro: Caleb Carr, Cary Joji Fukunaga, Hossein Amini
Produção: Cary Joji Fukunaga, Hossein Amini
Elenco: Daniel Brühl, Luke Evans, Brian Geraghty, Robert Wisdom, Douglas Smith, Matthew Shear, Q'orianka Kilcher, Matt Lintz, Dakota Fanning, David Wilmot, Martin McCreadie, Ted Levine, Daisy Bevan, Jackson Gann
Duração: 1 temporada com 10 episódios