Share
“The Punisher”: Saiba mais sobre a série da Netflix!

“The Punisher”: Saiba mais sobre a série da Netflix!

Enquanto as pessoas estão indo ver Liga da Justiça nos cinemas, uma nova série da parceria Marvel chega na Netflix. Estou falando de Marvel’s The Punisher ou O Justiceiro que estreia amanhã!

O personagem já figurou em três filmes solo, sendo o primeiro estrelado por ninguém menos que Dolph Lundgren em 1989. Depois veio Thomas Jane no papel em 2004 e quatro anos depois foi a vez de Ray Stevenson vestir o manto preto.

Como nenhum desses filmes foi bem aclamado pela crítica – ainda que os fãs gostem de um ou outro – estava mais do que na hora do Frank Castle ganhar uma representação a sua altura. Logo, sua inclusão na 2ª temporada de Demolidor veio como chuva num dia quente de verão. Não apenas Jon Bernthal entregou uma atuação primorosa, como o sucesso lhe garantiu uma temporada solo. Todavia, quem são os personagens que habitam esse universo? Sobre o que vai tratar essa temporada? Vai ser situada em que período da cronologia das outras séries?

Bem, são essas e outras perguntas que pretendo responder aqui neste texto. Atenção a alguns possíveis spoilers!

CRONOLOGIA

Começando a responder as questões de trás para frente, a série The Punisher acontece logo após a 2ª temporada de Demolidor. Frank vai se aproveitar do fato de que todos pensam que ele está morto para seguir com a vida. Tudo misturado a muitos flashbacks, incluindo um que vai liga-lo diretamente aos eventos de Os Defensores. Já que a única pessoa que sabe que ele continua vivo é Karen Page, ela vai dar um jeito dele oferecer ajuda ao Matt para derrubar o Tentáculo. Provável que o Matt não tenha aceitado, porque aí Frank precisaria aparecer na série e isso não acontece, certo?

SINOPSE

Depois de se vingar dos responsáveis pela morte de sua esposa e de seus filhos, Frank Castle não vai descansar. Mesmo foragido descobre uma conspiração que vai muito além do submundo de Nova York. Agora que se tornou conhecido por toda a cidade como o Justiceiro, precisa chegar à verdade sobre crimes que afetam outras famílias tal qual afetou a sua.

É uma sinopse simples, como todas as outras, e que não entrega muito da história. Grande parte da graça das séries da Marvel e Netflix e ir descobrindo as coisas aos poucos. Então, sabemos apenas que o que aconteceu ao Frank e sua família, não foi um caso isolado. O que já diz muita coisa.

PERSONAGENS

E finalmente chegamos a parte mais substancial do texto, a apresentação dos personagens.

FRANK CASTLE

Todos conhecemos o Frank. Será mesmo? O personagem nem iria ter sua temporada solo, mas foi graças a atuação de Jon Bernthal que isso aconteceu. Nas palavras do showrunner Steve Lightfoot “Achei que a caracterização daquele personagem foi incrível”. Justamente o que chamou a atenção de Jeph Loeb, o nome por trás de todas as séries televisivas da Marvel. Incluindo até Agents of S.H.I.E.L.D.

O personagem Frank Castle foi criado por Gerry Conway, John Romita Sr. e Ross Andru. Sua primeira aparição foi na revista do The Amazing Spider-Man #129 em fevereiro de 1974. Ele é conhecido mais por ser um vigilante que não mede esforços para que a justiça prevaleça. A sua, é claro. Costuma usar de extorsão, sequestro, coerção, violência explícita e até tortura para conseguir o que quer. Sua motivação é a morte de sua esposa e dois filhos, tal qual vimos na série.

Para sua temporada solo o conceito é meio que resetar o personagem, lhe dar uma nova motivação, para assim ressurgir como o Justiceiro.

BILLY RUSSO

Interpretado por Ben Barnes, o personagem Billy Russo que também é conhecido por Jigsaw (não aquele de Jogos Mortais) é um vilão. Foi criado por Len Wein e Ross Andru e teve sua primeira aparição na revista The Amazing Spider-Man #162 e é o grande inimigo do Justiceiro.

Na série ele é um dos melhores amigos do Frank da época em que estiveram juntos nas Forças Especiais e atualmente é CEO da Anvil, uma companhia militar privada.

Nos quadrinhos ele trabalhava para o crime organizado em Nova York e se torna um mercenário. Seu codinome é “The Beaut” ou “O Bonitão”. Por isso o destino que lhe aguarda acaba sendo bem cruel. Russo então é contratado por Frank Costa para matar todos aqueles que estejam ligados ao Frank Castle. Ele é bem sucedido, exceto pelo próprio Frank que escapa e o rastreia horas depois através de seus comparsas. Depois de matar a todos e deixar Billy vivo como mensagem para Costa ele o joga através de um painel de vidro. O que acaba resultando no rosto todo remendado de Billy e origem de seu novo codinome.

