Share
Vai começar o Festival Varilux de Cinema Francês 2017

Vai começar o Festival Varilux de Cinema Francês 2017

Tem início amanhã a segunda edição do Festival Varilux de Cinema Francês que como o próprio nome diz, foca em produções cinematográficas da Cidade Luz.

Este ano o festival vai trazer as produções mais recentes de artistas franceses consagrados como Catherine Deneuve, Gérard Depardiu, Juliette Binoche, Marion Cottilard, Guillaume Canet e Omar Sy. Ao todo vão ser 19 filmes inéditos que serão exibidos em sessões de cinema em 55 cidades brasileiras; além disso há também sessões educativas e democráticas, laboratório de roteiros e uma mesa-redonda com o documentário Amanhã que já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas e tem como diretores Cyrill Dion e a atriz Mélanie Laurente, mais conhecida por interpretar a Shosanna em Bastardos Inglórios.

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro vão contar ainda com as participações de alguns diretores e atores das produções que estão em cartaz no Festival e que junto ao público promovem debates sobre os temas de suas obras logo após as sessões. E aqui vai uma lista com alguns dos destaques que vão estar em cartaz no festival a partir do dia 08 de Junho.

AMANHÃ

E se mostrar soluções e contar uma boa história fosse a melhor maneira de resolver as crises ecológicas, econômicas e sociais que atravessam nossos países? Após a publicação de um estudo que anunciava o possível desaparecimento de parte da humanidade até 2100, Cyril Dion e Mélanie Laurent partiram com uma equipe de quatro pessoas por dez países para entender o que poderia provocar essa catástrofe e, sobretudo, como evitá-la. Durante a viagem, encontraram pioneiros que reinventaram a agricultura, a energia, a economia, a democracia e a educação. Todas juntas, estas iniciativas positivas e concretas, já contribuem para definir o mundo de amanhã…

Com: Mélanie Laurent, Pierre Rabhi, Olivier De Schutter

UMA FAMÍLIA DE DOIS

Samuel nunca foi de ter muitas responsabilidades, leva uma vida tranquila à beira-mar, no sul da França, cercado pelas pessoas que ama. Vê tudo mudar com a chegada inesperada de um bebê de poucos meses, Glória, sua filha. Incapaz de cuidar da criança, corre para Londres, determinado a encontrar a mãe biológica da filha, mas, sem sucesso, decide criá-la sozinho. Oito anos depois, quando Samuel e Glória tornam-se inseparáveis, a mãe retorna para recuperar a menina.

Com: Omar Sy, Clémence Poésy, Antoine Bertrand

O FILHO URUGUAIO

É no Uruguai que Sylvie finalmente encontra a pista sobre o paradeiro de seu filho, sequestrado há quatro anos pelo ex marido. Com a ajuda preciosa de Mehdi, ela vai recuperá-lo, mas ao chegar lá, nada acontece como previsto: a criança, criada por sua avó e sua tia, parece feliz e radiante. Sylvie percebe que Felipe cresceu sem ela e que agora sua vida é em outro lugar.

Com: Isabelle Carré, Ramzy Bedia, Maria Dupláa

PS: Terá sessões no dia 8 de junho, no Cine Arte UFF, às 15h; dia 9 de junho, no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, às 16h50m, no Cine Odeon, às 18h25m e no Cine Santa, às18h; dia 10 de junho, no Estação Ipanema, às 16h35 e no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, às 18h30m; dia 12 de junho, no Cine Maison, às 18h. Participam do debate os atores Ramzy Bédia e Maria Dupláa e o diretor Olivier Peyon

UM INSTANTE DE AMOR

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, Gabrielle encontra-se velha demais para permanecer solteira e é obrigada a casar-se com um viúvo frequentador de prostíbulos. Infeliz e incapaz de engravidar, Gabrielle viaja em busca de cura em águas termais e se envolve romanticamente com um militar casado.

Com: Marion Cotillard, Louis Garrel, Alex Brendemühl

PERDIDOS EM PARIS

Fiona, bibliotecária de uma pequena cidade canadense, recebe uma aflita e angustiada carta de sua tia Marta, uma senhora de 93 anos, que vive sozinha em Paris. Sem pestanejar, Fiona embarca no primeiro avião rumo à capital francesa apenas para descobrir que Martha desapareceu. Em uma verdadeira avalanche de desastres inexplicáveis, Fiona conhece Dom, um sem-teto egoísta e sedutor, que não vai deixá-la seguir sozinha em sua busca. Um conto divertido e cativante sobre três pessoas peculiares perdidas em Paris. Dos mesmos diretores e comediantes de Rumba e La fée.​

Com: Fiona Gordon, Dominique Abel, Emmanuelle Riva (a última atuação da atriz que faleceu em Janeiro deste ano)

PS: Será exibido dia 8 de junho, no Estação Ipanema, às 16h55m; dia 9 de junho, no Cide Odeon, às 16h15m e no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, às 18h50m; dia 10 de junho, no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, às 16h25m e no Instituto Moreira Salles, às 17h35m. As sessões depois contarão com a presença dos diretores Dominique Abel e Fiona Gordon para um bate-papo.

TAL MÃE, TAL FILHA

Inseparáveis, Avril e sua mãe Mado não podiam ser mais diferentes. Avril, 30 anos, é casada, assalariada e organizada, ao contrário da mãe, eterna adolescente despreocupada e louca que vive sustentada pela filha desde seu divórcio. Mas quando as duas mulheres se veem grávidas ao mesmo tempo e sob o mesmo teto, o embate é inevitável. Pois se Mado, em plena crise juvenil não está pronta para ser avó, Avril tem muita dificuldade em imaginar sua mãe… uma mãe!

Com: Juliette Binoche, Camille Cottin, Lambert Wilson

PS: Será exibido dia 9 de junho, no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, às 16h35m e no Espaço Ipanema, às 19h10m; dia 10 de junho, no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, às 19h10m. Conversam com o público a diretora Noémie Saglio e a atriz Camille Cottin.

O REENCONTRO

Claire exerce a profissão de parteira com muita paixão. Mas preocupada com sua maternidade, vê sua vida virada de cabeça para baixo pelo retorno de Beatrice, a extravagante ex-mulher de seu falecido pai.

Com: Catherine Frot, Catherine Deneuve, Mylène Demongeot

TOUR DE FRANCE

Far’Hook é um jovem rapper de 20 anos. Após um acerto de contas, ele é obrigado a sair de Paris por algum tempo. Seu produtor, Bilal, propõe a ele que o substitua e acompanhe seu pai Serge numa volta pelos portos da França, seguindo os passos do pintor Joseph Vernet. Apesar do choque de gerações e culturas, uma amizade improvável surgirá entre o rapper promissor e esse pedreiro do norte da França durante um périplo que os levará a Marselha para um show final, o da reconciliação.

Com: Gérard Depardieu, Sadek, Louise Grinberg

PS: Terá exibições do dia 8 de junho, no Espaço Itaú de Cinema Botafogo,  às 16h50m; dia 9 de junho, no Estação Ipanema, às 16h55m e no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, dia 10 de junho, no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, às 16h50m e no Cine Odeon, às 19h45m; dia 12 de junho, no Cine Maison, às 19h. As sessões contarão com a presença do ator e cantor Sadek.

O Festival Varilux de Cinema Francês vai do dia 08 a 12 de Junho e os ingressos podem ser adquiridos direto na bilheteria do cinema ou através da internet e os preços são os mesmos praticados por cada rede de cinema. É possível conferir quais são os outros filmes que também vão estar em cartaz acessando ao site oficial do festival aqui.