Share
Venom: Conheça melhor o personagem!

Venom: Conheça melhor o personagem!

Essa semana estreia nos cinemas o filme solo do Venom. Um dos vilões mais notórios do universo do Homem-Aranha. Porém, exceto os leitores dos quadrinhos, o público de fora não conhece nada sobre o passado e identidade do personagem. E principalmente, como ele veio a se tornar o Venom.

Diferente do seu arqui-inimigo o personagem foi criado por um leitor que enviou uma carta com a sugestão de que o cabeça de teia trocasse de figurino. Na época o editor chefe da Marvel Comics achou a ideia tão interessante que comprou-a por U$220 dólares. Começaram então a moldar a introdução desse novo uniforme que na verdade teria vida própria.

E dois anos depois, em 1984, o simbionte era apresentado na edição #252 de The Amazing Spider Man. O arco que foi chamado de Homecoming (mesmo título do reboot recente da Sony Pictures) mostrava a volta de Peter depois do evento de Guerras Secretas abraçando o novo traje preto. Não tardou para que Peter desconfiasse que havia algo de errado com a nova roupa e pediu para Reed Richards investigar. O Senhor Fantástico concluiu que se tratava de um ser vivo e que tomaria conta do corpo de Peter. O rapaz então rejeitou o traje, mas o simbionte acabou criando um afeto para com Peter. Todavia, ele só viria ganhar a forma de Venom oito edições depois ao se fundir ao corpo de Eddie Brock.

A CRIATURA

O simbionte, que muito se assemelha a um piche, pertence a uma raça extraterrestre de simbiontes que sobrevivem ao possuir outras formas de vida. Os parasitas dão as suas vítimas habilidades físicas aprimoradas, com o custo de consumir toda a adrenalina do hospedeiro. De acordo com a revista de 1995, Planet of the Symbiontes, o Venom foi considerado insano por sua própria espécie por não querer consumir o hospedeiro, e sim unir-se a ele. Ele foi então aprisionado no Battleworld a fim de não contaminar o gene da espécie.

DO PETER AO EDDIE

Foi apenas em 1985 que Eddie e a criatura se encontram. Depois de ter um artigo refutado pelo próprio Homem-Aranha e ver seu nome cair em desgraça, Eddie se refugia em uma igreja, a mesma a qual Peter se livra do simbionte que sente o ódio emanando de Brock e decide se unir a ele para juntos se vingarem do Homem-Aranha. O nome Venom surge da famigerada reportagem escrita por Eddie.

Contudo, a fixação de Brock com relação ao Homem-Aranha é tão grande que acaba confundindo até os sentimentos do simbionte que alterna entre querer matar o herói ou controlar seu corpo.

Por diversas vezes os dois – já que Venom fala na terceira pessoa, pois identifica ele e Brock como seres distintos – enfrentaram o Homem-Aranha, tendo o derrotado em certos momentos. Mas apesar da relação ser consensual, trazendo benefícios aos dois, o simbionte continua vendo Eddie como um ser inferior e o Peter como sua verdadeira metade.

No caminho outros são possuídos por partes do simbionte. Como o colega de cela de Eddie Brock, Cletus Kasady que se torna o Carnificina. O que faz com que por um breve período Venom e Homem-Aranha tenham se unido para derrotar o inimigo em comum, mas tal aliança dura pouco.

Eventualmente, Eddie Brock e o Simbionte seguem caminhos separados quando a segunda parte fica cansada de ter um hospedeiro doente (Brock está com câncer) e Eddie passa a rejeitar o desejo de sangue do parasita, colocando-o num leilão de super vilões.

O AGENTE VENOM

O governo americano cria o Projeto Rebirth 2.0 numa tentativa de militarizar o simbionte. Os cientistas estudam a criatura e tentam em vão com que ela se una a outros soldados. Infelizmente, mesmo com pouco tempo de possessão, os soldados não aguentam e são abatidos.

Dessa forma, Flash Thompson, sim, aquele que foi colega de classe do Peter, se torna o quarto a servir de hospedeiro para o Venom. Ele então passa a combater o crime, mas sem total controle da criatura que passa a usar dos acessos de fúrias de Flash, toma conta por completo do seu corpo e retorna a velha forma.

O que faz com que Venom passe do papel de vilão para o de anti-herói por conta de seu trabalho para o governo americano. Suas ações lhe rendem espaço em equipes como Vingadores Secretos, Thunderbolts e até mesmo nos Guardiões da Galáxia.

PODERES

Conforme o simbionte muda de hospedeiro, ele também ganha novas habilidades e/ou modifica algumas as quais já possuía anteriormente.

  • Superforça: Depois de ter se unido ao Homem-Aranha e passado para Eddie Brock, o simbionte acrescenta a super força do cabeça de teia aos músculos de Brock, resultando numa combinação explosiva.
  • Resistente a ferimentos: Consegue suportar tiros de calibres altos e outros ataques de indivíduos poderosos.
  • Resistente a condições extremas: Também sobrevive em diferentes ambientes por uma longo período.
  • Fator regenerativo: O simbionte consegue curar ferimentos no hospedeiro mais rápido do que qualquer corpo humano poderia
  • Memória genética: Carrega memórias de outros hospedeiros e foi assim que o Venom ficou sabendo da identidade do Homem-Aranha
  • Telepatia: É a forma com a qual ele consegue se comunicar com o seu hospedeiro
  • Imune ao Sentido da Aranha:  Por já ter habitado o corpo do Peter Parker, os demais hospedeiros do Venom e também sua prole vão ser imunes ao sentido aranha sendo possível realizar ataques surpresa ao cabeça de teia

MELHORES HISTÓRIAS

Todo personagem tem a sua lista do que é considerado as melhores histórias/arcos no qual participou. Por isso, recorrendo aos deuses da internet, trouxe alguns dos títulos que são recorrentes entre os leitores de quadrinhos da Marvel Comics.

  • Amazing Spider-Man #300 (1988)
  • Venom: Lethal Protector (1993)
  • Venom: Separation Anxiety (1994)
  • Maximum Carnage (1994)
  • Venom vs. Carnage (2004)
  • Spider-man: Birth of Venom (2007)
  • Amazing Spider-Man: New Ways to Die (2009)
  • Venom: Dark Origin (2009)

O filme solo do Venom estreia nessa quinta-feira, 4 de outubro, nos cinemas do Brasil.