CURTIS HOYLE

Interpretado pelo ator Jason R. Moore, o personagem Curtis Hoyle é um dos poucos amigos do Frank e que sabe que ele está vivo. Os dois serviram juntos na Marinha durante a Guerra do Golfo e mais tarde ele se torna agente da CIA. Curtis sabe que o amigo é na verdade o tal Justiceiro e tem como missão captura-lo. Só que ao mesmo tempo ele é amigo do Frank, então fica em segredo ajudando Castle enquanto participa da força tarefa para capturá-lo.

Nos quadrinhos ele e Frank participam da Guerra do Vietnam e depois que retornam da guerra, Curtis escolhe o caminho do crime. Os dois acabam se cruzando de novo quando Frank vai atrás do chefe criminoso de Curtis e ele tenta impedir o Justiceiro em vão. Frank o atira de um helicóptero.

DAVID “MICRO” LIEBERMAN

Vivido pelo ator Ebon Moss-Bachrach o personagem também conhecido como Micro é um grande aliado do Frank por muitos anos. É ele quem o ajuda a construir armas, prover com novas tecnologias e amizade, algo raro para um lobo solitário como Frank Castle. Sua primeira aparição foi em The Punisher Vol. 2 #4 e criado por Mike Baron e Klaus Janson. Atualmente nos quadrinhos ele deixou de ser um aliado do Justiceiro e passou para o outro lado, virando seu inimigo.

Na série ele é um antigo membro da NSA (Agência de Segurança Nacional) e membro do Rising Tide, um grupo que opera na dark web onde utiliza o apelido de Micro. Por ser um hacker legendário ele inventou a própria morte para se esconder da NSA e continuar trabalhando por baixo dos panos, expondo membros do governo e suas falcatruas.

SARAH LIEBERMAN

Interpretada pela atriz Jaime Ray Newman a personagem da esposa do Micro não tem lá um papel tão significativo nos quadrinhos. Entretanto, na série, ela vai aparecer em todos os episódios e por isso deve ter adquirido uma importância maior aqui. Meu palpite é que essa família seja quase um espelho da família do Frank. Micro também tem dois filhos e deve estar se escondendo para protegê-los, assim como sua esposa.

DINAH MADANI

Vivida pela atriz Amber Rose Revah a sua personagem não é baseada em ninguém dos quadrinhos. Ela é uma agente da Homeland que serviu no Afeganistão na mesma época que o personagem do Frank Castle. Por isso, torna-se um alvo do Justiceiro.

RAWLINS

Interpretado pelo ator veterano Paul Schulze o personagem William Rawlins é um corrupto agente da CIA que possui ligações com vários criminosos nos quadrinhos. Para salvar um carregamento de heroína atira a própria esposa Kathryn O’ Brien de um helicóptero (começando a achar que isso é algo recorrente). Ela é capturada pelo Taliban e estuprada repetidas vezes. Para se vingar do ex-marido decide se aliar ao Frank. Os dois eventualmente conseguem capturar Rawlins e Frank arranca seu olho a fim de obter algumas informações. Mas numa bobeira o agente consegue escapar deles.

Na série Rawlins possui um alto cargo dentro da CIA e é o responsável pela missão que o faz cruzar caminhos com Frank Castle e, possivelmente, colocar um alvo em suas costas e também da sua família.

LEWIS WALCOTT

Interpretado pelo novato Daniel Webber o personagem Lewis Walcott também não é originário dos quadrinhos e parece ter sido criado para a série de televisão assim como a Dinah Madani. Na série vai ser um jovem veterano de guerra que terá certas dificuldades em conseguir se reintegrar na sociedade. Talvez o Frank vá lhe ajudar com isso ou pode acontecer também o contrário e ele acabe indo trabalhar como mercenário ou capanga de alguém.

KAREN PAGE

Vivida pela atriz Deborah Ann Woll a personagem Karen Page já virou uma figurinha carimbada nas séries da Marvel e Netflix. Não tanto quanto a Claire, mas quase lá. Nos quadrinhos sua participação é limitada. Sua função é basicamente a de secretária do Matt e Foggy, mas nesse universo ganhou mais destaque. Tem evoluído aos poucos o que é ótimo já que as séries possuem um universo muito masculino. Por outro lado, é possível levantar algumas questões relacionadas ao carisma da personagem. Mas isso fica para um outro momento.

Agora Karen é repórter no New York Bulletin e vem preenchendo a sala que costumava ser do Ben Ulrich. Se tornou amiga do Castle após ganhar sua confiança antes do julgamento que o jogou atrás das grades. E também depois que ele a salvou de um sequestro.

Bem provável que seja ela a noticiar todas as descobertas feitas por Frank, além de ajudá-lo a transitar em alguns pontos e até mesmo cobrar favores. Mesmo com toda a loucura que foi ser namorada do Demolidor, Frank é o único com quem ela pode se abrir e vice-versa.

The Punisher estreia amanhã 17 de Novembro na Netflix. Deve estar disponível a partir de 4h da manhã.

fontes: Netflix e marvelcinematicuniverse.wikia.com